Powered by vBulletin

TEMPERATURA DE SERVIÇO MOTOR TOYOTA 2.8 e 3.0

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 27 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 14/07/2013, 23:32
    guilhermeabreu
    Citação:

Postado originalmente por Rapinheiro Ver Post
    Boa noite!

Sei que poderia fazer essa pergunta para a loja, mas vou aproveitar que o tópico está badalado e perguntar aqui mesmo: qual a diferença entre o SPIA ELETRÔNICO DIGITAL EVO com display azul e o com display vermelho? A diferença de preço existe, mas não vi outra diferença, que não a cor do display.

Obrigado.

A diferença de preço é apenas por causa da cor da luz , pois para fabricar com a luz azul o custo é mais alto , os dois são tecnicamente idênticos , isto vc pode observar em qualquer outro instrumento auto motivo .
  • 15/07/2013, 00:33
    feitosac
    Citação:

Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    AMIGOS

Abri este tópico pq fiquei procurando e não achei onde falava sobre este assunto , mas vamos lá :

Finalmente fiz a ligação elétrica do TERMÔMETRO DIGITAL COM SINAL DE ALERTA RACETRONIX em minha SW3 2002 motor 3.0 1KZT-E e todos nós estavamos sem saber qual a temperatura se serviço para podermos programar o SINAL DE ALERTA de temperatura máxima que poderíamos colocar no termômetro RACETRONIX para nos avisar que o motor estaria esquentando .

Como estamos no inverno , a minha experiência pode não mostrar o ideal , mas vai aqui as minhas primeiras impressões de TEMPERATURA DE SERVIÇO deste motor , DAS CONDIÇÕES DO TESTE :

1- A temperatura ambiente estava em 20ºC
    2- A viagem que fiz foi de 50km em nível plano com apenas uma subida íngreme .
    3- Andando a 80km/h a temperatura foi de 78ºC
    4- Andando a 100km/h a temperatura foi em 80ºC
    5- Andando a 110km/h a temoeratura foi para 82ºC
    6- Andando a 120km/h a temperatura foi para 84ºC
    7- Andando a 130km/h a temperatura foi para 86ºC
    8- Andando a 140km/h a temperatura foi para 88ºC
    9- Estava a 110km/h e temperatura de 82ºC e qdo subí a única subidona , a temperatura foi para 84ºC .

CONCLUSÃO :

A temperatura de serviço muda um pouco a cada regime de trabalho o que acho normal , O QUE EU SABIA QUE ERA ERRADO E FOI CONFIRADO É QUE O MARCADOR ORIGINAL DO CARRO NÃO MEXEU 1mm com estas variações de temperatura deste teste.

OU SEJA :

RATIFICO A IMPORTÂNCIA DE TODOS NÓS COLOCARMOS MAIS TERMÔMETROS PARA PODERMOS CONTROLARMOS A TEMPERATURA DE NOSSOS CARROS COMO EU JÁ HAVIA INDICADO DOIS :
    1- TERMÔMETRO DIGITAL COM SINAL DE ALERTA RACETRONIX ( Mede temperatura da água ).
    2- TERMÔMETRO " SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA COM SINAL DE ALERTA " ( Marca a temperatura do bloco do motor )

CONCLUSÃO FINAL :

Minha experiência mostrou que a TEMPERATURA DE SERVIÇO DO MOTOR TOYOTA 3.0 TURBO 1KZT-E varia entre 78ºC a 88ºc , por isto deixei o SINAL DE ALERTA EM 90ºC para que em caso de algum problema de SUPERAQUECIMENTO este termômetro me alertar que TENHO QUE PARAR O CARRO DE IMEDIANTO para as devidas correções antes que perca o motor por SUPERAQUECIMENTO .

OBS :

Como o teste foi feito em temperatura ambiente amena de 20ºC , vou repetir o mesmo teste no verãozão de 40ºC de temperatura ambiente .

Desculpem se me alonguei demais .

Pessoal,
    Vou postar minha experiencia com a sw4 2001 anterior que tive e coloquei o Racetronix, no verão, as temperaturas devem marcar até 10 graus acima do que o Dr. Guilherme postou ou seja a 100/110 deve marcar uns 90 graus, quando tem subida forte sempre eleva até uns 95/98 graus , segundo meu mecanico é normal, o que estou estranhando é temperaturas baixo de 82 graus, pois depois que o carro esquenta a valvula termostatica abre e fecha em 82 entao nao deve cair, cito como experiencia na minha expedição a Ushuaia temperatura externa de 0 graus e o marcador segurando nos 82 mesmo com o vento gelado da Patagônia, assim na minha opnião marcação abaixo de 82 graus significa que a valvula ja não esta trabalhando adequadamente.
    Quanto ao marcador de temperatura do painel, ele nunca se alterou, sempre ficava no meio após o carro ter esquentado.
    Na minha atual SW4 ainda não instalei o Racetronix.
    Abs.
  • 15/07/2013, 00:45
    guilhermeabreu
    Citação:

Postado originalmente por feitosac Ver Post
    Pessoal,
    Vou postar minha experiencia com a sw4 2001 anterior que tive e coloquei o Racetronix, no verão, as temperaturas devem marcar até 10 graus acima do que o Dr. Guilherme postou ou seja a 100/110 deve marcar uns 90 graus, quando tem subida forte sempre eleva até uns 95/98 graus , segundo meu mecanico é normal, o que estou estranhando é temperaturas baixo de 82 graus, pois depois que o carro esquenta a valvula termostatica abre e fecha em 82 entao nao deve cair, cito como experiencia na minha expedição a Ushuaia temperatura externa de 0 graus e o marcador segurando nos 82 mesmo com o vento gelado da Patagônia, assim na minha opnião marcação abaixo de 82 graus significa que a valvula ja não esta trabalhando adequadamente.
    Quanto ao marcador de temperatura do painel, ele nunca se alterou, sempre ficava no meio após o carro ter esquentado.
    Abs.

CARO AMIGO FEITOSA

Boa observação da temperatura abaixo dos 80ºC , é que acabei de instalar e qdo deu 78ºC foi dentro da cidade pela manhã e não deixei o tempo suficiente para conferir a temperatura , hoje andando na estrada a 80km/h ficou em 80/81ºC .
  • 15/07/2013, 13:15
    Renato Camargo
    Dr Guilherme qual dos sensores é melhor???
    o de temperatura da água ou do óleo, ou os dois.
  • 15/07/2013, 13:38
    guilhermeabreu
    Citação:

Postado originalmente por Renato Camargo Ver Post
    Dr Guilherme qual dos sensores é melhor???
    o de temperatura da água ou do óleo, ou os dois.

RENATO CAMARGO

Com certeza os dois sem sombra de dúvidas .

Mas sua pergunta me gerou uma dúvida , pois qdo vc me pergunta qual o melhor o de água ou o de óleo , este de óleo vc esta se referindo ao SPIA ELETRÔNICO ( sensor parafuasado no motor ) ou outro termômetro de óleo em que é banhado no óleo como é o de água ????

De qualquer forma , DOIS TERMÔMETROS É MELHOR DO QUE UM ALÉM DO ORIGINAL para vc ter maior proteção do seu motor contra superaquecimento .

Eu pensei em colocar os dois , o RACETRONIX que já esta istalado e o SPIA ELETRÔNICO parafusado no motor , mas estou tão satisfeito com este RACETRONIX que vou ficar apenas com ele mesmo .
  • 15/07/2013, 19:17
    Clandio
    Amigos.
    Como postei no tópico sobre instalação de sensor de temperatura adicional, consegui instalar o meu. Não tenho valores detalhados ainda para postar aqui, pois finalizou agora a tardinha e só andei na cidade. Na cidade marcou em torno de 80ºC variando um pouco mais um pouco menos.
    Amanhã estarei de plantão e não poderei testar, mas na quarta ou quinta vou fazer uns testes e postarei aqui. Lembrando que o meu sensor mede a temperatura do cabeçote e não da água.
    Abraços.

Clandio
  • 15/07/2013, 23:11
    feitosac
    Citação:

Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Amigos.
    Como postei no tópico sobre instalação de sensor de temperatura adicional, consegui instalar o meu. Não tenho valores detalhados ainda para postar aqui, pois finalizou agora a tardinha e só andei na cidade. Na cidade marcou em torno de 80ºC variando um pouco mais um pouco menos.
    Amanhã estarei de plantão e não poderei testar, mas na quarta ou quinta vou fazer uns testes e postarei aqui. Lembrando que o meu sensor mede a temperatura do cabeçote e não da água.
    Abraços.

Clandio

Clandio,
    Se possivel posta umas fotos do local da instalação, estou querendo colocar um destes na minha SW4.
    Abs.
  • 16/07/2013, 06:16
    Clandio
    Amigo Feitosac,

Assim que der, faço as fotos e tento postar aqui. Acho que quarta ou quinta, no máximo.

Abraços.
  • 16/07/2013, 15:23
    sandro_ventania
    Citação:

Pessoal,
    Abs.

Feitosac,

No caso a minha marca as vezes abaixo de 80º, pois o sensor está no bloco, proximo ao cabeçote e não na água.Se pegar dia frio e andar na reta a 80km ele marca 78º, pois o vento frio dissipa o calor na "pele" do motor, mas internamente mantém. Detalhe, minha válvula termostatica é nova.
  • 16/07/2013, 17:31
    Renato Camargo
    Citação:

Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    RENATO CAMARGO

Com certeza os dois sem sombra de dúvidas .

Mas sua pergunta me gerou uma dúvida , pois qdo vc me pergunta qual o melhor o de água ou o de óleo , este de óleo vc esta se referindo ao SPIA ELETRÔNICO ( sensor parafuasado no motor ) ou outro termômetro de óleo em que é banhado no óleo como é o de água ????

De qualquer forma , DOIS TERMÔMETROS É MELHOR DO QUE UM ALÉM DO ORIGINAL para vc ter maior proteção do seu motor contra superaquecimento .

Eu pensei em colocar os dois , o RACETRONIX que já esta istalado e o SPIA ELETRÔNICO parafusado no motor , mas estou tão satisfeito com este RACETRONIX que vou ficar apenas com ele mesmo .

Dr. eu me referia ao SPIA ELETRONICO, mas acho que vou ficar só com o RACETRONIX
  • 16/07/2013, 21:37
    Clandio
    Citação:

Clandio,
    Se possivel posta umas fotos do local da instalação, estou querendo colocar um destes na minha SW4.
    Abs.

Feitosac e amigos.

Tirei umas fotos da instalação e vou tentar postar. No motor, o olhar preso ao cabeçote (cabo com capa branca) é o sensor que mede a temperatura do metal.
    No painel, com setas nas fotos, tem-se: fio preto é o terra ou negativo da bateria. Usei um olhal e um parafuso em um orifício com rosca que já existia ali. Fio vermelho e verde, ligados juntos no +12V após a ignição (fio vermelho no painel - marcado com uma seta).
    Depois aparece fotos gerais do interior da VTR. Eu testei sobre o painel no lado esquerdo, mas não gostei. Coloquei, de modo provisório embaixo, próximo à alavanca de abrir o capô e na tampa de fusíveis a sirene. Nesta posição, pelo menos pra mim, fica visível entre os raios do volante. Achei mais discreto. Testei a sirene também e dá pra escutar legal (regulei pra disparar em 75ºC e funcionou. Agora tá em 95ºC).
    Bom, vamos pras fotos.
  • 16/07/2013, 21:48
    Clandio
    2 Anexo(s)
    iiiiiiiiiiiii. não foi. Vou tentar de novo.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 27 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 23:48.