Postado originalmente por Caio Rivetti
All,
voltando ao assunto de onde colocar a saida do respiro do carter, acabo de aprender com o pessoal da TA Diesel e da Mitsubishi que ao contrario do que foi dito anteriormente, não devemos de maneira alguma colocar o respiro na tubagem de admição da turbina, e sim direcionala para a atmosfera.
Ai vai a explicação:
1-) O rotor da parte fria da turbina foi feito para trabalhar com ar limpo e não vapores de oleo, com o esquenta e esfria esses vapores se condensam e acabam formando acumulos de borra na turbina causando um mal funcionamento e desgaste prematuro da mesma.
2-) O sistema de "retentores" das turbinas funcionam com vacuo, que impede que o oleo da lubrificação passe para o rotor. Os vapores de oleo vindos do respiro sendo sugado por esse vacuo acabam passando por esse "retentor" e acabam prejudicando essa vedação e a propria lubrificação da turbina, diminuindio sua vida util.
3-) o respiro do carter foi projetado para trabalhar apenas com a pressão da expanção dos gases devido ao aquecimento do motor, e não com uma pressão negativa como no caso do respiro estar ligado a admição da turbina, o aumento dessa pressão negativa , causada por um filtro de ar sujo, pode causar ocasionar desgaste nos retentores de valvula e ate a falta de lubrificação em algumas partes do motor.
Acho que ficou claro o porque devemos retirar o respiro da admição e direcionalos para a atmosfera.
Para os que argumentarão que nos veiculos novos o respiro é direcionado para a admição, isso foi imposto no final da decada de 80 ou 90, por motivos de poluição, não levando em conta a performance do motor.
Não sei quanto a voces, mas a minha nunca mais vai andar com o respiro ligado a admição.
PS. não se esqueçam de tampar o orificio na tubagem de admição de onde for retirado o respiro