Postado originalmente por
lubento
Pois é pessoal,
Estivemos lá e infelizmente pudemos observar a barbárie que fizeram nessa trilha que em minha opinião é uma das melhores de São Paulo.
Foram 4 desvios feitos na mata fechada, em um trecho de aproximadamente 100 metros.
Não quero ser Santa em puteiro, mas também não posso assistir calado a destruição desnecessária e crescente das nossas trilhas. Ou quem sabe brevemente poderemos rebatizar a trilha de Verde 2 (como é chamada pelo pessoal da região, provavelmente pela abundância de matas) para Marrom 2, se essas situações ridículas de destruição continuarem.
Quero lembrar que, quando fiz essa trilha no início do ano já observamos um enorme aborto de aproximadamente 100 metros (praticamente uma estrada) para simplesmente poupar os jeeps de transpor alguns atoleiros.
Tenho algumas sugestões para esse tipo de pessoa que se julga jipeiro:
1-) Quer se exercitar em atividade de musculatura ou se curar de complexo de "Rufos o Lenhador", eleja uma academia e passe todo o sábado naqueles aparelhos ultramodernos que normalmente equipam essas casas. Também no Hopi Hari existe um brinquedinho composto por uma marreta que você tem que sentar a porrada em um pino para ver se você é fortão e aí conseguir ganhar um ursinho de pelúcia. A vantagem desta modalidade é que a platéia é bem maior.
2-) Se você acha que o seu Jeep não deve ter a pintura arranhada ou não tem condições de transpor obstáculos mais difíceis, lembre-se que existem passeios adequados para todos os tipos de viaturas. Uma sugestão, procure no Google um site do tipo Eco Sport Clube ou Clube dos Cross Fox e junte-se a eles. Se você tiver sorte, quem sabe você ainda pode se tornar o Rei do pedaço nessa turma.
3-) Procure ver os filmes em cartaz e escolha um (de preferência do tipo Velozes e Furiosos), dê uma boa polida na sua viatura e dirija-se a um cinema de Shopping. As vagas normalmente são bem largas (não há problema de riscarem seu jeep), a temperatura é bastante agradável e o melhor de tudo; Você não precisará conviver com aquelas insuportáveis árvores escrotas que existem em matas por aí.
De novo. Não me considero exatamente um ecologista de plantão, ou um duende puritano disfarçado entre mortais (imagine se com o meu corpinho eu levo jeito para Gnomo). Agora o que não podemos é conviver passivamente com essa situação.
Desculpem minha ironia e o desabafo, mas como um apaixonado por Trilha e por Jeeps, sinto-me na obrigação de defender o real espírito Jipeiro.
Proponho iniciarmos uma Campanha permanente de Preservação das Trilhas, independente do evento do Dia Nacional de Preservação das Trilhas, que o nosso amigo Teo esta organizando :palmas: .
Vou fazer uns Banners para serem colocados em sites de pessoas interessadas no tema e até adesivos. Quero ressaltar que não tenho absolutamente nenhum interesse financeiro nessa iniciativa, que imagino deva contar com a solidariedade dos amigos que carregam consigo o verdadeiro espírito de Jipeiro.
Grande abraço,