Valeu TcheIgor.
Abraço.
Versão Imprimível
Valeu TcheIgor.
Abraço.
Olá pessoal.
Ontem comprei o cabeçote, o preço em Porto Alegre está o mesmo que na Americana. Comprei também a valvula termostática, que estava abrindo com atrasado de 10ºC. Foi uma briga encontrar a que abra em 71ºC, mas achei.
Agora é levar numa retífica para acentar as valvulas e montar.
Em resumo:
-Radiador varetado.
-Embreagem (polia) Viscosa nova.
-Válvula termostática nova.
-Cabeçote novo.
-Juntas novas.
-Termostato eletrônico instalado na linha dagua com buzzer de aviso.
-Filtros e óleo novo.
Agora tem que funcionar.
Não pergunte quanto gastei, que não gosto nem de lembrar.
Abraços.
Flavio Torres.
Senhores ainda não tenho minha toyota, mas estou interessado em comprar uma SW4 2002, pergunto: o motor da SW4 2002 é igual ao da Hilux 2002? Os problemas são os mesmos como relatado pelo flavio Torres e outros que tiveram que trocar cabeçote?
Se eu comprasse uma SW4 2002 hoje, seria prudente trocar tudo isso, fazer retífica... quanto custaria? Sei que varia de região pra região, mas queria uma estimada.
Abrço
Leo, quando for comprar, faça o seguinte teste (vale pra todas as SW4):
1°. com o carro ligado, quente, retire a vareta de medição de óleo. Se tiver saindo muito vapor branco (só se for visível e forte), esqueça. Caso não esteja, tire a mangueira do respiro de óleo. Se tb tiver saindo um vapor visível, esqueça também.
2° com o carro frio, retire a tampa do radiador e veja se tem água até em cima. Se tiver, ligue o carro e deixe o radiador sem a tampa. Se a água começar a borbulhar, esqueça!
As SW4 de 96 a 2002 tem exatamente o mesmo motor: 1 kzt, mudando apenas a inserção da eletrônica no controle da injeção de combustível nos modelos de 2000 a 2002.
Uns dizem que o radidor das 1999 a 2002 tem 10l e que os das anteriores a isso tem 7l, mas o manual da minha SW 1998 diz que tem 10l. De qualquer forma, depois que fiz o motor da minha, troquei o cabeçote e instalei o sensor na água do radiador eu vejo a temperatura geralmente nos 80°C e só subindo em ladeiras bem íngremes, mas o marcador da temperatura não sai do lugar.
Acho que esses cabeçotes deram pau em razão de vários fatores. Uns dizem que é um cabeçote para o clima japonês, não suportando bem nossas temperaturas, mas acredito que seja a soma da idade avançada dos nossos carros e da péssima consciência de vários proprietários em realizar um barata e correta manutenção preventiva.
Se fosse comprar um carro hoje, possivelmente não teria escolhido o meu carro (escolheria outro do mesmo ano, mas sem problemas mecânicos), pois aprendi a descobrir problemas mecânicos, mas hoje, depois de ter gasto horrores nele, não o troco mais!
Dordef, valeu mesmo, incluirei esses testes na minha ``busca``. O problema maior é encontrar um carro com dono que faça o mínimo pelo carro, só encontrei porcaria.
Bom fim de semana.
Depois da ZJ prontinha, comecei a ver os detalhes de sumir agua do Camry V6 3.0 que usa o motor 1MZ-FE, ja comprei as juntas, e neste final de ano rodei 500 km c om ele repondo 1 litro ou menos a cada 30-50 km, não esquentava alem do meio, mas chegando no meio ja parava e verificava a agua, e sempre faltava perto de 1 litro.
Ja me falaram que neste motor o comportamento é igual a este da Hilux, esquentou, tem de trocar o cabeçote, em fevereiro meu mecanico volta de uma expedição pra argentina e vamos ver como este motor se comporta quanto a sumiço de agua, ja estou começando a me preparar psicologicamente para ter de comprar cabeçotes, que pior são dois, apesar de que o cabeçote da frente esta visivelmente com problemas, tanto é que hoje tirei as bobinas das velas do mesmo e uma das velas estava literalmente nadando em oleo, até na rotação se notava a falha de um cilindro.
Apesar de não ser o mesmo motor, me ajudou bastante a experiencia do amigo, espero ter noticia de como ficou o serviço.
A Xoxota ta pronta.
Vamos botar a prova.
Espero que agora fique boa.
Abç.
Flavio Torres.
Eu estou na espectativa Flavio.
Flavio,
Se o serviço foi feito dentro do figurino, agora a Xoxota vai te dar muitas alegrias !
Um abraço, Delfim.