Aí W@ldo!!! Apoiado 10.000X:concordo:
[]'s:concordo:
Versão Imprimível
Ricardo Bambhoo, contou uma estorinha....:twisted:
Put@ cavalinho ruim esse do indio.... :mrgreen: :twisted:Citação:
Estória 1 -
"Era uma vez, há muitos anos, quando ainda não existiam veículos automotores, uma comunidade (índios, talvez) que morava no meio da mata nativa e cheia de vida. Esta comunidade se locomovia com cavalos e carroças por estradas abertas por eles mesmos pra chegarem até outras comunidades com a finalidade de fazer troca de alimentos, buscar água e etc... Um dia, muitos e muitos anos depois (e apesar de muitos anos a estradinha de terra servia perfeitamente para a comunidade) um jipe passou por esta estrada. Depois de alguns anos este jipe colocou pneus mais agressivos e assim começou a degradação do meio ambiente. Aquela comunidade então começou a ter dificuldades de chegar a outras comunidades pq seus cavalos e carroças não conseguiam mais fazer o caminho...."
Manda homem branco, colocar ferradura modelo especial com maior altura e com pinos especiais para terreno ruim, aí vai passar facinho, facinho.:twisted: :mrgreen:
[]s
Spoa a carroça e manda as ferraduras na 3 k p/ por cravos laterais hahahaha
Concordo. E se ficarmos aqui discutindo "quem tem mais razão", este tópico não terá mais fim e as árvores ainda continuarão a ser derrubadas... e de qq forma tb acho que as ávores não deveriam ser derrubadas em hipótese alguma. (Humm, e se começarmos a discutir "outros meios de agressão a natureza", ninguem sai mais da frente do computador...)
[]'s
Rapaziada,
O que o Ricardo Bambhoo disse é verdade mesmo, algum tempo atrás nós "descobrimos" uma trilha aqui em Juquitiba, pelo jeito era usada pela Cia de eletricidade e posso dizer que a estrada é quase um tapete :mrgreen:, mas se a gente botar jeeps todo final de semana lá o que acontece ?? Metade da terra de lá vai parar nos lava rápidos de Sp, daí vem os facões e etc..
Tem um amigo nosso aqui de Itap que é dono do posto de gasolina da serra de 90, aí quando a galera pergunta á respeito da trilha Homônima ele diz que o pessoal da eletricidade "ama" os trilheiros, mas por que ?? Simples : Toda vez que é necessáario algum reparo na linha que passa pelo meio da serra taca o pessoal da empresa entrar com caminhões 4x4 numa trilha que deveria estar mais melhor conservada mas devido ao intenso tráfego de veículos está repleta de erosões e etc.
Abraços á todos
Denis,
até onde eu sei e perdoe minha ignorância, é assim que nascem a maioria das trilhas que temos... ou não?
O que um dia foi uma picada na mata, passa a ser um caminho, depois uma estradinha que com o tráfego dos veículos "normais" e a ação da natureza (chuvas) passa a ser intransponível para eles, aí vem os jipes "originais" cavando facões rasos caracterizando então uma trilha leve que com as chuvas e aparecimento de algumas erosões esses jipes "originais" precisam ser mais equipados para conseguir passar no que agora chamamos de trilha média.
Aí aparecem os facões e erosões mais fundos que com as chuvas formam atoleiros onde só jipes bem equipados passam no que agora chamamos de trilha pesada. Aí aquele sujeito teimoso que tem um jipe inadequado para o atual estado da trilha ou com receio de amassar seu jipe começa a cortar árvores que margeiam a trilha para abrir abortos e assim tornar possível a passagem do seu jipe não se importando que com essa atitude etá acelerando o inevitável: a extinção da trilha!
Digo inevitável porque sabemos que as trilhas nascem "evoluem" e morrem e o que está em discussão aquí é justamente o que NÓS (únicos interessados) podemos fazer para retardar essa morte!
O que podemos fazer para PRESERVAR e assim retardar o desaparecimento das poucas trilhas (legais ou ilegais) que ainda temos???
As opiniões aquí postadas são diversas (como não poderia deixar de ser):
:arrow: Não abrir abortos, se não conseguir passar, volta;
:arrow: Não usar pneus agressivos acelerando o aparecimento de obstáculos intransponíveis para os jipes menos favorecidos;
:arrow: Fechar as trilhas e ninguém mais fazer trilha;
:arrow: Fazer trilhas em propriedades particulares (pagando por isso);
:arrow: Acabar com as trilhas "naturais" e passar a praticar nosso hobby em parques com obstáculos artificiais;
:arrow: Usar os jipes apenas em competições como Rock Crawling e Arrancadão na Lama por ex.;
:arrow: Fazer uma espécie de rodízio das trilhas poupando-as por períodos pré-estabelecidos;
:arrow: Continuar indo pras trilhas mas passando por ela causando o menor impacto possível. Não jogando lixo, não cortando árvores, cintando a árvore ao usar guincho, etc.
:arrow: Etc, etc...
Não vou entrar no mérito se as trilhas nem deveriam existir e nos servir de diversão nos finais de semana, pois não foi pra isso que abri esse tópico.
Entendo que a maioria dos jipeiros, como é o meu caso, tem jipe com a finalidade de fazer trilhas e que sem a existência delas não haveria razão para se ter e manter um jipe!
No meu caso se um dia não existir mais trilhas "naturais" ou "artificiais" vendo meu jipe!
Por isso estou com o Teo quando ele sabiamente lançou o DIA NACIONAL DE PRESERVAÇÃO DAS TRILHAS!!!
[]'s:concordo:
Pessoall
Sabem o que faz mais estrago?
O conserto de uma trilha !!!
Estrada ruim, pouca gente vai.
Arruma a estrada, ela deixa de ser trilha e aí chegam as multidões, estragando e poluido tudo.
Se for seguir pelo raciocínio de alguns aqui, é melhor vender os 4x4 e andar a pé, pois bicicleta polui, na sua fabricação.
Cavalo e carroça, têm de cortar árvores para existirem.
Onde o cavalo pasta? Onde existiam árvores. E a merda dele gera aquecimento.
Há, e é bom pararem de comer churrasco. A criação extensiva de bois exige desmatamentos enormes e eles cagam pra caramba e geram mais aquecimento.
Tbem estas porcarias de cachorrinhos de madame que muitos aqui têm, geram mais lixo e merdas nas calçadas e embalagens de comida, etc ....
Portanto vamos deixar de hipocrisia e vamos para as trilhas enquanto elas ainda existem. :mrgreen:
O que não pode é agir com ignorancia, insensatez, burrice, estupidez (tem uma lista enorme de adjetivos), como fizeram estas bestas covardes no Camel.
Ficar falando que a opinião de alguns é só para ir quem tem jipe mais preparado, achando que está sendo discriminado é "bull shit".
Existem trilhas de diversos níveis de dificuldade.
Cada um deve saber em quais pode ir, de acordo com a sua preparação.
Querer fazer o Camel com um 4x4 quase original não dá, mesmo que alguns achem que estão sendo coibidos no seu direito.
É uma questão de bom senso.
Vá em outras mais fáceis, e conforme for se tornando mais preparado, vai subindo de dificuldade.
Assim não precisa cortar árvore para fazer aborto.
E falar que pneus caros estragam mais, é uma forma de discriminação e ainda por cima equivocada.
O que estraga mais que os pneus largos, são os pneus finos e agressivos, como os frontieiras e outros com desenho agrícola e finos.
Qto mais largo o pneu, mais o carro flutua e menos ele cava e causa erosões. Ou não?
Já falei demais.
Abraços
Ramiro,
Me desculpe se lhe ofendi, não foi esta minha intenção, só estava salientando o efeito dos Jeeps nas trilhas.
Abraços
Que isso meu camarada!!!
Em momento algum me senti ofendido... tem nada que se desculpar, esse tópico assim como este Fórum é pra isso mesmo, é para cada um expressar seu ponto de vista sem censuras ou constrangimentos!!!:concordo:
Ninguém aquí busca uma unanimidade, o choque de opiniões é plenamente previsível e compreensível!:concordo:
A divergência dos pontos de vista é o adubo ideal para germinar as soluções!!!
[]'s:-P :-P