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TEMPERATURA DE SERVIÇO MOTOR TOYOTA 2.8 e 3.0

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  • 15/08/2013, 14:46
    sandro_ventania
    Citação:

    Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    SANDRO_VENTANIA

    Com todo respeito , não concordo com vc , TEM QUE FUNCIONAR CERTO .

    Guilherme... concordo com você...he he he!
    Mas muitas vezes deixamos de curtir o bom, perseguindo o ótimo.
    Mas no caso o Marcos falou em 7 graus...aí não é bom, é péssimo...he he he.
    O problema é a falta de estabilidade da tensão...o problema pode estar no regulador de voltagem do carro, mas mesmo assim o termometro era para possuir um ótimo regulador de voltagem, pois o aparelho precisa ter uma tensão de referencia para poder medir certo a temperatura, se essa tensão oscila a medida também oscila.
    Isso pode ser uma falha de projeto do termometro...ou de alguns do lote.
  • 15/08/2013, 18:09
    Marcos Carvalho
    Novidades................

    Liguei hoje para o Donatti a perguntando qual a variação de voltagem que o Spia pode trabalhar, me informou entre 7 e 15 volts, portanto não há necessidade de colocar um regulador de tensão, após explicar tudo que já tentamos ele pediu que eu fizesse mais alguns testes na viatura, como sei que os eletricistas com mais boa vontade que tenham não querem perder muito tempo com isso e nem nós R$, arregacei as mangas, desmontei o tabelier e desfiz a ligação do positivo do Spia; em seguida conectei o positivo dele direto com a pólo positivo da bateria porém o defeito continuou...............então Donatti pediu para que eu desligasse o negativo também e ligasse só ele no pólo negativo da bateria..........mesmo defeito; depois pediu para eu ligar o terra do Spia diretamente na carcaça do motor e o positivo na bateria.............continuou, por fim pediu para ligar o positivo e o negativo diretamente com a bateria............continuou mais só que agora com menos intensidade, ou seja,ficou variando 1 ou 2 graus com tudo ligado, bem menos que os 5 a 7 anteriores (com vários equipamentos ligados). Donatti então falou que feito tudo isso só restaria fazer uma modificação no projeto em bancada e me mandaria um protótipo para testes. Foi quando eu tive a idéia, graças ao bom Deus, de fazer a última tentativa restante, a única coisa que eu não tinha feito depois de tantos testes e retestes, isolei o negativo do spia...............”EUREKA” deu certo,não variou nem mais um cabelinho de sapo, mesmo ligando uma substação da chesf.........ficou bom, finalmente....... nem acreditei. Portanto colegas, quem estiver com esse defeito, é só isolar o negativo do Spia e o problema é solucionado (Eduardo e Dr. Guilherme podem mandar brasa na SW e no Engesa) .
    A explicação é a seguinte, o fio marrom que vem do sensor instalado no bloco (no caso do Spia) ou no sensor na água (no Race), já faz o papel do terra, portanto ele serve como negativo perfeitamente; agora quem instalar dessa forma e não funcionar é porque tem que se verificar o aterramento do motor. Donatti falou que já vai mandar os novos modelos, que estão sendo encomendados pelos colegas do fórum sem o negativo (apenas o do sensor) corrigindo assim possibilidades de problema. Aproveitando seguem no próximo post fotos de como ficou o novo modelo Spia em minha viatura.
  • 15/08/2013, 18:35
    Marcos Carvalho
    5 Anexo(s)
    Anexo 426367Anexo 426368Anexo 426369Anexo 426370Anexo 426371

    Como os colegas podem ver, na sequência a primeira foto a "bagaceira".........rs, em seguida o novo modelo do Spia, como não tendo mais o copinho grande, fica mais fácil de embutir em um espaço qualquer, no meu caso coloquei o visor logo abaixo do isqueiro e ao lado das tomadas, não furei nada apenas afastei um pouco o console para passar o fio conservando a originalidade do tabelier, quanto ao botão menu + rele + sirenes que ficam numa caixinha a parte, coloquei solta, atrás da tampa dos fusíveis, para mim ficou prático, fácil visual ao dirigir e fácil acesso ao menu.
  • 15/08/2013, 18:48
    Eduardo Schaefer
    Valeu Marcos, já anotei aqui e vou mostrar para o cara da instalação amanhã ou segunda como ele marcou .Abraço e esperando que dê certo
  • 15/08/2013, 18:49
    sandro_ventania
    Muito bom Marcos, Parabéns!
    Problema ruim de digerir, quem diria que em um aparelho simples desse isso aconteceria...diferença de potencial nos diferentes pontos de ligação do negativo.
  • 15/08/2013, 19:05
    Marcos Carvalho
    Citação:

    Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Muito bom Marcos, Parabéns!
    Problema ruim de digerir, quem diria que em um aparelho simples desse isso aconteceria...diferença de potencial nos diferentes pontos de ligação do negativo.

    Pois é Sandro, parabéns para todos os colegas que interagiram neste caso, de tanto fuçarmos descobrimos o problema através do método muito usado pelos nosso ministros da economia.....tentativa e erro.........rs.
  • 16/08/2013, 08:20
    EduardoSW
    Marcos,

    Parabéns pela insistência, persistência e inteligência.....kkkkkk....Mas confesso que ainda fiquei com uma dúvida em relação à instalação que você fez......Você tirou o + direto da bateria? Instalou algum fusível para proteção e chave liga-desliga em série para o acionamento, ou foi direto mesmo?

    É muito proveitosa essa troca de experiências.....Vou correr atrás do modelo que havia visto no ebay (Digital Temperature Controller Gauge Alarm Engine Watchdog Car Overheating Probe | eBay) e creio também dará certo....Qdo instalar, posto aqui o resultado.....Deve demorar um pouquinho.

    Mais uma vez parabéns a todos.

    Eduardo.
  • 16/08/2013, 09:19
    Marcos Carvalho
    Citação:

    Postado originalmente por EduardoSW Ver Post
    Marcos,

    Parabéns pela insistência, persistência e inteligência.....kkkkkk....Mas confesso que ainda fiquei com uma dúvida em relação à instalação que você fez......Você tirou o + direto da bateria? Instalou algum fusível para proteção e chave liga-desliga em série para o acionamento, ou foi direto mesmo?

    É muito proveitosa essa troca de experiências.....Vou correr atrás do modelo que havia visto no ebay (Digital Temperature Controller Gauge Alarm Engine Watchdog Car Overheating Probe | eBay) e creio também dará certo....Qdo instalar, posto aqui o resultado.....Deve demorar um pouquinho.

    Mais uma vez parabéns a todos.

    Eduardo.

    Eduardo, a ligação direta para bateria foi só para testes, o Spia não ficou ligado desta forma e sim como vem no manual, + pós ignição, a única diferença é que eliminei o negativo do Spia ligado ao chassis, o negativo do sensor no bloco do motor já resolve o problema e o aparelho funciona perfeitamente.
  • 16/08/2013, 22:53
    Ezahn
    Citação:

    Postado originalmente por EduardoSW Ver Post
    Marcos,

    Parabéns pela insistência, persistência e inteligência.....kkkkkk....Mas confesso que ainda fiquei com uma dúvida em relação à instalação que você fez......Você tirou o + direto da bateria? Instalou algum fusível para proteção e chave liga-desliga em série para o acionamento, ou foi direto mesmo?

    É muito proveitosa essa troca de experiências.....Vou correr atrás do modelo que havia visto no ebay (Digital Temperature Controller Gauge Alarm Engine Watchdog Car Overheating Probe | eBay) e creio também dará certo....Qdo instalar, posto aqui o resultado.....Deve demorar um pouquinho.

    Mais uma vez parabéns a todos.

    Eduardo.

    Chara, este aparelho do link é o mesmo que eu uso de aquário, mas custa mais de 3x!!!!! Este meu funciona 100%, só tem que fazer uma abraçadeira ou uma pecinha para fixar. Veja:

    New Automatic Digital Temperature Controller Thermostat 12V Control Switch Ea | eBay
  • 19/08/2013, 01:28
    feitosac
    Citação:

    Postado originalmente por Marcos Carvalho Ver Post
    Eduardo, a ligação direta para bateria foi só para testes, o Spia não ficou ligado desta forma e sim como vem no manual, + pós ignição, a única diferença é que eliminei o negativo do Spia ligado ao chassis, o negativo do sensor no bloco do motor já resolve o problema e o aparelho funciona perfeitamente.

    Marcos,
    Obrigado pela solução, ainda bem que não instalei o meu ainda, agora já sei o que fazer.
    Abs.
  • 08/09/2013, 23:49
    Clandio
    Boa Noite pessoal.

    Fiz uma viagem este final de semana, cerca de 250 km ida e volta. Estava quente por aqui e na viagem procurei manter a rotação do motor em 3000 rpm. Como já comentei aqui, tenho instalado o Spia eletrônico da Donatti com sensor no cabeçote. Este spia está configurado para disparar o alarme em 99ºC. Acontece que nessa rotação a temperatura passou dos 99ºC. Resolvi testar e insisti em manter a rotação, sempre cuidando a temperatura do Spia e do painel (marcador original).

    A temperatura do Spia chegou a 107ºC e no painel não moveu nada. Ficou coisinha abaixo do meio, como sempre.

    Já relatei aqui em algum lugar, que logo que comprei o ponteiro subiu um pouco acima do meio elevei num mecânico espec. toy e troquei radiador, fluido, tampa e tudo ok. Isso prova que o marcador original funciona (pelo menso o da minha VTR), embora ele suba muito rápido e fica fácil de causar algum dano no motor antes que se perceba.

    O meu relato aqui é para passar essa informação, QUE A 107ºC DE TEMPERATURA DO CABEÇOTE O TERMÔMETRO DO PAINEL NÃO SE MEXE NADA.

    Notem que meu sensor é no cabeçote e não na água.

    Algumas observações:

    - 3000 RPM é (ou deveria ser) normal para se andar com esse motor sem estar forçando ele.

    - se essa rotação é normal, está certo o marcador não passar do meio.

    - se as duas afirmações anteriores são verdadeiras, os 107ºC marcados no Spia é uma temperatura normal da superfície externa do cabeçote do motor.

    Aguardo comentários dos amigos.

    PS. Confesso que fiquei com medo quando marcou os 107ºC.
  • 09/09/2013, 06:37
    Glaicon
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Boa Noite pessoal.

    Fiz uma viagem este final de semana, cerca de 250 km ida e volta. Estava quente por aqui e na viagem procurei manter a rotação do motor em 3000 rpm. Como já comentei aqui, tenho instalado o Spia eletrônico da Donatti com sensor no cabeçote. Este spia está configurado para disparar o alarme em 99ºC. Acontece que nessa rotação a temperatura passou dos 99ºC. Resolvi testar e insisti em manter a rotação, sempre cuidando a temperatura do Spia e do painel (marcador original).

    A temperatura do Spia chegou a 107ºC e no painel não moveu nada. Ficou coisinha abaixo do meio, como sempre.

    Já relatei aqui em algum lugar, que logo que comprei o ponteiro subiu um pouco acima do meio elevei num mecânico espec. toy e troquei radiador, fluido, tampa e tudo ok. Isso prova que o marcador original funciona (pelo menso o da minha VTR), embora ele suba muito rápido e fica fácil de causar algum dano no motor antes que se perceba.

    O meu relato aqui é para passar essa informação, QUE A 107ºC DE TEMPERATURA DO CABEÇOTE O TERMÔMETRO DO PAINEL NÃO SE MEXE NADA.

    Notem que meu sensor é no cabeçote e não na água.

    Algumas observações:

    - 3000 RPM é (ou deveria ser) normal para se andar com esse motor sem estar forçando ele.

    - se essa rotação é normal, está certo o marcador não passar do meio.

    - se as duas afirmações anteriores são verdadeiras, os 107ºC marcados no Spia é uma temperatura normal da superfície externa do cabeçote do motor.

    Aguardo comentários dos amigos.

    PS. Confesso que fiquei com medo quando marcou os 107ºC.

    A água sob pressão eleva seu ponto de fervura.
    Ainda mais se estiver com aditivo adequado.
    Por isso, o que não pode ter no sistema é vazamento, para que não perca a pressão.
    Veja esse aditivo da Radiadores Visconde.
    Eleva o ponto de ebulição para 163° C.
    Aprovado perlo INMETRO.
    Existem outras marcas com características semelhantes.:concordo:
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