É esse parafuso ai no meio, ele ta bambo... Pode ver que a borracha dele ta folgada! Penso que é pra ficar bem justa na peça.
Versão Imprimível
É esse parafuso ai no meio, ele ta bambo... Pode ver que a borracha dele ta folgada! Penso que é pra ficar bem justa na peça.
Olá Dado,
Sim tem que estar bem preso este parafuso. Se não me fallha a memória tem que ter uma porca no outro lado para o aperto.
Amanhã vou tentar uma foto da minha e posto aqui.
Um abraço,
Edu
Fui olhar lá na minha VTR. Também está bambo. Descobri que na parte de cima desse parafuso central tem uma espécie de bucha que deveria ser presa por um pingo de solda, que no meu caso está solto. Com essa peça soldada, o tal parafuso central fica preso na parte de cima do calço embaixo fica uma folga. Analisando funcionamento, essa folga na parte de baixo funciona como um limitador pra movimentação da parte de borracha do calço, não permitindo uma deformação exagerada e conseqüentemente rompimento delas (das borrachas).
Seguem duas fotos pra ajudar.
O nome dessa peça toda é coxim do cambio. Só que não tow encontrando pra 3.0 td 2003 1kzte. Bacurity Comercial Importação e Exportação Ltda - (11) 3653-1600
Fui atras de saber no paralelo aqui em BH esse coxim do cambio e têm dois modelos que o vendedor não soube me dizer qual é para qual: se 2.8 ou 3.0. Mas pela diferença de preço da pra saber kkk, tudo para as 3.0 1kzte é caro. R$170,00 e R$270,00.
Olá Clandio,
Eu havia postado anteriormente que este parafuso precisa estar apertado. É que na minha vrt está, e utilizei ela como referência.
Mas com o teu depoimento e fotos percebi que na minha deve estar errado. Vou ter que corrigir.
Desculpem-me pela informação incorreta.
Um abraço,
Edu
Eu imagino que o parafuso tem que estar firme, porém, na parte inferior acho que deve ter um folga entre o suporte e a cabeça desse parafuso (me parece que é de aproximadamente 5 mm). Isso para permitir um jogo nas partes de borracha do calço. Essa folga serviria de limitador do movimento das borrachas do calço. Não sei se fui claro. Isso é o que eu imagino.
Seguem duas fotos pra tentar visualizar o que escrevi.
Olá amigos , já acompanho o fórum a bastante tempo, e sempre o uso como ferramenta para dirimir dúvidas, mesmo sem postar muito, mas consultando posts anteriores. Aproveitando e ao mesmo tempo reativando este tópico gostaria da ajuda dos mais experientes, principalmente dos mais calejados com questão de temperaturas alteradas em suas viaturas como é o caso do Dr. Guilherme.Possuo uma hilux 1996(japinha) bastante conservada e com toda manutenção em dia, 198000km e que este final de semana apareceu com oscilação de temperatura, ora quase encostando no vermelho, e ao mesmo tempo volta a temperatura normal, isto em um modo de condução sem forçar nada, ate mesmo parada e com motor funcionando. Em uma avaliação “EMPÌRICA” mesmo ,ao abrir capô não observo variação brusca de temperatura como mostra o marcador, tanto em bloco como em radiador. O radiador da mesma foi substituído a cerca de 30000km atrás, por um original, não baixa o nível de água. Fui procurar a opinião de 03 mecânicos em minha região, que diga-se de passagem é pobre em tais profissionais e foram unânimes em dizer que tinha que varetar o radiador e prender a polia viscosa (REBITAR), acho que é o termo que mais se assemelha, e não confie no diagnostico. Não verificaram nem a qualidade do liquido de arrefecimento, que mais parece de um carro zero e ao meu ver a polia viscosa também faz seu trabalho a contento, então pergunto, o mais provável não séria verificar o sensor de temperatura, como séria feito tal procedimento. Desde já agradeço a opinião de todos.