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Como instalei intercooler frontal na minha SW4 ....
Gostaria de compartilhar com os colegas a instalação de um intercooler na minha Hilux SW4 2001 que consegui montar totalmente sozinho, na casa da minha sogra mesmo, e cujo ponto forte foi o baixo custo da sua instalação, já que consegui comprar o intercooler a um bom preço e o material de instalação na Aerotetic (AEROTETIC )em Porto Alegre, onde encontrei os melhores preços para mangueiras e tubos.
Inicialmente, eu tinha a intenção de instalar um intercooler sob o capô, cheguei inclusive a comprar um da D4D nova, mas surgiu inesperadamente a possibilidade de entrar uma grana extra e o projeto parou, porque pensei em vender a 2001 e adquirir uma do modelo mais novo, já equipada com intercooler. Entretanto, a grana extra acabou não se concretizando imediatamente e voltei a pensar no projeto, mas agora com mais calma. Eu vendi o intercooler da D4D para um colega forista aqui do Rio mesmo.
Retomado o projeto, pesquisei bastante tanto aqui no forum, como em sites estrangeiros, a melhor forma de instalar o intercooler e prós e contras da instalação frontal x sobre o capô.
Acabei optando pela instalação frontal, por que na instalação sob o capo, eu optaria por fazer um sob medida, o que sai caro, e também cortar e pintar o capô para instalar um scoop para entrada de ar.
Apesar da instalação frontal ser um pouco mais trabalhosa, ela permite voltar a configuração original da SW4 com muito enpouco trabalho.
Estabeleci tão para o projeto algumas premissas que seriam seguidas para ter a melhor instalação possível.
1) O intercooler deveria ter um correto dimensionamento e ser o mais comprido possível para aproveitar ao máximo a entrada de ar inferior do para-choque dianteiro. Vi que o intercooler da Maxcooler segue este princípio, ele é comprido e estreito, não adiantando muito o intercooler ser muito alto devido a falta de ar frontar para refrigerar o mesmo. A falta de altura foi compensada por um intercooler com mais profundidade.
2) O roteamento da tubulação deveria ter o mínimo de curvas e ser o mais curto possível, de forma a minimizar o percurso que o ar percorre desde a saída da turbina até o coletor de admissão. Acabei encontrando um caminho para a instalação totalmente diferente de tudo o que já havia pesquisado, mas que evitou muitas voltas para passar a tubulação sob o chassis na parte da frente das longarinas da SW4. Nas fotos da instalação dá para ver este roteamento na parte do motor.
3) Para dar uma ajuda ao intercooler, resolvi instalar um tubo aletado bem ao lado da ventoinha do motor, este tubo já dissipa parte do calor da saída da turbina antes mesmo que o ar chegue na entrada do intercooler. E funciona, porque quando se coloca a mão perto do mesmo se vê que o mesmo está bem quente....
Em relação ao dimensionamento, observei que o intercooler da Prado não é tão grande, possui 335mm (13") x 230mm (9") x 60mm de profundidade, com entrada de 50mm e saida de 65mm.
Procurei encontrar um um pouco maior para compensar a perda de carga na tubulação de instalação e acabei importando um dos USA, comprado via Ebay, que atendeu perfeitamente os critérios de dimensionamento e baixa perda de carga. Ele possui 534 mm (21”) de comprimento, cerca de 180 mm de altura (7”) e profundidade de 70 mm (2 1/2”).
Se observarem a foto do mesmo instalnado na frente do veículo, dá para perceber que nada mais comprido que isto encaixaria no veículo.
Esta tubulação é em parte ainda provisória, porque vou substituir vários trechos por tubos de aço inox polidos.
A vantagem desta instalação inicial é que a flexibilidade dos tubos de borracha ajuda muito a se chegar a montagem ideal.
Ë importante ressaltar que é necessária a confecção algumas peças adicionais, como o um suporte para a TBI, uma flange para o coletor de admissão e um suporte para o intercooler, sob medida para viabilizar a instalação. Este suporte que desenvolvi é aparafusado em furos já existentes da fixação do parchoue e do radiador.
Estou a disposição dos colegas para tirar dúvidas e ajudar aqueles que queiram efetuar uma instalação deste tipo em seus veículos.
Abraços a todos...
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Mais fotos da instalação do intercooler na SW4
Seguem mais algumas fotos da instalação......
Um abraço
Como instalei intercooler frontal na minha SW4 ....
Segue o link do E-Bay conforme solicitado. O intercooler pode ser de qq fornecedor,r desde que seja um com dimensões de 28x7x2.5".
UNIVERSAL FRONT MOUNT TURBO INTERCOOLER FMIC 28x7x2.5" | eBay
O intercooler lá é muito barato, o que pega é saber como despachar para nosso país, o que pode ser feito pelos correios.
Um abraço