Valeu Newton.
Humberto
Versão Imprimível
Yourg,
A minha aconteceu o mesmo problema após usar um aditivo STP. O representante da STP disse que o tanque poderia estar sujo e por isso o aditivo fez com que a borra se soltasse das paredes do tanque e fosse pra bomba injetora.
Mandei lavar o tanque. Não tem dreno, mas é bem tranquilo de soltar. Tem duas cintas que o prendem e uma braçadeira.
Mas o pior é que o problema não foi resolvido.
Levei o carro na BOSH, que fez uma revisão na bomba, limpou e trocou várias peças internas.
Ficou zero! Gastei 600 reais e nnca mais tive problema nenhum.
As dicas do técnico da BOSH:
1- Abasteça somente no mesmo posto, e fuja das promoções mágicas;
2- Jamais ande na reserva: é isso que acaba com a bomba;
3- Troque o filtro de combustível a cada 10 mil.
Fazendo isso não tem com o que se preocupar. E outro bizu que aprendi sofrendo foi que, durante uma viagem onde vc precisa abastecer, procure um posto dentro de alguma cidade. Se tiver mesmo que abastecer na estrada, procure um posto com bastante movimento de caminhões (ninguém melhor que um caminhoneiro pra atestar a qualidade do diesel...).
Espero ter ajudado.
Abraço!
Brenno
Alguém sabe onde encontro a moldura do painel da Prado modelo 1 din? Quero tirar o rádio antigo da Toyota e colocar um simples da Pionner.
Navegando por aí achei a seguinte informação:
"Independente do que te falarem do óleo especificado pela Toyota,tenha em mente que a Toyota NÃO É uma fabricante de óleo. Ela compra óleo de indústrias petroquímicas (Petrobras por exemplo) embala e vende como óleo original Toyota, cobrando o dobro ou triplo , é claro. Outra coisa: TODOS os óleos fabricados no Brasil são Petrobrás. As demais ( shell, esso, ypiranga, etc ) compram da Petrobrás e embalam. A Petrobrás tem um bom óleo, com especificações internacionais que vc pode usar tranquilamente em seu Toyota , como uso no meu Honda."
Tem lógica, e aí, podemos confiar?
Cara, tambem estou batendo cabeca com essa historia. Mas ja ouvi falar de alguns que quando se usa o S500 por um tempo prolongado (é claro que é o nosso caso, pois nao existia o S50) quando se comeca a usar o s50 ele vai soltar toda borra que esta no sistema. Nao me pergunte o porque.
Pelo que eu sei a bomba da Prado é controlada eletronicamente, mas nao é um Commom Rail. Acho que seria um misto de BI mecanica com common rail, estou certo?
O grande vilao do nosso diesel é mesmo o Biodiesel de sebo animal.
Newton,
Você tinha razão: o nível de óleo do câmbio estava alto. Isso fazia com que as engrenagens ficassem imersas e agitando o óleo. Uma vez o óleo agitado, ficava mais aerado e dificultava as trocas.
Estava trocando o óleo do motor e encontrei um mecânico renomado aqui na cidade. Ele verificou o nível e constatou que estava 1 cm acima do max com o motor quente. Aí foi fácil. Foi só tirar o bujão do câmbio e drenar 1 litro, o excesso.
O que me encuca é que a concessionária me cobrou 7 litros na troca. Será que eles tiraram 7 litros do óleo usado? Ou tiraram 5 e colocaram 7? O fato do radiador ter estourado pode ter ligação? Que ele estava comunicando os fluidos é fato. Mas daí a romper-se bruscamente não é estranho. Será que foi alta pressão do fluido.
Uma certeza eu tenho: a concessionária queria abrir o câmbio para descobrir que o nível do óleo estava alto. ISSO É OUTRO FATO.
Agora estou feliz novamente. Depois de uma acelerada suave basta aliviar o acelerador e ela troca de marcha. Ou, seguro acelerando e ela troca a 3000 RPM, aprox.
Valeu!
Que bom que tudo foi resolvido, apesar de 4 marchas, o câmbio automático da Prado é bastante inteligente, não da tranco nas trocas e nem fica indeciso, comprei três litros de fluido do câmbio(ATF IV 50 reais/L na ccs) pra fazer uma troca parcial já que a coloração ao puxar a vareta está como nova.
Sobre o painel, entrei em contato com o reclame aqui dia 30 ou 31 e hoje a concessionária ligou para agendar uma olhada no manual, painel, nota fiscal etc, já é um bom sinal!
Estou planejando a próxima viagem de férias com a família (7 pessoas) para Maceió, saindo do RJ. Não preciso nem dizer que de carro sai infinitamente mais barato que de avião, sem contar que podemos conhecer outros lugares pelo meio do caminho. Qual a rota mais segura, BR 116 ou a 101?