Dalmo onde consigo esse PU?
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blz ai Fabiano, tudo beleza;
na minha band coloquei somente aqueles separadores entre as molas na fixação com os grampos no eixo,
ja melhorou um monte, acho que vou colocar estes nas pontas das molas tambem, so fico com um pouco de receio
em furar a segunda mola, pois ela é uma segurança para quando quebrar a primeira virada.
o que acha?
Salve Fabiano. Boa tarde.
Essas buchas de borracha quem tem é o meu moleiro, o Carlinhos das molas. Sei que o material é borracha maciça de pneu de empilhadeira, é torneada e já vem pronta para ser colocada nas molas.
Ele tem em grande quantidade e com diâmetros e espessuras diferentes. Com certeza outros moleiros pelo pais afora já devem estar usando esse material. Não lembro do valor unitário porque coloquei em todas as molas e veio o valor total e não olhei quantas foram colocadas. Posso ver o valor e se não encontrar ai e quiser fazer um teste, posso lhe enviar.
Um abraço.
Márcio Humberto
Fala Marcio, beleza meu velho!!!
Cara, vou te falar, já usei uns calços entre molas para fazer esta separação entre elas e tentar um resultado de melhoria da suspensão da band, mas o resultado foi menos que satisfatório, ou seja, não mudou muita coisa. Depois disso, comprei molas novas (traseiras), pensando que as antigas já estarem fadigadas não tinham mais o efeito necessário, mas também continuou a mesma coisa. Sei que band é band, essa é a minha segunda band, mas penso que a suspensão deve ser melhor, hehehehe.
Na minha opinião, eu colocaria ou os separadores, ou as buchas, os dois uhmmm, não sei....pois quando eu tinha estes calços separadores, apareceu uma mola quebrada. Mas lógico que pode não ter sido os calços que quebraram a mola, mas elas trabalham meio que independentes com os calços, trazendo um esforço maior para cada uma, concorda?
Tenho até vontade de colocar molas helicoidais, como já foi discutido no tópico suspensão 4 link aqui das bands, mas o investimento é alto e eu também queria andar em uma band destas para sentir o seu comportamento.
Abrass
Fabiano
Beleza Marcio,
Vou verificar nos postos de mola aqui da região se eles já tem este artifício, se tiver, vou testar, pois parece que para vc funcionou muito bem.
Pergunta: Vc colocou nas molas dianteiras e traseiras, certo?
Beleza, se eu não encontrar nada por aqui, dou um grito para vc, falou?
Abrass
Fabiano
Fabiano, Mensgem #116 da página anterior! rsrs
Lá estão as fotos do amigo Márcio!
Amigos, ao estudar um pouco sobre o assunto, percebi que o que o Moleiro do Márcio fez ao utilizar os espaçadores: adaptou a suspensão da Band para uma PROGRESSIVA!!
Ou seja, a mágica NÃO é feita pelas borrachas.. mas elas complementam a solução!
O QUE SÃO MOLAS PROGRESSIVAS???
Esse link é interessante pois Define o que são e ilustra Quais tipos de feixes existem.
RNA | Rassini - NHK Automotive - FABRINI
OU SEJA, o que foi feito na suspensão do Márcio (e até do Soriano e dos outros amigos que utilizaram espaçadores no meio, antigamente), foi a adaptação das molas da Bandeirante para UM TIPO DE MOLA PROGRESSIVA, que no ESTÁGIO INICIAL de Compressão, é Macia... e no Estágio FINAL é mais Firme (DURA).
Bacana né!?
O duro é que as molas parabólicas trabalham com Muita torção e Menos APOIO (umas nas outras)... E ISSO pode ocasionar quebras (como no caso do SORIANO) ou Desarqueamento constante...
Elas são construídas em Aço de Liga Especial para aguentar o Shape (formato original) por mais tempo.
OU TALVEZ devíamos deixar com MAIS lâminas (por feixe) para SUPRIR essa ausência de lâminas com ligas especiais.
PS: Se seu moleiro não tiver as borrachas que foram utilizadas no feixe do Márcio, acho que dá pra usar o kit da S10, conforme foto.
Calços (kit) Feixe De Molas S10 - Tds 12-96/ Completo - R$ 79,98 no MercadoLivre
Bom dia Titanium! Td na paz?
Eu queria ver o kit do Dalmo e saber onde consigo o PU q ele está usando, segundo ele a 3 anos que estão lá sem lubrificar?
Alguns materiais de referência!
O Aço SAE 5160 é o utilizado para feixes, pois apresenta boa resistência a fadiga.
Aço SAE 5160 | Favorit
Material que fala MUITA coisa sobre Feixes de Mola. Dicas de manutenção, construção, projeto, etc.:
Suspension Specialists, Technical Bulletin Number 4
blz amigo
estou pensando em deixar os separadores no centro da mola(nos grampos junto com o eixo), e tambem colocar
aquele separador nas pontas, seria um teste para ver como fica, pelo que vi nas fotos do feixe
das s 10 as molas trabalham afastadas umas das outras em todo seu comprimento.