Deixei o kit OME de 1,5" que já estava instalado, e acrescentei um par de amortecedores idênticos aos existentes na frente, e atrás coloquei um par de amortecedores de Kombi.
Não fiz nenhuma correção na geometria da suspensão, pois queria testar inicialmente a firmeza.
Aprovei com louvor. Com o kit OME original, o carro não tinha estabilidade, e mesmo com pneus 215 75 15 BF AT, em ondulações os pneus batiam nos paralamas e dava fim de curso, um absurdo! Só não me desfiz do kit porque ia perder bastante dinheiro na revenda. Em estrada sinuosa de terra, com 50 km/h, parecia que o carro ia perder o controle e virar. O carro era muito mole, parecia uma sanfona.
Agora o carro está colado no solo, as rodas não batem mais, nem em depressões antes de subidas para as quais se tem de pegar velocidade para poder subir. Fiz um teste passando velozmente em várias lombadas, e o carro ficava muito firme. O carro segura muito bem nas curvas.
Com o kit original, desconfiei de defeito de fabricação, e o vendedor, muito correto e atencioso, me enviou mais dois amortecedores dianteiros (paguei em torno de 40 dias depois), tendo eu repetido os testes e obtido os mesmos problemas.
Logo que eu instalei, tinha achado bom, mas é porque eu não tinha saído do asfalto, e não tive tempo de testar direito, já que o carro estava na pintura.
Apesar do contato com o fabricante, em que eles negavam defeito de fabricação e falavam das características especiais dos amortecedores deles, não me deixei convencer e acredito simplesmente que os amortecedores não são adequados para o Jimny, afinal o desempenho com eles fica muito ruim.
Se em vez de ter instalado mais 4 amortecedores, eu tivesse trocado por outros, talvez o efeito tivesse sido o mesmo.
Não achei o carro mais duro do que antes. Se endureceu, foi pouquíssimo, não se pode dizer que ficou mais desconfortável.
Depois posto os part numbers dos componentes OME.
Quero deixar claro que a minha análise está incompleta, pois não testei o kit OME com a geometria da suspensão corrigida. Vai que nessa condição, ela deixa o carro bom?