Ufa ! Bom saber que é simples. Posso ate instalar o radiador e isolar para não entrar sujeira, para depois pensar em usar para resfriar algum óleo..
Versão Imprimível
Sandro, gostei da opção. Mais simples que cambio, visto que o motor já tem a bomba de óleo e etc.. vou dar uma pesquisada melhor em como seria a instalação. Já vi num jipe de um amigo, mas faz tempo e não lembro.
O bom que essa aplicação parece bem em conta, acredito que os custos (além do adaptador já citado) seriam mangueiras e conexões somente, certo?
E as vantagens são reais mesmo para esse radiador de óleo do motor? (numa pesquisa rápida no google vi muitos VW AP, e opala 6cc usando esse radiador de óleo do motor)
abraços!
Rubens se a sua usa o filtro PH5123 da fram então a rosca é M24x1,5 mais dificil de achar a flange, mais se usar o filtro PH 3614, a rosca é 3/4x16 aí a flange do VW AP serve.
Por acaso vc sabe a que temperatura a agua e oleo da sua SW trabalha. Na minha HDJ eu isntalei um termometro no óleo e notei que ele trabalhava numa temperatura mais baixo que a agua, oleo +- 70 e poucos e a agua +- 86, mais tinha 10 lts de oleo no carter, talvez por isso?
Ja na Parati 1.8 q tenho o óleo trabalha até uns 130 enquanto a agua no maximo 100.
Vamos por partes Leonardo Dic,
Vou pesquisar sobre o código do filtro, se for a mesma flange do AP, ótimo! Vai facilitar bastante.Citação:
Rubens se a sua usa o filtro PH5123 da fram então a rosca é M24x1,5 mais dificil de achar a flange, mais se usar o filtro PH 3614, a rosca é 3/4x16 aí a flange do VW AP serve.
Então, a lógica é a seguinte: Preciso primeiro saber a temperatura de trabalho da agua e do óleo. Caso a agua trabalhe numa temperatura maior que o óleo, o radiador ao invés de esfriar vai esquentar ainda mais o óleo do motor, certo?Citação:
Por acaso vc sabe a que temperatura a agua e oleo da sua SW trabalha. Na minha HDJ eu isntalei um termometro no óleo e notei que ele trabalhava numa temperatura mais baixo que a agua, oleo +- 70 e poucos e a agua +- 86, mais tinha 10 lts de oleo no carter, talvez por isso?
Ja na Parati 1.8 q tenho o óleo trabalha até uns 130 enquanto a agua no maximo 100.
Vou pesquisar sobre essa temperatura do óleo do motor. Essa semana deve chegar o termômetro extra p temperatura da água (racetronix) , semana que vem devo instalar e ai já começo e monitorar. Provavelmente devo fazer a troca no radiador logo e ir pesquisando sobre como aproveitar o radiador de óleo.
Meu medo é com essas adaptação, criar um ponto a mais para quebra/defeitos/manutenção. O ganho resfriando o óleo do motor é considerável?
abraços e obrigado !
Depende...
O motor é projetado para trabalhar em uma faixa de temperatura X e que utiliza o óleo Y para mante-lo lubrificado adequadamente. Tanto um quanto outro trabalham em conjunto para manter tudo funcionando corretamente. Em locais muito frios pode resfriar o óleo mais do que deveria que trabalhando mais frio pode se tornar muito grosso e não lubrificar o motor como era projetado para tal. A 1a coisa que acontecerá será falta de óleo nas partes que precisam dele fino, os tuchos hidráulicos. Por outro lado em locais quentes ou para motores com problemas crônicos de aquecimento, como os MIT 2.5 diesel, pode ser uma boa solução. Mas antes de fazer a adaptação eu estudaria melhor os prós e contras.
Ei de estudar bastante! Acho que vou seguir os planos de colocar o radiador novo, instalar o racetronix, colocar aditivo + agua desmineralizada e assim findar o assunto arrefecimento. Vou isolar esses caninhos para nao entrar sujeira. Nesse meio tempo, pesquiso sobre o assunto, e se for bom para o motor e para o meu bolso, eu faço..rs.
abraço!
Rubens acho besteira fazer esse oleo passar por dentro do radiador. Se fosse pra montar um radiador de oleo mesmo até concordo. Mais esse motor não tem histórico de aquecimento, então deixa quieto.
Boa noite, Rubens
Conversei lá na CCS a respeito dessa mistura de água desmineralizada e aditivo e eles desconhecem. Recomendaram o aditivo Toyota, sem a água. No manual da minha SW4 também recomenda dessa forma (apenas aditivo). Li alguns tópicos aqui no fórum que aconselham exatamente essa mistura aditivo + água desmineralizada. Será que devemos desconsiderar a recomendação do manual? Já adianto que acabei seguindo a orientação aqui do fórum, mas fiquei com a pulga atrás da orelha!!
Abço
É que existem dois tipos de aditivos...um que é diluido, pronto para uso...e outro já é concentrado, tem que ser diluido em água pura (destilada, desmineralizada). A proporção normalmente é 50/50...ou como mandar o rótulo.
nesse ponto não tem bicho de sete cabeças.