Caro Flavio,
Inicialmente quero dizer que lamento todas as agruras e despesas que vc tem suportado com a sua Toyota Hilux.
À seguir quero dizer que na minha humilde opinião, o seu problema pode ter começado com a escolha e compra da sua viatura, mas não por ser uma Toyota Hilux, que realmente é um veículo extremamente robusto e de baixíssima manutenção corretiva, mas DESDE QUE SEJA FEITA UMA RIGOROSA MANUTENÇÃO PREVENTIVA !
O que quero dizer é que tudo leva a crer que a sua pick-up foi judiada pelos donos anteriores, que certamente não cuidaram da troca do líquido refrigerante a cada 40.000 Km, utilizando aditivo à base de etilenoglicol na proporção recomendada (40% de aditivo + 60% de água desmineralizada). E quem não cuida desse item, na maioria das vezes é relaxado com os outros itens também, não respeitando as kilometragens para as trocas dos óleos, filtros, correias, mangueiras, etc...
E depois de anos rodando com água de torneira e sem aditivo, o sistema de arrefecimento (de qualquer carro, qualquer marca) sofre um estreitamento em seus dutos, provocado pela corrosão, comprometendo principalmente o radiador e a bomba d'água. As mangueiras também ressecam (elas tem uma vida útil, são itens de consumo e devem ser substituídas antes de furarem e/ou rasgarem, sob pena de vazar o líquido refrigerante).
Há um fator que contribui para esse desleixo de alguns proprietários (além da ignorância): A fama de inquebrável que a Toyota consolidou mundialmente (MAS ATENÇÃO, SE BEM CUIDADA, DE FORMA PREVENTIVA).
E depois de anos sendo maltratada, sem receber a atenção necessária para que dure e dê satisfação ao seu dono, a Toyota necessitará de reparos, da MANUTENÇÃO CORRETIVA, e aí vem um outro problema, o preço elevado das peças originais (que valem cada centavo quando diluimos o seu custo pelo tempo que duram) e da mão-de-obra especializada, e que empurram o desleixado dono para o mercado de peças paralelas e de origem duvidosa e mecãnicos sem conhecimento da marca e sem treinamento...
PRONTO ! Chegou a hora de se livrar dos aborrecimentos, de vender a viatura, que mesmo quando é adquirida por alguém que se preocupa e deseja fazer a manutenção preventiva (no caso você), continua necessitando de CORREÇÕES, que na maioria das vezes são caras e desgastantes...
Enfim, o que quero dizer, é que a decepção que muitos sofrem com suas viaturas, vem lá de trás, de muitos anos de falta de atenção com o veículo, por isso o histórico de manutenção é primordial na compra da viatura usada. Se tratarem mal assim qualquer veículo, de qualquer outra marca, ele quebrará muito antes.
Um abraço, Delfim.