Postado originalmente por
SÉRGIO HOLANDA
Amigos,
Só tenho uma palavra a dizer: SUCESSO!!! Esta é palavra que define o Transamazônica 2009.
Este ano formada por um grupo diversificado de inter-amigos, os quais foram através de mim apresentados virtualmente e que em Nova Mutum – MT, foram pessoalmente apresentados um a um, inclusive a mim.
Em termos de dificuldade off Road posso dizer que este ano foi bem light, claro que é a mãe natureza quem define como será nossa estadia, mas alguns momentos de prazer em off Road o grupo se deu o luxo de ter. Descobri que a melhor época para se ir à região é no final das chuvas, pois a bagaceira está grande e os rios cheios, mais um aprendizado.
No final eu e meu co-piloto Marcão, o Volmir e sua esposa, tivemos a oportunidade de passar por trechos mais pesados e que exigiam mais técnica, pois em 4x4 a experiência em off Road foi fundamental, imaginem em 4x2!!! Sim, estar 4x2 foi ao mesmo tempo estressante e prazeroso, uma vez que pude realmente sentir o desafio dessa aventura chamada Amazônia. Momentos de tensão, perigo de vida, ajuda aos que precisavam, fosse alimentos aos que estavam a dias esperando a chuva passar ou uma carona, foram várias, até mesmo a um solitário motoqueiro que a dias estava lá sem comida esperando uma alma caridosa que colocasse sua moto em cima de um caminhão de madeira e o tirasse da-li, só que caminhões não subiam e nem desciam as escorregadias estradas, restou a uma pickup 4x2 fazer este papel e mais uma vez me sentir gratificado por ajudar alguém.
Não poderia deixar de lembrar o fatídico dia em que estava a 80 km de Nova Mutum –MT, quando quase tive minha vida e de meu amigo Marcão ceifadas por um imprudente motorista de carreta, que infelizmente teve seu destino finalizado naquele dia. Naquele momento vi que minha vida não acabaria ali e que tinha ainda muita coisa a fazer, entre elas começar e terminar a Transamazônica com o grupo que escolhi me seguir. Valeu cada quilometro percorrido, foram 9 mil km até o motor de minha Hilux estourar, mas não estava preocupado com isso, ela foi valente até o ultimo quilometro de barro e alguns dos quais de 4x2.
Gostaria de agradecer a todos os companheiros que estavam juntos comigo nessa empreitada, pedir desculpas se em alguns momentos falhei em algo. Quero de coração agradecer ao meu amigo Loyer e toda sua família, bem como o Rezendão e o Pequeno Jr, que estiveram juntos comigo em Brasília. Ao meu amigo Jeison e sua família, bem como seus amigos de Nova Mutum, pedir desculpas a ele pelo susto do acidente e pela bagunça que fizemos em sua casa. Ao amigo João Lucena, que ao ligar de Humaitá me disse “Sérjão, o que aconteceu??? Era para você estar na 319...deu alguma merda!!!”, ou seja, ele estava acompanhando tudo e sabia cada detalhe de nossa aventura, mas gostaria de agradecer principalmente pela força que ele nos deu em Porto Velho, providenciando a barra de torção da Xterra. Agradecer a muitos outros que cruzaram nossos caminhos e de alguma forma interagiram com nossa aventura.
Bem pessoal, gostaria por final de agradecer a todos que nos acompanharam nesta aventura, a aqueles que se preocuparam com nosco e a todas as manifestações de solidariedade que tive aqui, no acidente e nos momentos que ficamos em off line.
Grande abraço meus amigos e em 2010 estou planejando uma aventura ao estilo Amazon Challenge - Branches of Hell!!! Ou algo como: Desafio Amazônia – Ramais do Inferno. Estes ramais são aqueles utilizados pelos garimpeiros e madeireiros e já possuo dois mapas de estradas quase instransponíveis para realizar este desafio. Também para 2010 um trajeto mais leve, fazendo a Transamazônica, aguardem novidades.
Sérjão
Sérgio Holanda
HolandaPe