Já que a moda é ser Ecochato Puritano, então façamos o dia da Trilha a Pé. :mrgreen:
Versão Imprimível
Já que a moda é ser Ecochato Puritano, então façamos o dia da Trilha a Pé. :mrgreen:
Alexandre,
Então vc que é o ignorante, idiota, safado, destruidor, cretino, assassino, sem cérebro, viado, cachorro......e... anti-ecológico !! :evil:
Com um Niva, só podia fazer merda mesmo !:putz:
Inda mais com esse super motor, pneus enormes, peso pesado, eixos largos.....!:parede:
Faz uma coisa... vende este "jipe", some do Fórum, nunca mais apareca no Paca, Ibira, Poli, etc e vai plantar 3.869 arvores para compensar o grande mal que vc fez a humanidade jipeira.:???:
Ramiro,
Acho que o caso tá resolvido... pode fechar o seu topicuzinho.:concordo:
[ ] s aliviados por ter visto a solução de crime tão bárbaro !:shock:
PS.: São 12:10 hs e estou completamente sóbrio.... 8-)
Flavio Mimimi, eu já estava com saudades das nossa amistosas conversas!!!rsrs.
Tá vendo, foi só voce dar (ops!) as caras que apereceu o culpado!!!
Por isso que voce ainda é considerado o Capitão Marvel das trilhas (ou seria a Mulher Maravilha)??? Hahahahaha...
E presta atenção que não fui eu quem disse que voce estava travado!!!rsrs...
Voce que bebe, vem falar merda aquí e depois diz que quem falou merda foram todos os outros amigos que democraticamente se expressaram!!!
Que coisa feia menino... acho que voce ainda continua travadão ou o Cabral te socou muito pernil!!!Hahahaha
[]'s indo pro 90/120 e é já...
p.s. Os macacos de Raraima te aguardam de braços abertos!!!Hahaha...
Senhores
Ficamos sabendo, através de amigos, sobre a discussão a respeito do estrago na trilha do Camel e vim até este fórum em nome do Torque 4 – Jeep Clube de Sorocaba e Votorantim, esclarecer algumas dúvidas.
Realmente estivemos no Camel nos dias 3 e 4 de março (www.torque4.com.br) e constatamos novos abortos (desvios) em relação à última vez em que lá estivemos. Os facões estavam ainda maiores e os piscinões como sempre, bastante profundos. Seguimos pelo traçado original na maior parte do tempo e utilizamos, por segurança, alguns poucos abortos que nos pareceram bastante utilizados ultimamente.
Gostaria de salientar que nosso grupo tem por conceito jamais abrir novos abortos onde seja necessário o corte de árvores ou ainda novos traçados que posteriormente venham a gerar degradação no solo e do meio ambiente.
Gostaria de deixar claro aqui que de maneira alguma nós contribuímos para a degradação do Camel!
Quem conhece o Torque 4 sabe que ao longo de seus quase 20 anos de existência contribuiu muito para o desenvolvimento do fora-de-estrada nacional.
Nossa história nos permitiu entender o off-road não apenas como uma simples atividade esportiva, mas principalmente como uma poderosa ferramenta na busca de locais e culturas distantes da maioria das pessoas e que precisam de cuidado e preservação.
O cuidado no trato com a natureza sempre foi item obrigatório em nossos encontros e hoje podemos dizer, com toda certeza, que essa consciência faz parte do nosso grupo.
Não podemos afirmar quem fez os abortos, muito menos gostaríamos de promover uma caça às bruxas, mas apoiamos qualquer atitude inteligente para coibir ações como esta. Temos uma longa discussão pela frente, precisamos na verdade não só discutir atitudes gratuitas como esta, mas sim discutir a atividade como um todo. Infelizmente a prática off-road, por mais cuidadosa que seja, sempre será impactante e esse impacto tem sido agravado por exemplo, através de nossos avanços tecnológicos (afinal há 15 anos atrás sonhávamos com pneus militares 750 x 16 e hoje já estamos achando pequenos nossos poderosos 35 com seus eficientes e estúpidos desenhos, não é mesmo?)
Temos um longo trabalho de conscientização pela frente, trabalho este que infelizmente deveria ter sido feito com maior vigor nos primórdios de nossa atividade no Brasil.
Sinceramente, achamos apenas que é preciso muito cuidado, quando atrás da tela de um computador, no calor de uma discussão, inconseqüentemente acabamos por fazer insinuações que possam colocar em jogo toda uma história construída com carinho e muito tesão, de qualquer forma fica a lição aprendida.
Pelo exposto acima damos por esclarecida e finalizada a participação do Torque4 nesta discussão, bem como nos colocamos a disposição para contatos através do nosso e-mail torque4@torque4.com.br.
Atenciosamente,
Quirino Nogueira – Diretor Social
Torque 4 – Jeep Clube de Sorocaba e Votorantim.
E, agora virou conversa de cavalo doido.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Vamos todos pra trilha e parar de teclar um monte de m....
Cada um que aja de acordo com sua educação e consciencia.
Ninguem que faz trilha, pode dizer que não prejudica a natureza, mas pode ser feito com o menor impacto, que o que os conscientes e esclarecidos fazem.
Qto aos ignorantes, só podemos esperar que um dia acordem.
PS.
O Flavio não bebeu tanto assim ontem ... :discordo: :mrgreen: :mrgreen:
[s]
Quirino,
Resumiu muito bem a questão. Há FORMAS e Formas de dizer a mesma coisa.
E respeito é como canja de galinha...
Cuidar do meio ambiente é uma tarefa diária e constante. Seja dentro ou fora de um jipe. E tem muito a ver com a educação recebida.
Só não dá para ignorar o 'poder de destruição' dos nossos jipes com motores nada ecologicos, pneus agressivos e outras alterações que fazemos nas trilhas, leves ou não.
Ramiro,
O povo te conhece...:smile:
Vc sóbrio, fala mais merda do que todos nós bêbados no final da noite de quinta do Paca.... :mrgreen:
Tá vendo... deveria ir de pantufas para o 90-120... já vai ferrar com as plantas...:putz:
[ ] s
Sandro, na agricultura normalmente o "tratorzão" tem um conjunto de relação final muuuuuuiiiiiiiito curta passeando sobre uma área normalmente plana ou com pouco declinação o que faz com que o bicho quase nunca cavuque o solo. e se cavucar pode ter certeza que o proprietário logo fará a terraplanagem do local, pois lá é uma área "controlada" e de interesse dele. Não estou concordando nem discordando, apenas acrescentando.
[]'s
complementou mais ainda...
[]'s
Romeu, qd eu concordo com alguém eu me manifesto, mas se eu discordar tb me manifesto. Acho que voce exagerou um pouco nos julgamentos e providencias...
[]'s
Flávio, apenas complementando:
Animais silvestres e selvagens são muito sensíveis a qualquer alteração em seu habitat. Todo "barulho momentâneo" que ocorra lá no Pinheirinho ou outro lugar comprovadamente causa stress aos animais. Animais com stress entre outras coisas, deixam de procriar e muitos abandonam o habitat em busca de outro (se é que encontram). A ausência destes animais causam impactos e desequilíbrio ao meio (pode quebrar o ciclo de uma cadeia alimentar e/ou terminar com a proliferação de sementes de plantas que podem estar nas fezes destes e etc...) o buraco é mais embaixo...
[]'s
Flávio:
E ao pessoal do torque 4 tb peço minha parcela de desculpas e sem mais comentários sobre..
[]'s
E tenho algo mais a dizer: sabe quem são os responsáveis pela degradação das trilhas ? Vou dizer:
Como foi dito aqui, um dia a trilha foi aberta pela ligth e pela petrobras. Qd eles abriram estas trilhas com certeza utilizaram pick-ups com pneu original e alguns poucos tinham guincho pra ir ate lá. Um dia, alguém com um jipezinho original descobriu aquela trilha e foi lá brincar. Ele sempre ia pra lá. Um dia, "a indústria de pneu off-road" começou a botar no mercado pneus que cavucam até onde der e aí começa a parte dois da degradação ao meio. Novamente um dia, aquele jipezinho original e o eletricista da ligth voltaram pra lá cada um por sua necessidade. O cara do jipezinho viu tudo cavucado e pensou: porra, destruiram a trilha e seu eu não fizer um aborto estarei fadado a não fazer mais esta trilha. O cara da ligth pensou: porra, destruiram o meu caminho e seu não fizer um aborto não poderei fazer a manutenção.
O que ocorre é que por conta de jipes super preparados outras classes menos desfavorecidas sentem-se privadas de ir pra lá e senten-se "incentivadas" a abrir abortos.
Seria correto privar alguém de fazer uma trilha pq você é mais favorecido ?
Então eu concluo que por conta de pneus cavucadores, uma série de ações deteriorantes foram desencadeadas, mas, nem por isto um dia eu deixarei de colocar um destes pneus na minha F e de fazer a trilha seja ela qual for.
Não existe meia-culpa, ou é culpado ou é inocente.
A questão que surje aqui passa de simplesmente "derrubada de árvores sem necessidade" para "privação de direito e liberdade".
Por fim, não estou me colocando nem contra nem a favor da derrubada e de quem derrubou, e peço que todos reflitam sobre o que eu escrevi neste post.
[]'s sabendo que vem porrada de um lado e apoio de outro.
:concordo:
Apóio...
Bambhoo, graças a você finalmente temos aqui no tópico colocações sensatas.
Já venho batendo nessa tecla há algum tempo... Dê uma olhada aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...d.php?p=359778
Outras informações (em inglês) em http://www.treadlightly.org
[ ]s
:putz: :putz: :putz:
KARAÁÁÁÁÁ.....ô LEO!!!
Mermão ces não trabai não.....
Coisa de doido, todo mundo com peso na consciência veio deixar o recado, e os mais de 2000 que visitaram, tbm...:twisted:
Ricardo....
Na parte do apoio, eu to fora, mas fica tranquilo que quando estiver pro trás vou dar as porradas já que vc pediu.....:mrgreen:
No que vc falou em outra mensagem lembrei de um FILME que mostra o que um ecossitema pode sofrer.....
É um filme de FICÇÃO, mas que se bobear daqui uns 30 milhões de anos, nós tenhamos contribuido para acontecer...:shock:
Fica aqui a susgestão, o filme não é ruim e tem ação e suspensse o tempo todo..
http://www.interfilmes.com/filme_162....Thunder).html
TA COMBINADO ENTÃO........
:arrow: NADA DE DERRUBADA, SÓ SE FOR PRA SALVAR OUTRA VIDA, (porque derrubando uma árvore uma vida já foi descartada)
:arrow: NADA DE LIXO NA TRILHA (mija em casa, e caga no saquinho de supermercado)
Não lembro quem falou em fazer trilha á ´PÉ, mesmo assim ainda não vai estar fora da degradação......
TODOS ERRADOS!!, mas trabalhando para minimizar o resultado disso OK!!
Confesso que aqui no RIO, não pensei ainda em qual trilha mais precisa de ajuda para uma LIMPESA, a maioria delas, não são tanto USADAS como as de vcs, ai em SP...
Vou com ajuda de alguns JEEP clubes, determinar e difundir alguma coisa...
VALEU GALERA....
Ricardo,
Se notar, eu estava tirando onda da situação.... e acabei sendo ingenuo e levantando a bola pra quem não deveria.