Postado originalmente por
Clandio
Boa Noite pessoal.
Fiz uma viagem este final de semana, cerca de 250 km ida e volta. Estava quente por aqui e na viagem procurei manter a rotação do motor em 3000 rpm. Como já comentei aqui, tenho instalado o Spia eletrônico da Donatti com sensor no cabeçote. Este spia está configurado para disparar o alarme em 99ºC. Acontece que nessa rotação a temperatura passou dos 99ºC. Resolvi testar e insisti em manter a rotação, sempre cuidando a temperatura do Spia e do painel (marcador original).
A temperatura do Spia chegou a 107ºC e no painel não moveu nada. Ficou coisinha abaixo do meio, como sempre.
Já relatei aqui em algum lugar, que logo que comprei o ponteiro subiu um pouco acima do meio elevei num mecânico espec. toy e troquei radiador, fluido, tampa e tudo ok. Isso prova que o marcador original funciona (pelo menso o da minha VTR), embora ele suba muito rápido e fica fácil de causar algum dano no motor antes que se perceba.
O meu relato aqui é para passar essa informação, QUE A 107ºC DE TEMPERATURA DO CABEÇOTE O TERMÔMETRO DO PAINEL NÃO SE MEXE NADA.
Notem que meu sensor é no cabeçote e não na água.
Algumas observações:
- 3000 RPM é (ou deveria ser) normal para se andar com esse motor sem estar forçando ele.
- se essa rotação é normal, está certo o marcador não passar do meio.
- se as duas afirmações anteriores são verdadeiras, os 107ºC marcados no Spia é uma temperatura normal da superfície externa do cabeçote do motor.
Aguardo comentários dos amigos.
PS. Confesso que fiquei com medo quando marcou os 107ºC.