eu topo
mas acho que qto mais pior.....pra esse caso... na receita deve ser mais complicado!
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eu topo
mas acho que qto mais pior.....pra esse caso... na receita deve ser mais complicado!
Para a compra poderia ser realmente um bom negócio, mas para despachar para o Brasil tantas peças juntas, com certeza iria chamar a atenção da receita...
Parece que havia uma demanda reprimida de instalação de intercoolers, em parte por conta da dificuldade de achar um e pelo preço desta peça aqui.
Se todos que consultaram realmente comprarem e instalarem o mesmo, vamos ter uma boa safra de veículos de foristas com este equipamento instalado......
Boa sorte a todos em seus projetos!
Jorge Rodrigues
Jorge,
Mais um querendo eheheh, pode enviar o procedimento para feitosac@terra.com.br.
Tenho uma sw4 2001 tambem, quando for ao Rio, posso ver in loco como ficou a sua ???
Abs.
Oi, Carlos, o procedimento foi enviado para seu mail. Quanto a ver a minha SW4 in loco, sem problemas, só peço que aguarde um pouco, pq estou ainda no início de recuperação de uma cirurgia, onde ganhei umas placas e parafusos na perna devido a uma fratura que sofri. Ainda vou ou médico para efetuar a primeira revisão e por enquanto estou com minha movimentação bem limitada..
Aviso assim que eu estiver liberado, ok?
Um abraço
jrsilva, boas melhoras ai cara. Se cuida.
Diz uma coisa. O local onde ficou o seu intercooler não fica muito sussetivel a acidentes em off road? Qual o ano da sua? Sera que cabe neste local na 93? Não tem que mudar nada na frente?
Agradeço colaborações
Edu
Edu, se eu fizesse offrod pesado eu instalaria o intercooler em cima do motor. Eu cheguei a encontrar um site estrangeiro que dizia os prós e contras e cada tipo de instalação mas não achei para te enviar. Como eu uso mais estrada mesmo, para mim a frontal atende bem e permite voltar o veiculo a sua originalidade facilmente.
Quanto a instalação, o intercooler ficou bem atrás do parachoque, mas ainda a uma distancia boa da face frontal do mesmo. Se acontecer um acidente vai depender do quanto danificou a frente....o que posso dizer é que a tubulação, no meu caso, não passa por baixo das longarinas na parte da frente, o que é comum, o que já ajuda bastante a evitar problemas.
A minha é 2000 modelo 2001. Quanto a se cabe neste local, na 93, sinceramente não sei, vc teria que desmontar o parachoque e medir o espaço livre , que foi o que fiz antes de comprar o meu, para ver se cabe.
Eu não mudei nada na frente, os suportes do intercooler que fiz prendem nos próprios parafusos que prendem o parachoque e em furos de uma travessa na frente do radiador, dá uma olhada de novo nas fotos que vc vai perceber estes detalhes...
Eu gastei bastante tempo estudando como fazer antes, definindo e testando caminhos para a tubulação, vendo como fazer o flange de acoplamento no coletor, suporte para tbi, etc..
Recomendo dar uma boa avaliada geral antes de comprar e iniciar a instalar, para não ter surpresas de última hora.
Sds,
Jorge Rodrigues
Boa jorge! acho que o intuito do saite é esse mesmo: "Descobrir o caminho das pedras e passar para quem vem atrás" e se não for pedir muito gostaria que vç me mostrasse esse caminho que vç descobriu, e se um cara como Serjão está interessado é porque intercular minha sw4 2002 vai ser uma boa. meu email é: castrocarlos2003@ig.com.br . Valeu cara!
Vlw Jorge! recebido e entendido. minha dúvida agora é onde encontrar o material para a adaptação, como por exemplo esse tubo aletado que eu não conhecia, vç acha que ele potencializa o resfriamento em quantos porcento? acho que aqui em Natal vou ter dificuldade de encontrá-los. Outra dúvidada é em relação ao rendimento do intercooler, qual a sensação/constatação em diferentes situações como cidade,estrada,trilha,beira de praia,etc...? gostaria que vç e outros colegas foristas que fizeram a adaptação colocassem seus relatos para que não existissem mais dúvidas em relação ao questionamento no tópico. Mais uma vez brigadão Jorge!
Oi, Carlos, vamos lá por partes.....
Em relação ao material para adaptação mais comum, eu o comprei na Aerotetic em Porto Alegre,
veja o site em AEROTETIC. O preço deles é o melhor que pesquisei e o atendimento muito bom.
O tubo aletado eu também comprei no EBay via este link:
Pre-Intercooler Cooling Pipe - 2.0" | eBay
Eu acho que ele ajuda mas não faz milagre, pq na primeira vez que dirigi, ao chegar em casa o tubo estava bem quente, indicanto a retirada de calor do sistema.
O restante do material é de tubos de 2" e braçadeiras que são materiais fáceis de achar.
A parte mais complexa é o o flange, que nos caso dos carros já com turbo, precisa ser desenvolvido para ser instalado no coletor de admissão para receber a tubulação.
Agora quanto a sensação, rendimento, etc, ainda não posso falar muito, pois mal acabei de instalar o mesmo tive um problema (fratura) que me causou uma cirurgia e não estou podendo dirigir para aferir. O que senti quando dirigi o veículo é que o motor fica mais elástico, e funciona melhor, mais solto especialmente na faixa dos 100-120 Km/Hr.
Outra coisa é que ele está claramente funcionando mais frio, mas isto pode ter sido causado tb por uma limpeza e troca de fluidos do sistema de refrigeração que fiz.
Eu tb não espero melhora de desempenho na cidade no trafego pesado, pq como o sistema está instalado, se precisa de velocidade para resfriar o ar no intercooler.
Mais tarde eu devo instalar ventuinhas elétricas no mesmo e aí sim o resfriamento ficará garantido em qualquer situação.
Em relação aos outros colegas postarem suas impressões, eles já o fizeram ao longo deste tópico, só é preciso tempo para ler o mesmo com calma mas até onde observei todos colocaram como positiva a experiencia.
Eu tb tenho vontade de instalar termopares para medir as temperaturas na saida da turbina, do tubo aletado e na saida do intercooler, mas isto é algo para bem mais tarde.
Era o que eu tinha a responder no momento...
Um abraço
Jorge Rodrigues
Valeu as dicas.
Os prós e contras da para deduzir boa parte. De um lado, o frontal, tem eficiência de refrigeração, discrição e facilidade de retornar ao original e não corta o capo. Em cima tem vantagem de reduzir a tubulação, e fica mais protegido.
Agora quanto a caber na minha 93, este ai não cabe. Medi da saia plástica até os ferros, acho que é o chassi ou suporte do ar, só tem 4 a 5 cm. Tem uma foto no post 165 deste tópico, enviado pelo Aurélio, que tem um 93 com intercooler na frente. Não dá para ver os detalhes, mas a dele tem parachoque de impulsão e não sei se o cooler ta encostando na saia ou se ele adiantou o parachoque. A minha realmenta acho que não ia ficar bom.