Show de bola Kuzma!!! :palmas:
Mande mais fotos e um belo relato com suas impressões quanto ao desempenho do novo coração da japinha!
Abrs
Versão Imprimível
Rafael você conseguiu manter o ar quente e o ar condicionado?
Pessoal, boa noite.
Estive na oficina do Rafel vendo a adaptação da Japa com MWM. Ficou de fato muito legal.
Atualizando o povo:
* o MWM tem praticamente as mesmas dimensões do original japa e com 27 kg a menos! E 42 CV a mais, assim como quase o dobro do torque, que passam dos 17 aos 32 kgf.m
* consegue viajar, inclusive subindo a serra vindo da praia em 5a marcha
* velocidade de fato continua limitada, aliás como deve ser. Em algum lugar do fórum, acho que naquele sobre a troca dos 2.8 pelo 3.0 turbodiesel, a dica era trocar também o câmbio caso quisesse velocidade de cruzeiro mais alta. Na minha Japinha vermelha SW 95 sem turbina, não consigo passar dos 115 km/h. Com MWM conseguiria e sem riscos de esquentar o cabeçote, no caso da minha, de alumínio com batentes de válvula de aço!
* O câmbio Toyota original está aguentando bem o tranco com o torque mais alto do MWM.
* cortou por dentro a grade dianteira para adaptar a ventoinha do ar condicionado. Aliás, Renato, te respondendo, faltam as mangueiras mais longas (no MWM, o compressor fica do lado esquerdo do motor, lado oposto do original japa).
* modificou o suporte do próprio motor MWM, mantendo assim a posição original dos suportes e coxins da viatura.
* um amigo dele fez em torno CNC o flange para adaptar o motor ao câmbio, item importante e que tem de manter bem o alinhamento para não "detonar" a embreagem.
* Outra dica do Rafael é, em se podendo escolher, comprar um de MWM de S10 por ser o mais próximo e fácil de adaptar. Sobre o disco de embreagem, adaptou o miolo do disco original e que encaixa no eixo piloto, num da S10 (Rafael, por favor, me corrija se estou errado!)
* um motor desses já revisado e garantido não sai por menos de 10 latas. Rafael calcula mais umas 3 a 3,5 latas de adaptação, incluíndo aí o flange. Então a brincadeira não sai barata mas de fato a viatura é menos visada ao roubo (seguro mais barato ou mesmo arrisca-se ficar sem ele) e tem um misto de veículo e jipe com muito torque e agilidade tanto na cidade, trilhas quanto estrada, bem legal. Concordo com os argumentos.
Então, show de bola. E antes de encerrar vale o outro argumento forte. Nós, amantes das japas, sejam elas pick ups ou SWs, podemos continuar fiéis sem gastar uma grana para manter o caro em peças e fraco motor original, que aliás faz tanta fumaça que por onde passo, não há dengue !!!! Rafael comenta que gastou frouxo praticamente o equivalente a essa adaptação tentanto ressuscitar o original. Se tivesse ido antes ao MWM, teria tido enorme satisfação mais cedo!!!!!
Mais outro detalhe, li em algum lugar que a legislação permite adaptação de motores com diferença para mais ou para menos de até 10% do original, o que não é o caso. Mas aqui o problema pode vir a ser a documentação de transferência (mantenham o motor original!!!!). Problema com a polícia não creio, desde que o proprietário da viatura esteja devidamente documentado e portando a nota fiscal de compra do motor adaptado. Também vale a argumentação da falta de peças de reposição e/ou o elevado custo para a obtenção.
É isso aí. Bacana mesmo a adaptação. Parabéns, Rafael, muito obrigado pelas dicas e um abraço!!!!
Tem 01 ano que fiz o meu motor por completo, se soubesse dessa possibilidade de adaptação não pensaria duas vezes em colocar o MWM na Japa. Gastei aproximadamente 13/14 latinhas!
Ricardo obrigado pelo relato, pois o mesmo certamente influenciará na decisão de troca ou retífica do motor original das Japas!
Olá, vc tem um mel com bi da Toyota? Eh isso mesmo, conte mais.
O que
quiz dizer é que tenho uma Grand Cherokee Limited 97, onde coloquei um motor MWM 2.8 com Bomba Injetora ano 2005,portanto dos ultimos fabricados com BI,e, Câmbio da SW 4 2002.
Tá Perfeito, já rodei mais de 40 Mk.e é só alegria.
Rafael, show de bola hem. Agora dá para considerar trocar as coroas e pinhão pela da V6. Vai ficar muito boa de estrada e de trilha tb.
Não era eu, a minha comprei emSantarém mesmo, mas todo mês rodo de Santarém a Altamira,1050 km
Ida e volta, acho então que cruzo o Pará, rsrsrs.
Pqp...isso sim eh trecho!!! Kkkkkkkkk