Estive em Carrancas agora no feriado de 1° de Maio e confesso que é
MUITO MELHOR que São Thomé das Letras.
Para chegar lá, saindo do Rio de Janeiro, o melhor caminho é ir por Cruzília/Mundurí. Tem uma entrada para a Estrada Real, um pouco depois de sair da cidade de Cruzília. Esta entrada é muito mal sinalizada e é mole mole de perder. Em Mindurí a entrada pra Carrancas é bem sinalizada.
De Cruzília são cerca de 40 e poucos km de terra até Carrancas e de Mindurí são 46km se não me engano (a pesar de a placa indicar 51km).
A não ser que tenha chovido, a estrada real não proporcionará emoção alguma para a galera Off Road. Eu com o meu corsa passei mole, apenas batendo o fundo do carro de vez em quando, por causa de algumas pedras.
A cidade de Carrancas tem cerca de 2000 habitantes e é super aconchegante (tirando o sino da igreja que toca de 15 em 15 min, 24h do dia). Tem cerca de 51 cachoeiras mapeadas e se for contar com as não mapeadas, isso sobe para mais de 100.
Por lá eu fiquei no Camping do Luis, que fica quase ao lado da praça (1 quadra) o camping era grande e cabia umas 20 barracas. Custa R$8,00 por pessoa, com banho quente.
Eu fui com a minha namorada e mais 1 casal e este casal ficou na Pousada
Caminho das Águas. Caso não seja um grupo grande, dá para ficar todo mundo lá. São 16 quartos apenas, se não me engano. Os donos são as pessoas mais simpáticas do mundo, mas falam MUITO! Eles não são locais, são de Santos.
O café da manhã lá é excelente e o restaurante tem a melhor vista da cidade! Fica no terceiro andar da pousada (que fica num dos pontos mais altos da cidade), e dá pra ver quase 360°.
O preço ficou em R$160 os 4 dias do feriado, para um quarto de casal, com banheiro, tv e dvd (você pode pedir os dvds na recepção, de graça).
As fotos que tirei por lá estão em:
http://picasaweb.google.com/allvaleriano/Carrancas