Augusto,
Acho que o pessoal não pisou na bola não, falei com varios preparadores de carros de corrida e me falaram a mesma coisa, todos jogam o respiro para a atmosfera.
Concordo com voce, quando diz que é incorreto jogar esses vapores na atmosfera, e que esses gases são nocivos a ela, mas isso nada tem a ver com a performance e a durabilidade do equipamento, trata-se apenas de uma legislação ambiental. Como o que ocorreu quando proibiram a adição de chumbo na gasolina, pararam de poluir, mas o rendimento dos motores caiu muito, o mesmo com a adição de alcoool a gasolina, melhorou muito a emissão de poluentes, aumentou o rendimendo, mas diminuiu a durabilidade de varias peças.As leis ambientais na maioria dos casos andam na contramão da performance e durabilidade dos motores.
Sei que nossos motores, e todos os outros motores modernos (independente de serem turbos ou não) vem com esse respiro ligado a admição.Quanto a pressão negativa, a dos motores aspirados é bem inferior a dos motores turbinados, e QUANDO O FILTRO DE AR ESTIVER OBSTRUIDO será infinitamente maior dentro do carter, podendo provocar danos.
Tive a oportunidade de retirar e desmontar o meu turbo apos 80000km e realmente existiam encrustrações de oleo, tanto na turbina quanto na borboleta da admição.
Jamais falei para quem tem veiculos originais retirarem os respiros dos seus devidos lugares, em meu topico anterior a minha intenção era apenas esclarecer aos colegas o que acontece com essa ligação. Mesmo porque é muito dificil quantificar a diminuição da durabilidade devido a essa ligação.
O que aconteceu é que tive que trocar o rotor de minha turbina, POR OUTROS MOTIVOS, e quando recebi as instruções de montagem, isso era um do itens que deveriam ser cumpridos para que eu tenha a garantia da mesma.
MAIS UMA VEZ, PARA O NOSSO COLEGA DEMIL, NÃO ESTOU ACONSELHANDO A RETIRAR O RESPIRO DE SEU DEVIDO LUGAR.
Augusto, parabéns pela viagem ao sul, belas fotos. Espero poder te conhecer em algum ENT, ou outro evento para podermos trocar ideias sobre nossas Toys, quando vier a SP ou precisar de algo daqui é só avisar. Saiba que tem um lar Toyoteiro pronto para acolher os colegas.