
Postado originalmente por
Gil-RJ
Amigos,
Minha Hilux 3.0 aspirada 2002 está apresentando um comportamento que, gostaria de saber dos amigos, se é normal ou anormal. Para melhor ilustrar o acontecido, vale ressaltar que a algum tempo atrás, ela estava apresentando “sumiço” da água do radiador e, depois de muitas dicas valiosas aqui dos amigos, inclusive, estavam até suspeitando que fosse cabeçote e, no final, descobri que causa do sumiço da água, era uma das “pastilhas ou selos” dágua enferrujada e com pequeno vazamento, ao lado do coletor, sendo este impercepitível. Resumindo, troquei o selo e a viatura não consome nmais ada de água do radiador. Mesmo em viagens, o nível se mantem inalterado.
Então, voltando ao tema inicial. O novo problema ou dúvida, é com relacao a temperatuda do carro, que ultimamente tem passado do meio de vez em quando, isso em subidas de serra ou engarrafamentos. Inclusive, fiz uma viagem com ela do Rio para as cidades históricas de MG, e depois BH, totalizando uns 1.300 kms. Sendo que na ida, na subida da Serra de Petrópolis, no primeiro dia de viagem, com uns 32 graus de temperatura ambiente e com o ar-condicionado ligado, a temperatura passou do meio e chegou a aproximadamente 1/5 do marcador original (um pouco antes do vermelho, é claro), e o marcador da temperatura do bloco racetronix chegou a 95 (nunca tinha chegado antes). Sendo que estes números se mantiveram até o término da subida da Serra e voltaram ao normal, quando a subida terminou. Não cheguei a parar o carro, porque nao chegou muito perto do vermelho e se estabilizou um pouco antes, mas, fiquei preocupado, pois isso nunca tinha acontecido antes. No resto da viagem, a marcador passou do meio só um pouco, bem menos que nesse primeiro dia de viagem, e somente umas tres vezes em MG, também em subidas de serra um pouco mais ígremos, sendo que nestas, o racetronix não pasou de 85, porém, as subidas eram menores e a temperatura ambiente, em MG estava bem menor que no Rio.
Pergunta aos amigos mais experientes :
É normal a temperatura do marcador original do carro subir acima do meio nestes casos ? Dia quente, muito calor, subida de serra, ar ligado, etc...
Quanto seria a temperatura ideal para calibrar o racetronix e usar para parar o carro sem causar danos ao motor? 95 seria muito alto ou está bom ?
Vale ressaltar que mesmo com o ocorrido relatado acima, o carro não consumiu nenhuma água do radiador, ou seja, foi e voltou e não consumiu água, mesmo o carro sendo bastante exigido nas subidas e descidas em MG.
Agradeço antecipadamente,
Grande abraço !