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Convex Datacenter
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  • #1
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    Caro amigo, tenho uma SW 97/98 realmente o problema é comum em todas comprei a minha a dois meses e o carro andava muito bem, não aquecia, mas morria e tinha barulho alem do castanhado, comecei a ajustando bomba, ponto de bomba, até chegar no cabeçote trincado no 1º cilindro, onde fui a concessionária Toyota e constatei o problema.
    Troquei cabeçote e válvulas(Coloquei a dano 2000), na maior e melhor especializada em diesel da cidade, e ainda estamos apanhando, o carro ficou um canhão, anda muito, não falha, não esquenta, só que a frio fumaceia branco, o motor falha muito pouco e a batida é outra de quando quente(dorme), bicos testado retestado, bomba etc. e ainda não encontramos a razão.
    Aceito sugestões, mas enfim o problema é comum mas quem vendeu assume, como no meu caso, o vendedor assumiu todos os débitos dentro dos três meses de garantia de cambio e motor.

    Boa sorte

  • #2
    Caro tersi,

    como ele está ok, mas o problema é a fumaça branca e o som que você está escutando, creio que o negócio é o seguinte, colocaram a junta do cabeçote errada...era para colocar a n. 5 e colocaram outra, o carro tá andando muito porque o motor tá com cabeçote rebaixado e a fumaça branca é porque provavelmente pelo motico da taxa de compressão estar alta o motor simplesmente tá batendo pino...

    Sérjão

    Citação Postado originalmente por tersi Ver Post
    Caro amigo, tenho uma SW 97/98 realmente o problema é comum em todas comprei a minha a dois meses e o carro andava muito bem, não aquecia, mas morria e tinha barulho alem do castanhado, comecei a ajustando bomba, ponto de bomba, até chegar no cabeçote trincado no 1º cilindro, onde fui a concessionária Toyota e constatei o problema.
    Troquei cabeçote e válvulas(Coloquei a dano 2000), na maior e melhor especializada em diesel da cidade, e ainda estamos apanhando, o carro ficou um canhão, anda muito, não falha, não esquenta, só que a frio fumaceia branco, o motor falha muito pouco e a batida é outra de quando quente(dorme), bicos testado retestado, bomba etc. e ainda não encontramos a razão.
    Aceito sugestões, mas enfim o problema é comum mas quem vendeu assume, como no meu caso, o vendedor assumiu todos os débitos dentro dos três meses de garantia de cambio e motor.

    Boa sorte

  • #3
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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    Muita Atenção.

    Citação Postado originalmente por tersi Ver Post
    Caro amigo, tenho uma SW 97/98 realmente o problema é comum em todas comprei a minha a dois meses e o carro andava muito bem, não aquecia, mas morria e tinha barulho alem do castanhado, comecei a ajustando bomba, ponto de bomba, até chegar no cabeçote trincado no 1º cilindro, onde fui a concessionária Toyota e constatei o problema.
    Troquei cabeçote e válvulas(Coloquei a dano 2000), na maior e melhor especializada em diesel da cidade, e ainda estamos apanhando, o carro ficou um canhão, anda muito, não falha, não esquenta, só que a frio fumaceia branco, o motor falha muito pouco e a batida é outra de quando quente(dorme), bicos testado retestado, bomba etc. e ainda não encontramos a razão.
    Aceito sugestões, mas enfim o problema é comum mas quem vendeu assume, como no meu caso, o vendedor assumiu todos os débitos dentro dos três meses de garantia de cambio e motor.

    Boa sorte
    A trinca do cabeçote é uma CONSEQUÊNCIA, e nào uma CAUSA.

    A simples troca do mesmo não representa a solução da coisa... é até dificil de se saber, quando compramos uma usada, de quantos cabeçotes já foram trocados...

    como fazer para interpelar judicialmente a TOYOTA?

    JÁ FOI FEITO ISSO?
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #4
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    Talvez Uma Ação Coletiva Ou Uma Provocação Ao Procon/decon Ou Ministério Público.....

    Sei Lá
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  • #5
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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    Algum Jurista De Plantão?
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  • #6
    Usuário Avatar de BLANCO
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    sw4 97

    Bom dia amigose feliz ano novo com muita paz e saude, caro Tersi o cabeçote que voçe colocou é o mesmo da SRV ou seja apesar de ser do motor 1 KZT ele tem as valvulas de admissao e escape maiores no comprimento da haste diferente da SW4 97 , do modelo SRV vem equipado desde 99/..... e as SW4 eletronicas ou seja EFI 99/...... que sao os mesmos SRV o motivo que existe este castanholar e que as valvulas quase se choca com os pistoes verifique as medidas exatas , abraços ><><><><><><><
    BAND-86( GUERREIRA ) C J 5-79( TRILHEIRO )
    S W 4-97( FAMILIA ) MB 709 ( 364 ) plataforma ( trabalhador )
    SEMPRE DENTRO DE UM 4X4

  • #7
    Grande Jeff,

    se você afirma que a trinca é consequência e não causa então não tem como acionar juridicamente a Toyota. Lembrando que 80% das L200 AT esquentam e várias já bateram o motor e seus donos tiveram de pagar por isso e que além do projeto errado a MIT vende um KIT Gelo e cobra R$ 3.500,00 para resolver uma merda que ela fez, e ninguém conseguiu nada, somente alguns casos isolados, como a Toyota irá fazer uma troca de cabeçotes em carro com mais de 10 anos de uso e que sofreram todo tipo de abuso, coisa normal a alguns proprietários desses veículos e que depois passaram a frente. Posso dizer que no caso do meu pai a Toyota afirma que o a causa foi a ruptura da tampa do radiador por ressecamento do plástico e por isso ocorreu o aquecimento do motor e por consequência a trinca do cabeçote...Como meu pai é piloto de avião experimental a coisa mais comum a ele é uma varredura no painel e com isso viu a temperatura subir e disse que não chegou no vermelho, embora devemos raciocinar que nesse momento não existia mais água no motor e por isso o aquecimento do cabeçote foi rápido. Concluindo, o cabeçote por ser de aluminio ñão aguenta a temperatura alta e trinca, dai podemos dizer que a peça é relativamente "frágil" em comparação ao de ferro, como os que equipam diverossos outros motores a diesel e que mesmo quando a temperatura sobe não chegam a trincar o cabeçote, se for coisa muito rápida uma junta queimada. Sendo assim fica complicado uma ação contra a Toyota.

    grande abraço,

    Sérjão
    Citação Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Algum Jurista De Plantão?

  • #8
    Citação Postado originalmente por maka Ver Post
    Adquiri minha sw4 há 2 meses (Sw4 3.0 Tdiesel 1997). Fui contratado para uma expedição até o Chile e não hesitei, melhor oportunidade para testar o carro não haveria...enfim, no começo da viagem o carro super aqueceu. Foi aquele terror, na argentina, sem cobertura de guincho, etc...tirei a válvula termostática achando que tinha resolvido o problema...500km depois, aqueceu novamente. Depois de umas 3 concessionárias e muito estresse me disseram que esse carro tem um problema de cabeçote e radiador. O radiador é mal dimensionado e quando o carro super aquece, o cabeçote trinca! Conclusão, fiz a viagem de 10.000km colocando 2 litros de agua no radiador a cada 150km. Foi um caos, mas não poderia abandonar o trabalho! Aqui no Brasil, a concessionaria reconheceu o problema e orçou em quase 15mil reais a substituição do radiador e cabeçote. Agora eu tento a briga com a Toyota, já que me disseram que esse problema é de fábrica. Estou perdido e furioso, já que comprei o carro no particular!
    Alguém se habilita a comentar esse episódio? Alguém já passou pelo mesmo problema?
    O que devo fazer?
    Enfim, fica registrado aqui a minha profunda revolta, mágoa e desespero...
    Valeu
    Paulo.

    Amigo jah tive uma hilux dessa
    vc tem ki prestar atençao na hora ki vai comprar o cabeçote
    pq ele eh fragil se eskentar mto ele trinca
    ander de trincar o carro eskenta mto
    atençao

  • #9
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    Olá a todos!

    Primeiramente vou me apresentar, pois é minha primeira postagem neste forum. Meu nome é Paulo, moro em Curitiba e adquiri recentemente uma Hilux SW4, ano 93, motor 2.8D.

    Fiz agora no período de festas uma viagem de 3800km, e passei por problemas de superaquecimento, o ponteiro chegou ao vermelho. Cheguei até um posto, recolocamos água e aparentemente normalizou. No último trecho da viagem percebi tendências de aquecer, com o ponteiro de temperatura passando do meio na subida de serras e solicitações maiores.

    Já li todo este tópico, e já programei a limpeza completa do sistema de arrefecimento, bem como a substituição da água torneiral pela mistura correta de 40/60%, conforme orientações aqui do "Serjão" (nem bem cheguei e já com intimidades, hehehe). Não sei se irá resolver, gostaria da opinião de vocês. Infelizmente não conheço o histórico do carro, a kilometragem está perto de 260.000 e segundo um especialista aqui de Curitiba (foi quem analisou o carro antes da compra) parece ser real.

    O carro comportou-se bem em todos os testes que fiz, inclusive um pequeno trecho de off-road - para os mineiros, foi a estrada do charco, entre Campos do Jordão (SP) e Wenceslau Braz (MG).

    Tenho uma dúvida sobre a utilização do sistema de tração / reduzida: Percebi que mesmo com as rodas dianteiras livres (alavancas dos cubos na posição "free"), se colocar em L4 tenho reduzida apenas nas rodas traseiras, como se fosse um L2. Posso usar esse recurso, o que vocês me dizem? Se estiver falando besteira, me desculpem, pois é meu primeiro carro Diesel e também o primeiro 4x4.

    Sem mais para o momento, desejo a todos um excelente 2008.

    []'s,

    Paulo Brandão

  • #10
    Grande Paulo,


    primeiramente bem vindo ao fórum, digo em nome dos que aqui veem para aprender e passar sua experiências...

    Vamos ao caso da sua SW4 2.8D, primeiro tenha a noção de que este motor é pequeno para a SW4, mas nem por isso deixar de sem uma máquina, principalmente no uso off road. Você tem na mão um dos carros mais resitentes já feitos, com custo de manutenção baixo. O que você deveria fazer era uma revisão geral, afinal seu carro, nem pela quilimetragem, mas sim pelo ano (13 anos), já deve ter muita crosta nos dutos e tubulações, principalmente se o ex-dono usou água de torneira e deixou de fazer algumas revisões.

    Este motor 2.8D é um monstro de forte, aguenta malvadezas, mas tudo tem limite, como motor a diesel deve ter seu oléo e filtro trocados a cada 5mil km e filtro de combustivel a cada 20mil km, ou menos se utilizar muitos postos diferentes e sem muita garantia de procedência.

    Seu carro pode ter aquecido posimples abuso de pé, por que? porque como disse esse motor é um pouco pequeno para o peso da SW4, mesmo com 80CV e um bom torque, falta folego, e você subindo uma serra e mantendo o pé fundo vai esquentar, só que este motor é muito resistente não vai prejudicar o conjunto, é só aliviar...Agora, você pode ajudar seu motor...faça uma varetagem no radiador, verifique se ele está bom, pelo ano sugiro que troque (a não ser que seja novo, lógico), depois troque o liquido por 40% de fluido Toyota e 60% de aditivo Toyota (é caro, mas é o melhor). Troque seu filtro de ar, motor com pouco ar aquece quando solicitado, pois a mistura fica rica...caso já tenhas feitos toda essa manutenção, menos a parte do radiador se restrinja ao sistema de refirgeração, Radiador, Fluidos e limpeza dos dutos e mangotes...

    Paulo, vamos a questão da tração: primeiramente só fala besteira que acha que sabe tudo, diz pra todo mundo que sabe e depois fala merda!!! O motivo de estarmos aqui é principalmente aprender, pelo manos a maioria acho...e por isso todas as dúvidas nunca serão besteiras, então deixa disso e pergunta a vontade que tem muitos amigos aqui pra te ajudarem, cada um com seus conhecimentos...

    Você pode sim, apenas utilizar o sistema L4 com as rodas de trás, sem problema algum ao conjunto motriz...

    No mais qualquer dúvida estamos aqui pra ajudar...

    Sérjão

    PS. rapaz, esse apelido o meu amigo César me deu aqui no Fórum e pegou...acho que por causa dos meus 200kg...ou seja, caio no fórum é bem de todos, pelo menos o apelido, né!!!


    Citação Postado originalmente por pfbsouza Ver Post
    Olá a todos!

    Primeiramente vou me apresentar, pois é minha primeira postagem neste forum. Meu nome é Paulo, moro em Curitiba e adquiri recentemente uma Hilux SW4, ano 93, motor 2.8D.

    Fiz agora no período de festas uma viagem de 3800km, e passei por problemas de superaquecimento, o ponteiro chegou ao vermelho. Cheguei até um posto, recolocamos água e aparentemente normalizou. No último trecho da viagem percebi tendências de aquecer, com o ponteiro de temperatura passando do meio na subida de serras e solicitações maiores.

    Já li todo este tópico, e já programei a limpeza completa do sistema de arrefecimento, bem como a substituição da água torneiral pela mistura correta de 40/60%, conforme orientações aqui do "Serjão" (nem bem cheguei e já com intimidades, hehehe). Não sei se irá resolver, gostaria da opinião de vocês. Infelizmente não conheço o histórico do carro, a kilometragem está perto de 260.000 e segundo um especialista aqui de Curitiba (foi quem analisou o carro antes da compra) parece ser real.

    O carro comportou-se bem em todos os testes que fiz, inclusive um pequeno trecho de off-road - para os mineiros, foi a estrada do charco, entre Campos do Jordão (SP) e Wenceslau Braz (MG).

    Tenho uma dúvida sobre a utilização do sistema de tração / reduzida: Percebi que mesmo com as rodas dianteiras livres (alavancas dos cubos na posição "free"), se colocar em L4 tenho reduzida apenas nas rodas traseiras, como se fosse um L2. Posso usar esse recurso, o que vocês me dizem? Se estiver falando besteira, me desculpem, pois é meu primeiro carro Diesel e também o primeiro 4x4.

    Sem mais para o momento, desejo a todos um excelente 2008.

    []'s,

    Paulo Brandão

  • #11
    Usuário Avatar de Aurélio
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    01/04/2003
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    Citação Postado originalmente por pfbsouza
    Fiz agora no período de festas uma viagem de 3800km, e passei por problemas de superaquecimento, o ponteiro chegou ao vermelho. Cheguei até um posto, recolocamos água e aparentemente normalizou. No último trecho da viagem percebi tendências de aquecer, com o ponteiro de temperatura passando do meio na subida de serras e solicitações maiores.
    Paulo e amigos,

    Tenho uma SW4/93 e coincidência das coincidências, ontem passei por uma situação que por pouco, muito pouco, pouco mesmo , o motor não vai pro beleléu por conta do superaquecimento. Foi a segunda vez que aqueceu e, claro, já havia levado ao mecânico que não constatou nenhum problema na ocasião.
    Ontem aconteceu de novo e não estava fazendo calor e nem forcei nada, pois havia andado menos de três quilômetros ainda que a houvesse deixado ligado em ponto morto por uns quinze minutos pela manhã antes de sair. Parei o carro, desliguei imediatamente (água saindo em profusão pelo ladrão do vaso expansor), chamei o meca (domingão, uma e meia da tarde ) e constatamos que o problema é na válvula termostática que provavelmente travou além do viscoso do hélice do ventilador do radiador que vimos hoje cedo após rodar uns mil e quinhetos metros, ponteiro do marcador de temperatura no meio, estava simplesmente livre de tudo quando na verdade, deveria apresentar resistência ao girar.
    O que mais me chamou a atenção foi "descobrir" que o sensor de temperatura do motor não é no bloco e sim junto à válvula termostárica ! Ou seja, se o ponteiro quase chegou no vermelho, imagina a temperatura que estava no motor. Felizmente, testamos hoje cedo e constatamos que os anéis não colaram (se isso acontecesse, haveria compressão no cárter e consequentemente, "sopraria" ao abrir a tampa do óleo).
    Enfim, fica o alerta para que observem sempre o comportamento da viatura e não dêem bobeira no quesito temperatura.

    Abs,

    Aurélio
    Lembrei de um amigo de Sampa que teve que fazer o motor, por conta do superaquecimento não observado, ou melhor, detectado erroneamente por conta dessa configuração de na retífica mesmo instalou um sensor de mercúrio no bloco do motor 5L. Pode ser uma boa idéia.

  • #12
    Aurélio,

    ainda bem que não foi nada de mais, também esse motor é monstro de forte...não tem igual!!!

    a minha SR5, por estar muito mexida, mais de 120CV, instalei um sistema de leitura da temperatura no bloco, pois quando ele me avisa eu fico de olho no marcador, isso quando estou nos areiões e dunas pesadas, pois no uso normal, como intercoolei, coloquei ventoinha elétrica e radiador de óleo a coisa ficou tranquila, mas no meu caso é muita potência pra pouco radiador...

    Sérjão
    Citação Postado originalmente por Aurélio Ver Post
    Paulo e amigos,

    Tenho uma SW4/93 e coincidência das coincidências, ontem passei por uma situação que por pouco, muito pouco, pouco mesmo , o motor não vai pro beleléu por conta do superaquecimento. Foi a segunda vez que aqueceu e, claro, já havia levado ao mecânico que não constatou nenhum problema na ocasião.
    Ontem aconteceu de novo e não estava fazendo calor e nem forcei nada, pois havia andado menos de três quilômetros ainda que a houvesse deixado ligado em ponto morto por uns quinze minutos pela manhã antes de sair. Parei o carro, desliguei imediatamente (água saindo em profusão pelo ladrão do vaso expansor), chamei o meca (domingão, uma e meia da tarde ) e constatamos que o problema é na válvula termostática que provavelmente travou além do viscoso do hélice do ventilador do radiador que vimos hoje cedo após rodar uns mil e quinhetos metros, ponteiro do marcador de temperatura no meio, estava simplesmente livre de tudo quando na verdade, deveria apresentar resistência ao girar.
    O que mais me chamou a atenção foi "descobrir" que o sensor de temperatura do motor não é no bloco e sim junto à válvula termostárica ! Ou seja, se o ponteiro quase chegou no vermelho, imagina a temperatura que estava no motor. Felizmente, testamos hoje cedo e constatamos que os anéis não colaram (se isso acontecesse, haveria compressão no cárter e consequentemente, "sopraria" ao abrir a tampa do óleo).
    Enfim, fica o alerta para que observem sempre o comportamento da viatura e não dêem bobeira no quesito temperatura.

    Abs,

    Aurélio
    Lembrei de um amigo de Sampa que teve que fazer o motor, por conta do superaquecimento não observado, ou melhor, detectado erroneamente por conta dessa configuração de na retífica mesmo instalou um sensor de mercúrio no bloco do motor 5L. Pode ser uma boa idéia.

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