Powered by vBulletin

TEMPERATURA DE SERVIÇO MOTOR TOYOTA 2.8 e 3.0

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 9 de 27 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213141516171819 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 03/08/2013, 09:15
    Glaicon
    Senhores, eu vejo muitos aqui falando em abertura da válvula termostática aos 88°C.
    Entretanto, a minha viatura ano 98 comprei a válvula na concessionária e marca 82°.
    Seria possível alguém interessado fazer a troca em sua viatura para essa termostática, auxiliando a refrigeração do motor, pois dará, em tese, uma reduzida em 6°C na temperatura da água para a sua abertura?
    Seria só o caso de ver se as válvulas são compatíveis em formato.
    Ou alguém já fez a troca e pode afirmar que deu certo?
  • 03/08/2013, 12:18
    guilhermeabreu
    Citação:

Postado originalmente por Ezahn Ver Post
    É Guilherme, claro que meu pitaco foi na boa, e é assim mesmo, se todos nós falássemos tudo igual não precisava de fórum! Quanto a estar gaga, nem de longe, aqui tem tanta gente que postou com situações diferentes que toda vez fico perdido, por isto que sempre quando posto algo de novo repito toda a especificação do carro para situar!! Acaba virando uma confusão!! Hahaha E nem preciso falar que sua pregação pelo termômetro é mais que válida, se não fosse não tinha 2 no meu carro!!!! hahaha

Agora falando da temperatura da água, o meu carro o ponteiro original começa a sair do meio a 100°C, será que esta temperatura é crítica? O meu está por enquanto com o alarme da água para 96°C e o do bloco para 110°C. Será que tá seguro?

GRANDE EZAHN

Acho que nós nos conhecemos muito bem , acho que foi no ano passado que nós quase batemos boca aqui sobre nossas opinões , mas sabemos quem somos , ESTAMOS AQUI SÓ PARA AJUDAR e não ofender uns aos outros , este forum é maravilhoso por isto e qdo erro não tenho vergonha de pedir desculpas em público , e vc não errou em nada com suas palavras em relação a mim sei disto , beleza .

Mais uma vez como vc citou novamente , este FDP do termômetro ORIGINAL só começa a sair do meio qdo a água esta a 100ºC E ESTA TEMPERATURA É CRÍTICA SIM , VEJA MEUS RELATOS :

" PERDÍ DOIS MOTORES PQ A TEMPERATURA NO MARCADOR ORIGINAL NÃO CHEGOU NO VERMELHO "

Mas o ponteiro mexeu do lugar , ou seja SAIU DO MEIO E QUASE FOI NO VERMELHO , e mesmo assim perdí o motor por SUPERAQUECIMENTO , " NÃO ERA PARA EU TER PERDIDO O MOTOR SE A TEPERATURA NO MARCADOR ORIGINAL NÃO CHEGOU NO VERMELHO "

Então REAFIRMO com certeza absoluta de que o marcador original é uma BOSTA , PERDÍ DOIS MOTORES POR TER CONFIADO NESTE FDP .

E FOI POR ISTO QUE COMECEI A CAMPANHA DOS TERMÔTROS EXTRAS EM NOSSOS CARROS e vejo que tive sucesso com esta campanha e que vc e a maioria deste forum aderiram a esta CAMPANHA , e já se salvaram por terem colocado estes TERMÔMETROS EXTRAS .

Qto as TEMPERATURAS DE ALERTA QUE VC COLOCOU 96ºC e 110ºC acho que esta seguro sim , no meu no RACETRONIX ( água ) coloquei 95ºC .

No meu caso , eu sugerí no início de colocar DOIS TERMÔETROS EXTRAS ( água e bloco/cabeçote ) , mas depois que instalei o RACETRONIX ( ou outra marca qualquer ) no meu ENGESA e na SW4 , não ví a nescessidade de colocar mais o do BLOCO/CABEÇOTE ( SPIA ) , simplesmente pq eu coloquei ele na cara do gol e mesmo eu dirigindo descontraído , sem eu tirar o olhar da estrada ele esta lá BEM NA MINHA CARA ( coloquei em cima do painel no canto esquerdo colei com fita dupla face) e além disto o ALARME TOCA qdo a temperatura passa dos 95ºC como já aconteceu no ENGESA .

Então vejo que estou muito bem protegido com APENAS ESTE RACETRONIX , mas se alguem quer colocar os dois ou apenas o SPIA ELETRÔNICO qualquer um dos dois ou os dois FICARÃO TODOS BEM PROTEGIDOS .

Abração e bom fim de semana .
  • 03/08/2013, 12:31
    guilhermeabreu
    Citação:

Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Senhores, eu vejo muitos aqui falando em abertura da válvula termostática aos 88°C.
    Entretanto, a minha viatura ano 98 comprei a válvula na concessionária e marca 82°.
    Seria possível alguém interessado fazer a troca em sua viatura para essa termostática, auxiliando a refrigeração do motor, pois dará, em tese, uma reduzida em 6°C na temperatura da água para a sua abertura?

GLAICON

Cada motor tem a sua especificação de fábrica , na SW4 93 comprei termostática nova original pelo nº do chassi e não me lembro direito qual era a temperatura marcada lá mas acho que era 88ºC , se na sua 98 a recomendação é de 88ºC vc deve colocar esta mesmo pq é a indicação do fabricante , se colocar a de 82ºC o seu carro já passará a funcionar fora da especificação do fabricante O QUE NÃO É BOM .

Na SW4 2002 atual não precisei de comprar ainda , por isto não sei qual é a temperatura da minha 2002 1KZT-E
  • 03/08/2013, 14:37
    sandro_ventania
    Citação:

Glaicon, O problema não está em abrir a vávula mais cedo, isso não ajudaria em nada...pelo contrario só faria o motor trabalhar abaixo da temperatura ideal por mais tempo.
    Uma vez que a temperatura passou dos 90º tanto faz se ela abriu em 82 ou 88º.
  • 03/08/2013, 18:38
    Ezahn
    Citação:

Bom, esta é uma questão que sempre me traz dúvidas.

Primeiramente, se sua viatura 98 é 2.8D motor 3L aspirada de fábrica, então é, teoricamente, o mesmo motor da minha SW4 93. A diferença é que a sua é argentina e a minha é Japonesa. Será que esta alteração de válvula de 88 para 82 não seria a "tropicalização" do motor?

Citação:

Postado originalmente por Gilhermeabreu Ver Post
    GLAICON

Cada motor tem a sua especificação de fábrica , na SW4 93 comprei termostática nova original pelo nº do chassi e não me lembro direito qual era a temperatura marcada lá mas acho que era 88ºC , se na sua 98 a recomendação é de 88ºC vc deve colocar esta mesmo pq é a indicação do fabricante , se colocar a de 82ºC o seu carro já passará a funcionar fora da especificação do fabricante O QUE NÃO É BOM .

Na SW4 2002 atual não precisei de comprar ainda , por isto não sei qual é a temperatura da minha 2002 1KZT-E

Outra questão é a válvula original do meu carro é de 88°, mas este motor original era aspirado. Hoje turbinado será que não seria melhor alterar a válvula?

Citação:

Postado originalmente por Sandro_ventania Ver Post
    Glaicon, O problema não está em abrir a vávula mais cedo, isso não ajudaria em nada...pelo contrario só faria o motor trabalhar abaixo da temperatura ideal por mais tempo.
    Uma vez que a temperatura passou dos 90º tanto faz se ela abriu em 82 ou 88º.

E por fim, também penso assim. Mas, se em cruzeiro o carro se manter mais frio, em situação de esforço estremo vai demorar mais para atingir uma temperatura excessiva.

Enfim, ???????????????
  • 03/08/2013, 18:53
    Ezahn
    Citação:

Postado originalmente por Marcos Carvalho Ver Post
    Ezahn, por favor, explica melhor aí amigo esse lance do código do modelo, desculpe a ignorância, vou tentar dar uma navegada no ebay junto com o google translator.

Marcos, a minha tem o número de chassi japonês, e i inicio é LN130..... . Isto é o código dela. Tem que descobrir o número do modelo da sua. Tente descobrir aqui http://www.toyodiy.com/. Ponha o número do chassi e veja o que aparece como freme.
  • 04/08/2013, 08:52
    Glaicon
    5 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    GLAICON

Senhores, a minha é o motor 1KZT, 3.O TD, e essa é a válvula original dela.
    Comprei na concessionária mediante visualização do número do chassis.
    Não fiz qualquer alteração de peças.
    Quanto à abertura da válvula aos 82°C, tornará mais difícil um pico de temperatura, quando forçada a viatura.
    Por isso, considero isto uma vantagem em relação à válvula de 88°C.
    Vejam a temperatura da chaleira, cabeçote, admissão, radiador e resfriador da turbina, assim que cheguei de uma viagem, sem ter desligado a viatura.
    Todas as medições em parâmetros aceitáveis.:concordo:
  • 05/08/2013, 19:17
    sandro_ventania
    "E por fim, também penso assim. Mas, se em cruzeiro o carro se manter mais frio, em situação de esforço estremo vai demorar mais para atingir uma temperatura excessiva."

É nessa teoria que o pessoal tira fora a válvula termostatica...
    Em cruzeiro a temperatura da água fica em 88º ou acima? Se fica em 88º, talvez com a valvula de 82 ela fique mais abaixo ainda...mas se em cruzeiro a temperatura da água fica acima de 88º então dá na mesma como escrevi antes.
    Outro detalhe que em um esforço a temperatura muda muito rápido, em questão de minuto ela sobe 5º, 10º...nesse caso de esforço acho mais válido uma ventoinha elétrica pra ajudar na refrigeração do radiador.
  • 05/08/2013, 23:43
    guilhermeabreu
    Em tese o GLAICON tem razão que em caso de esforço extremo como subir uma serra puxando um reboque , tudo bem .

Mas a maioria do tempo que a pessoa usa o carro é em condições normais e desta forma vc usar uma válvula termostática com abertura em temperatura abaixo da recomendada , VC VAI USAR O SEU CARRO COM A TEMPERATURA ABAIXO DA RECOMENDADA POR MUITO TEMPO o que na minha opinião abreviaria a vida útil do motor .

Os engenheiros qdo projetaram o motor com seu funcionamento devem ter previsto o uso extremo em curto espaço de tempo e indicaram a temperatura da válvula para o motor .

Eu particularmente não mudaria a válvula termostática recomendada pelo fabricante , mesmo estando num país tropical , pois o Japão não fabricou estes carros exclusivamente só para o Japão .

Mas cada um tem o seu cada um e temos que respeitar .

No meu ENGESA com motor MWM 2.8 sprint como foi adaptado num jipe , ele trabalhava fora da temperatura de serviço recomendada pelo fabricante que é de 80ºC a 87ºC , daí sim fiz o diabo para que a temperatura ficasse entre a recomendada , não troquei a válvula , mas troquei hélice , coloquei coifa , ventoinha elétrica e só resolví qdo troquei o radiador por outro maior , agora sim fiquei sossegado pq a temperatura de serviço esta dentro do recomendado pelo fabricante .

Só que em nossas TOYOTAS , não sabemos a temperatura de serviço recomendada pelo fabricante e eu tirei minhas próprias conclusões fazendo uso variado da minha SW4 2002 e cheguei a conclusão que a temperatura de serviço do motor 1KZT-E esta entre 80ºC a 89ºC .

Abraço .
  • 07/08/2013, 00:55
    feitosac
    Citação:

Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    GLAICON

Dr Guilherme , Glaicon e amigos,
    Na SW4 2001 e 2002 motor 1KZT-E, a valvula correta é de 82ºC , já troquei nas duas e sempre as que tirei originais eram nessa temperatura.
    Embora não fale nada no manual quanto a troca, os mecanicos das autorizadas que consultei, indicam a troca a cada 100.000km, e elas são a principal causa de trincas no cabeçote, pois as vezes travam parcialmente abertas, entao a circulação de agua no cabeçote fica reduzida, causando o aquecimento.
    Abs.
    Feitosa.
  • 07/08/2013, 06:32
    Glaicon
    Citação:

Postado originalmente por feitosac Ver Post
    Dr Guilherme , Glaicon e amigos,
    Na SW4 2001 e 2002 motor 1KZT-E, a valvula correta é de 82ºC , já troquei nas duas e sempre as que tirei originais eram nessa temperatura.
    Embora não fale nada no manual quanto a troca, os mecanicos das autorizadas que consultei, indicam a troca a cada 100.000km, e elas são a principal causa de trincas no cabeçote, pois as vezes travam parcialmente abertas, entao a circulação de agua no cabeçote fica reduzida, causando o aquecimento.
    Abs.
    Feitosa.

Ufa!
    Não fiquei sozinho nessa.:mrgreen:
  • 07/08/2013, 09:49
    guilhermeabreu
    Citação:

Ufa!
    Não fiquei sozinho nessa.:mrgreen:

GRANDE GLAICON

Amigo , não estava teimando com vc , é que eu não sabia a temperatura da válvula termostática original deste carro e pela sua fala " OLHA SÓ A LÍNGUA PORTUGUESA ", eu entendí que vc estava colocando uma VÁLVULA TERMOSTÁTICA com temperatura mais baixa do que a original , ou seja que a VÁLVULA ORIGINAL era de 88ºC e vc estava colocando outra de 82ºC , por isto gerou o meu comentário .

Com isto vc não esta só com o FEITOSA , eu acho que todos tb estão com a recomendação da VÁLVULA TERMOSTÁTICA recomendada pelo fabricante que neste caso é a de 82ºC . Estou com vc nesta tb , rsrsrsrsrsrsrsrsrs .

Abração
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 9 de 27 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213141516171819 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 18:56.