Pressão do turbo na hilux 2.8
Citação:
Postado originalmente por
Celsogvs
Amigos, tenho uma SW4 ano 93 que comprei já com turbina IHI.
Fiz uma viagem de BH para Uberlândia em outubro e fiquei muito decepcionado. Como irei viajar para Goiânia na próxima semana, resolvi verificar turbina e bomba pra ver se melhora.
O mecânico disse que o desempenho está normal, que Hilux 2.8 é assim mesmo, como não tenho outra para comparar, vou ver o resultado na próxima semana indo para Goiás.
Augusto, qual a pressão máxima do seu turbo?
Abraços,
Celso Faria
Belzonte-MG
Grande Celso Faria,
Estamos te esperando aqui por Goiânia, dê (inhh) um alô quando chegar.
O mecânico que falou que a 2.8 é assim mesmo, não estava com vontade de ajudar, na verdade eu acredito que a minha acelera quase igual ao 2.8 mwm que eu tinha em uma S10, a diferença é o escalonamento do câmbio, que na S-10 é mais longo e aproveita melhor o turbo. Para vocês fazerem uma ideía, outro dia, arranquei no sinal ao lado de uma S10, de um malinha, que saiu fazendo racha comigo, então eu para experimentar topei, ele arrancou junto e quando a minha estava a 4.300 giros, trocando marcha, ele ainda estava puxando a primeira, coloquei segunda e encostei nele, mas quando ele esticou a segunda, a minha terminou a segunda, a terceira e já tava de quarta, enquanto ele puxava a terceira e distanciava, pelo escalonamento das marchas. mas quando eu trocava as marchas, chegava a encostar, só que não tinha elasticidade.
Isso ocorre porque o turbo precisa que o motor esteja fazendo força, senão ele não enche, as vezes não dá nem a pressão que daria em uma viagem, pelas marchas serem muito curtas e o motor disparar muito rápido.
Celso, eu uso a pressão de 0,8 e estou pensando em passar para 1.0, porque vou alongar o diferencial, já estou com os conjuntos para isso.
0,5 de pressão não acorda o motor, você precisa de um pouco mais, ai ela se transforma, principalmente na estrada, quando se está de 5 marcha.
Celso, 110/120 eu paro atrás de caminhão na subida, acelero e chego nessa velocidade.
A minha anda bem até 140 km/horários, apenas acho um abuso andar com quase 4000 giros, tenho a impressão de que estou forçando o motor, mas isso não gera nenhum aumento de temperatura ou consumo de óleo, apenas o consumo vai para 8 km/litro, isso vai.
Eu hoje não sinto falta de potência, apenas quero o motor girando menos, aproveitando o torque e a potência que a turbina e o intercooler proporcionam.
Talvez você tenha no intercooler uma melhoria significativa do torque, isso melhora ela muito nas viagens.
Eu já estou negociando o LDA, acho que no começo da semana que vem, ele já vai estar instalado, pelo que eu vi é o mesmo que vem nas 3.0 turbinadas de 97 para frente, aliás, a bomba injetora é identica, inclusive no 14B da bandeirante, mudando apenas alguns agregados.
Gulherrme,
Eu sou muito conservador, para fazer um furo fico me remoendo todo.
Eu já coloquei o radio VHF, tirando aquele acabamento abaixo do painel, na frente das alavanca de marchas, onde serviu o radio FT2800 yaesu e vou colocar também o PX embaixo, falta fazer depois o acabamento lateral, porque esta mostrando os ferros da estrutura, mas esta ficando muito bom.
Quanto ao intercooler, a posição é a melhor que existe, já fiz algumas trilhas e não pega fácil e proporciona uma troca fabulosa de temperatura, eu já parei diversas vezes após longos trechos de subida e colocando a mão nas laterais do intercooler, senti a diferença de temperatura, de um lado (entrada) você queima os dedos, do outro ´(saída), a temperatura é ambiente ou pouco maior, estou muito satisfeito com os resultados.
Leonardo,
confere essa furação da GT 25 e da IHI, porque se puderem ser trocadas, mantendo o coletor, vai ser ótimo para você e para o Aurélio, e até para mim, analisando sua experiência poderei trocar a turbina quando quizer.