Após algumas imagens do ocorrido, seria plausível mudar
o nome do tópico para " Crime Ambiental no Camel"
(indignado):concordo:
Versão Imprimível
Após algumas imagens do ocorrido, seria plausível mudar
o nome do tópico para " Crime Ambiental no Camel"
(indignado):concordo:
Luiz Claudio, escreveu:
:palmas: :palmas: PERFEITO, SIMPLES E SEM DEMAGOGIAS.:palmas: :palmas:Citação:
Pessoal,
Tenho acompanhado esse tópico e o assunto em pauta é bastante interessante. Todos, em suas mais diferentes opiniões, têm suas razões e acredito que discussões como essas se fazem necessárias para chegarmos a um consenso.
Fazer trilhas, assim como praticamente tudo que fazemos na vida (como bem disse nosso amigo LuBento), gera consequências e o lance aqui não é esse!!! O lance aqui, na minha opinião, é continuar fazendo trilhas mas gerando o menor impacto possível na natureza.
Algumas coisas, como não jogar lixo nas trilhas (e nem fora delas!!!) e cintar árvores de maneira adequada, são básicas para qualquer jipeiro que se preze... Mas podemos ir além!!! Ações simples como limpeza da trilha retirando lixo deixado por outras pessoas, conscientização de jipeiros iniciantes ou menos informados ou até mesmo o plantio de novas árvores são atitudes que qualquer um de nós pode realizar sem maiores esforços.
E pra isso não precisamos marcar nem dia nem hora... Qualquer trilhazinha ou passeio descompromissado serve!!!
Infelizmente atitudes como a dos Cabeçudos ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=24466 ) hoje ainda se fazem extremamente necessárias pois poucas pessoas têm essa ideologia. Pra tentar conscientizar uma grande parte da classe jipeira (???) que ainda insiste em agir de maneira errônea, é preciso marcar eventos como esse, com dia e hora acertadas... Não precisava ser assim!!!
Não sei se algum dia conseguiremos ver só jipeiros conscientes andando por nossas trilhas, mas torço por isso.
Vamos usar, nos divertir, mas também preservar!!!
[]'s...
É isso pessoal, desde a primeira mensagem postada aqui pelo Ramiro, o objetivo maior deste tópico é conscientizar, chamar atenção pra um ato imbecil praticado por alguem.
Para que não se repita tal ato, aparentemente sem necessidade alguma.
Os mais experientes precisam passar para os mais novos o que não se deve fazer nas trilhas, os mais novatos precisam se conscientizar e aprender com os mais experientes.
Os com veiculos menos preparados devem ter conciencia de até onde podem chegar, e por ai vai...
Não vamos deixar os animos se alterarem, e vamos continuar discutindo pra achar maneiras de não agredir tanto ao meio ambiente, porém sabendo que infelizmente contribuimos tambem pra isso, mas podemos minimizar ao maximo.
[]s
Pô Alexandre,
você pode até achar minhas colocações "SIMPLISTAS", assim como eu acho que você está "viajando na maionese".
Suas ponderações podem até ser muito sensatas para discussões congressistas. Eu estou muito mais preocupado com o que podemos fazer JÁ. HOJE !!!
E para isso não precisamos que ninguém nos diga quando poderemos ou não fazer ou levar nossos filhos a fazer o CAMEL.
Eu prefiro tomar certos cuidados HOJE, do que amanhã receber a triste notícia que a trilha foi fechada. E não se engane que, se um dia isso acontecer, não será por um breve período de tempo.
SERÁ DEFINITIVO !!!
[ ]s
Como ja disse estive no CAMEL no dia 17/03 e os abortos ja estavão abertos, foi realmente lamentavel ver aquilo, devido ao enorme numero de arvores jogadas na trilha principal nós passamos pelo aborto, e pra nossa surpresa demoramos mais para transpor os abortos do que se fossemos direto.
Todos sabemos que o CAMEL esta repleto de abortos, desde da primeira sequencia de atoleiros.
Gostaria de aproveitar a oportunidade para sugerir que formemos um grupo para fazer o CAMEL inteiro ignorando todos os abortos e seguir pela trilha principal do inicio ao fim, assim provaremos a todos que abortos são desnecessarios.
Exato, será definitivo...
Sei que o que podemos fazer é e sempre será bem vindo.. e por isso eu fui um dos primeiros a entrar no grupo do "limpa trilhas" do verde. Quero que o dia que fecharem a trilha demore um pouco mais a chegar.
Mas o que eu quis dizer o tempo todo é o que não adianta ficar falando que a culpa foi dos outros, pq qdo fechar, a culpa será de todos. Simples assim e o que ninguém entendeu qdo eu disse.
Se alguém tivesse saco e tempo de fazer alguma coisa mais organizada, aí poderia ter algum tipo de monitoramento e controle de quem entra nas trilhas, para ASSIM evitar que ela venha a fechar, caso contrário ela VAI fechar.
To viajando na maionese? Acredito que sim, pq o que deveria realmente ser feito, nunca vai ser... essa é a lei, o que for economicamente mais atrativo, é e sempre será a primeira opção. Ninguém vai gastar dinheiro pra monitorar qdo é mais barato fechar. E isso se aplica a tudo o que existe em nosso querido planeta.
Fui hipócrita? Sim, pq eu falei todo esse bla bla bla e continuo fazendo trilhas com pneus bem agressivos. Mas tb foram hipócritas ao reclamar de algo que todos nós, querendo ou não, fazemos parte, que é a degradação das trilhas. Seja ela de maneira mais moderada ou não. E a palavra "hipócrita" não é nenhum tipo de palavrão e não esta sendo usada para denegrir ninguém.
E nunca me referi diretamente à ninguém, eu mesmo faço parte desse grupo, e o que falei tb se refere às minhas atitudes, que mesmo não querendo, degrado as trilhas. Exatamente como o Lubento falou, não queremos poluir, mas poluímos, não queremos degradar, mas degradamos. O que podemos é moderar.
Não sou nenhum ecochato, aliás, sou muito menos preocupado com o meio ambiente do que a maioria de vcs, infelizmente.
A balança tende a pender sempre pro lado do mais fraco, o mais fácil nesse caso é botar a culpa nestes. Qdo no fim a culpa é de todo mundo.
Agora, vir falar pra eu ficar calado, e que se não tenho dinheiro pra arrumar o carro eu não deveria fazer, me desculpa, mas ficar de humilhação é tão ou mais sacanagem quanto o assunto em debate. Nunca cortei uma folha em uma trilha, e se me lembro bem, quem mais se ferrou na ultima trilha fui eu. Mesmo em situações que eu sabia que iria bater na arvore, como na saída... avisei que ia bater, pedi pra tentarem empurrar... não deu, passei... e arrancou o vidro... paciência. Não vou cortar uma arvore por causa disso. E achei completamente desnecessário essa agressão gratuita.
Peço desculpas aos demais
Resumo:
Uns fodem mais
Uns fodem menos
Mas todos fodem
Eu fodo
tu fodes
ele fode
nós fodemos
vós fodais
eles fodem
Ai pessoal, parabens pela ideia de fazer este topico ..
realmente, se abrir aborto ja é algo "errado" , abrir aborto com esse tanto de arvore arrancada entao, nem se fala ...
Temos que, como sempre, pregar que nao devemos fazer isso ...
eu costumo dizer, até, que nos jipiros, temos é que dar o exemplo, porque nos ja somos "mal vistos", com a falsa ideia de que tamos destruindo tudo que vemos ( eu disse FALSA IDEIA !!!) ... assim sendo, temos que , sempre que possivel, passar uma melhor impressao sobre nos mesmos ... e isso significa, inclusive, ceder passagem numa esquina do centro da cidade ....
Com certeza, quem fez uma coisa dessas nao tem costume de circular por um dos nossso foruns de discussao via internet ... ou sao um bando de pseudo-jipeiros, que acham que ser jipeiro basta "ter jipe", ou sao um bando de amadores que, entrando no camel, se fudeu de com força, e rezou pra sair ....
Temos que dar o exemplo, temos que pedir a compreensao de todos ....
Cuidado tambem, pra nao fazermos falsos comentarios, nem que sejam simples suposicoes ...
Nao tou criticando, mas, vejamos bem : jipeclube de campinas !!! troller clube !!! ora, sao grupos "grandes", antigos, de jipeiros "puta velha" .... realmente, eu ja nao imaginaria que uma turma dessa fizesse algo do tipo ... isso e' coisa de novato, com certeza ... Mas, deu pra perceber que ninguem falou por mal, e os que me referi, prontamnte vieram ao forum comentando que tambem sao contra tal atitude, o que tambem confirmou a minha ideia de que, gente de tal "gabarito" nao faria isso, certo ??
vcs têm todo o apoio da galera aqui de BH ... e posso dizer em nome o JCMG .....
Alias, ja tivemos ate algumas ideias , inclusive, de colocar palacas nas trilhas ... isso mesmo !!! placas !!! tipo :
"nao jogue lixo na trilha",
"nao corte arvores",
"nao enrole o cabo de aço diretaamente nos troncos",
"faça amizade com a populacao da regiao, evite brigas denecessarias "
etc ....
um abraço a todos ...
Candido - Diretor de Eventos - Jeep Clube MInas Gerais
Eu tenho um cometário a fazer: dizer que "meu jipe é super preparado pra qq trilha e com isto não preciso abrir aborto algum, eu vim aqui pra fazer a trilha e vou fazer nem que destrua o jipe todo... bla bla bla" tem algo de muito grave que se lê nas entrelinhas, a saber:
Hoje voce vai com pneu 31'', amanhã com 35". Daqui um ano vai de 37", 38", 40" e por ai vai. Um dia aumenta a largura dos eixos pra caber pneus 45" e lai vai lateral da trilha pro saco que já ia mesmo com os 35'', 37'', etc... Um dia este jipe super preparado cujo dono é jipeiro dos bons sem dó da grana e que não usa aborto estará fazendo daquela trilha que tinha 2 metros de largura e com "mata ciliar" ao redor uma nova trilha de 3 metros de largura e com isto estará acontecendo o que com a mata ciliar ?
PODE TER CERTEZA QUE EM BREVE A "MATA CILIAR" DESTA TRILHA VAI SER DETONADA, TALVEZ ATÉ MESMO POR UMA FORTE CHUVA QUE DERRUBOU ARVORES POR QUE O TERRENO ONDE ELAS ESTÃO NÃO TEM MAIS A CONCISTÊNCIA NECESSÁRIA PARA A SOBREVIVENCIA DA MATA. MAS E DAÍ, FOI A CHUVA QUEM DERRUBOU E EU NÃO TENHO NADA A VER COM ISTO ?
Então esta história de que FAZER APENAS A TRILHA SEM USAR OU FAZER ABORTO não significa absolutamente nada dentro do contexto discutido... (alias tem sim, está contribuindo para detonar tudo e só não ve se não quiser).
MORAL: TODOS NÓS ESTAMOS CONTRIBUINDO PARA A DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, EM MAIOR OU EM MENOR GRAU, MAS TODOS ESTAMOS, POIS, UMA MINUSCULA PLANTINHA QUE ESTAVA GERMINANDO BEM NO MEIO DA TRILHA OU NA LATERALZINHA PODEIRA SER UM DIA UMA BELA ÁRVORE (MAS FOI DETONADA POR UM PENUS RADIAL ORIGINAL DE FÁBRICA). QUEM DIZER QUE NÃO ESTÁ FAZENDO MAL PQ TÁ FAZENDO APENAS A "TRILHA PRINCIPAL" ESTÁ SENDO HIPÓCRITA SIM. PENSEM NISTO.
Mas, então O QUE PODEMOS FAZER PARA CONTRIBUIR COM O MEIO AMBIENTE ? O QUE PODEMOS FAZER PARA MELHORAR O QUE ESTÁ RUIM ? acho que este deveria ser o fco da questão.
Romeu, to contigo...
[]'S
José Candido,
São comentários como o seu que nos fazem acreditar que vale a pena fazer alguma coisa para a conscientização sobre a necessidade de preservação das trilhas.:palmas:
De cara já o convido a participar do tópico que o Teo está conduzindo neste fórum, no seguinte link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=24466
No mais, quero parabenizá-lo pela idéia da placa. Achei genial e me comprometo a confeccionar 3 delas para colocar nas próximas trilhas.
Valeu.:concordo:
Abraço,
Em tempo: tenho certeza que todos aqui são crescidos o bastante para terem meramente divergência de opniões ficando apenas no quesito "ideológio-opinativo", permanecendo assim os quesitos "trilha, churrasco, truco e cerveja" da mesma forma que sempre foi: na boa e com companheirismo:concordo: !
[]'s
Gostei, podemos fazer o seguinte (já que eu mesmo perguntei "O QUE PODEMOS FAZER" ...)
1o - vamos elencar as trilhas que podemos/devemos botar as placas
2o - vamos escolher os locais de tais trilhas onde serão postas as placas
3o - vamos contabilizar a quantidade de placas necessárias
4o - levantamos o custo total das placas
5o - angariar fundos para a confecção das placas (de cara uma "vaquinha" da galera do fórum)
6o - pensar em como tornar esta mais uma ação de nível nacional... envolver jipes-clubes e etc...
OBS: como estamos falando sobre atos de vandalismo acho que inicialmente deveríamos fazer um teste piloto escolhendo uma trilha muito utilizada a fim de verificar se as placas não serão destruídas.
[]'s
Caro Bambhoo.
Logo você meu amigo?
Ajude sim a não fazer abortos.
Imagine se um dia for um bambuzal que componha essa mata ciliar.:shock: Como ficariam seus semelhantes???:lol: :lol: Que categoria mais desunida....
Brincadeiras a parte, confesso que estou confuso com seus posts. Lí e reli todos eles neste tópico e não consegui entender a sequência lógica dos primeiros com esse último. Mas, como te conheço, vou me atrever a deduzir que você está comprometido com os mesmos objetivos que todos os demais. Seja bem vindo e não se esqueça de participar do Dia do Limpa Trilha, pois estamos contando muito com a sua grande Pick-up para carregar a "lixarada".
Só te peço que não escolha o Camel, porque tem muito Bambú por lá...:lol:
Grande abraço
:pensativo:
Romeu...ooooo...Romeuuu
Não adianta, vai entrar na porrada..NOIS PRIMERU BATI DISPOIS PREGUNTA...É NA INGUINORANÇA MESMO....como dizia uma menina por aqui...
Nois É GROSSO!!!, FEIO E CABELUDO!!, noíS É ´MACHO MEMO!!!:mrgreen:
Nada disso, imagino e se estivessemos em público já teria, rolado um sanguinho na boca a muito tempo, ma nenhum de nós é assim...
As leituras parecem ser apressadas e não bem interpretadas, mas acho que de tanto escrever de repente nos enteremos, acho louvável sua atitude nas resposta, sempre de maneira calma tentar responder de novo o que já falou...
Somos viciados nisso, como o ALCOOLATRA, ele bebe por prazer, mas o refugo deste prazer é a urina, que não deixa de ser um tipo de degração ambiental..:mrgreen: , assim como o fumante, que com seu prazer, tbm joga pra fora a fumaça, que além de matar ele próprio, ainda prejudica quem está ao redor..:?
Somos todos culpados, mas ninguém aqui, vai poder jogar pedra em ningúem, muito menos limpar a própria barra.....
Já foi repetido mais de uma vez aqui, nós sabemos que estamos errados, mas pelo menos com ciência no que pode ser minorizado....(nossa essa palavra existe..:putz: ), mas vc entenderam né..:mrgreen:
Concordo como RICARDO, não tem jeito.....tamos errados, mas..:roll:
O que já foi dito pelo RAMIRO, em outros posts, não é resolver o problema, de uma vez por todas, mas tocar em um assunto que já está bem claro e aberto a todos, CORTAR ÁRVORES, e inevitável as vezes..mas fazer isso sem uma real necessidade, é LOUCURA / DEMÊNCIA / ou sei lá o que....
Acho que podíamos aproveitar o tópico pra dar mais força e ampliar a intenção do
DIA NACIONAL DO LIMPA TRILHA.!!!!
Valeu.....
e
vtn.ces tudo..ninguém trabalha não..:mrgreen: