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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1



    Galera, após muita pesquisa, acho que a seguinte preparação seria muito boa para o Jimny:

    Supercharger Eaton M24 (equipa Fiesta e Ecosport 1.0)
    Novo coletor de admissão com intercooler água-ar embutido.
    Intercooler ar-ar.
    Bomba d'água para o intercooler água-ar.
    Válvula de prioridade.
    Radiador de óleo.
    Uso de apenas álcool como combustível.
    Injeção programável, tipo Fueltech FT400, FT500 ou similares.
    Substituição dos bicos injetores por outros de maior vazão.
    Não rebaixar e nem reabrir galerias do cabeçote.
    Coletor de escape dimensionado, com aplicação de cerâmica interna e fita térmica por fora.
    Escapamento dimensionado de inox.
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário
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    23/06/2005
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    Citação Postado originalmente por sandro-natal Ver Post
    Galera, após muita pesquisa, acho que a seguinte preparação seria muito boa para o Jimny:
    Supercharger Eaton M24 (equipa Fiesta e Ecosport 1.0)
    Novo coletor de admissão com intercooler água-ar embutido.
    Intercooler ar-ar.
    Bomba d'água para o intercooler água-ar.
    Válvula de prioridade.
    Radiador de óleo.
    Uso de apenas álcool como combustível.
    Injeção programável, tipo Fueltech FT400, FT500 ou similares.
    Substituição dos bicos injetores por outros de maior vazão.
    Não rebaixar e nem reabrir galerias do cabeçote.
    Coletor de escape dimensionado, com aplicação de cerâmica interna e fita térmica por fora.
    Escapamento dimensionado de inox.
    Vc tem ideia de quanto custariam todas essas modificações?
    Jimny 4Sport 2015 c/pneus BF Mud Terrain 215/75 R15

  • #3
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    09/12/2012
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    Sandro, acho que esse pode ser o caminho certo, blower é muito melhor que turbo no caso do Jimny que precisa já entregar um bom desempenho em baixa rotação também... Vai ficar um carro animal e beberrão, afinal não existe almoço grátis, a dúvida é, quanto em torque e potência iríamos adicionar??

  • #4
    R$ 20.000,00 (vinte mil reais), para ficar perfeito e sem chance de dar dor de cabeça.

  • #5
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    06/11/2015
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    Olá pessoal, sou "novo" no fórum (lia tudo sem ter usuário, criei recentemente). Li essa área do fórum de cabo a rabo e estou muito afim de trocar o meu carro em um Jimny. Esse tópico me parece interessante, pois quero fazer trilhas ao mesmo tempo que o meu futuro Jimny também deve me levar para trabalhar todos os dias E pegar estradas as vezes (viagens a passeio, as vezes faço). No tópico "rodas e pneus para o jimny" tem um usuário chamado TOBATA RED que relatou ter chipado o Jimny dele, trocado o coletor e colocado filtro, segundo o relato deu 101 cv e 13kg de torque no dinamômetro, no mesmo post ele relata que vai por um escape dimensionado que gera mais uns cvs. Alguém aqui fez algo semelhante? Não quero um Super Jimny velocista rachador, mas gostaria de uma forcinha extra nas saídas e boas retomadas na estrada, diria algo semelhante ou de preferência mais forte que o meu atual 1.0 de 72cv (que até onde li tem uma performance melhor que o Jimny em pista, provavelmente pelo peso e aerodinâmica).

    Outro ponto, turbinar é realmente inviável? o UP TSI por exemplo, ele tem 106 cv e um torque bem alto disponível quase todo por volta dos 2000 rpm... Não seria possível fazer algo do gênero com uma turbina bem pequena?

  • #6
    Seguem fotos que tirei das rodas fônicas do volante do motor (CKP) e do comando do cabeçote (CMP), e curvas do osciloscópio tiradas dos sensores hall a 3 fios conectados nessas rodas:

    -ckp.png-cmp.png-cmp-ckp-osciloscopio.jpg

  • #7
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    17/01/2016
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    Tópico muito interessante! De olho em tudo!

  • #8
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    10/01/2014
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    São Paulo/SP
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    Falando em UP TSi, dois amigos compraram o carro, surpreendeu demais o motor, um deles tinha a versão aspirada antes...
    A Suzuki poderia trazer a versão de 3 cilindros turbo...Acredito ser mais eficiênte que o nosso motor...

  • #9
    Usuário Avatar de Cleo
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    12/11/2008
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    Conceição da Barra/ES
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    Acompanhando.
    JIMNY HR 2012 JEGUINHO (Pequeno, Forte e Teimoso)
    Ex Land Rover Freelander 2, New S 10, X Terra, Troller T4.

  • #10
    Usuário
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    28/03/2016
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    Jundiai/SP
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    E ai Sandro? Alguma novidade no jimny? Fez as alterações?
    L200 Triton Savana 2015

  • #11
    Quase pronto. Tenho pouco tempo pra mexer, por isso a demora. Mas está dando tudo certo.

  • #12
    Usuário Avatar de lfschmitz
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    07/12/2008
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    O uso do compressor M24, tipo Roots ("blower"), é bem interessante. Só tem o inconveniente de não ter eficiência térmica muito boa: consome potência e aquece bastante o ar na admissão. Mas quem quiser ver o que um compressor Mecanico desses faz num carro procure pelo TR4 preparado pela MVS no YouTube: ficou violento!

    De acordo com os diagramas técnicos fornecidos pela Eaton, uma relação de polias de 2,5:1 geraria uma pressão na admissão entre 0,6 e 0,7bar. Não oferece risco significativo e deve deixar o desempenho bem bom, com uma curva de torque bem plana a partir de 1500rpm.

    Mas para rodar com gasolina não tem como, a menos que ache gasolina de 100 octanas. A solução mais comum é a troca por álcool, mas o tanque pequeno se torna incomodo. Para rodar com gasolina e não ter de mexer no cabeçote ou pistões e evitar a pré-ignição, ou instala-se um intercooler ou se instala um fogger para injeção de água/etanol na admissão do blower. Pode ser acionado por pressostado e só injetar a partir de determidada pressão (0,2 ou 0,3bar). Instala-se um tanque de 5-10L de "cachaça" e tem-se boa autonomia com uma mistura que, pelas bem conhecidas propriedades físico-químicas, gela o ar na passagem pelo compressor.

    os gringos fazem muito isso: deem uma olhada em "water-methanol injection".
    Ex-Tritons 2011 (Jabiraca) e 2015 (Jabiraca II)
    L200 Triton HPE 3.2 AT 2017 (Jabiraca III)
    F100 1978 (Jurema)
    - MWM 229-4 à espera de um milagre

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