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Convex Datacenter
  • #2773
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    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    O VVT na verdade é pra melhorar o consumo, mas qualquer Jimny com a mecânica em ordem faz na faixa de 10 km/l. Se fizer muito menos é problema na certa.

    Tenho um amigo que tinha um 2002. A relação das marchas é diferente. A quinta é overdrive (0,8x) e a quarta 1:1, enquanto nos novos a quinta é 1:1. E a relação do eixo trasiero é diferente também.

    A t-case é engate por alavanca, que eu particularmente prefiro, pois você realmente sente o engate. Pra não falar que por botão é pior, nunca tive problema com a minha. E os japas incrementaram umas coisas. Em caso de problemas, cada tipo de piscada e som tem um significado. Por exemplo, tenta engatar, mas não volta + 3 piscadas de 0.2 seg + som no final = tal problema. Não volta pra 4x2 + 3 piscadas de 0.5 seg + nenhum som = tal problema. E assim por diante.

    Outra coisa também é que o isolamento acústico dos antigos é bem pior. Por comparação aproximada, a uns 120. 130 km/h com os novos é igual a 100 km/h com os antigos. Nada que um bate-pedra no assoalho e uma boa manta no capô e cofre não melhore.

    Na minha opinião só vale a pena dos antigos se achar com histórico e preço bom. Com 10 mil a mais pega um carro 10 anos mais novo e com motor mais moderno. Há uns tempos atrás era difícil achar um usado VVT, hoje tem bem mais opção. Vale a pena juntar mais um pouquinho...

    abraço,

    Thiago
    Thiago... não sabia dessa diferença na relação do diferencial traseiro... achei que sempre tinham sido iguais....

    e você falou tudo sobre os semi-novos... quando estava procurando um, quase não tinha opções aqui em BH, os poucos que achei não valiam a pena... Já hoje fico impressionado com o aumento da oferta tem de quase tudo entre 2009 e 2013... e com preços bem razoáveis.

    R-Mendes a questão é que um 2002 em bom estado chegam a pedir 26/28 mil.... aqui em BH tem 2009/2010 por 35mil.... agora as vezes aparece mesmo alguns mais antigos e muito bem conservados que vale a pedida..... é questão de bolso e paciência... o mercado de 4x4 usado é bem sem lógica.

    boa sorte na busca!

    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
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  • #2774
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    Citação Postado originalmente por R-Mendes Ver Post
    Mauro, bom dia.

    Você o possui desde novo ou comprou usado? Teve que fazer alguma coisa?
    Sou o terceiro proprietário. Comprei há 6,5 anos, com 87000 km. Fora manutenção normal, só tive que trocar um rolamento que fazia barulho e uma homocinética. Fiz a embreagem duas vezes nesse período, além da bomba de combustível e uma sonda lambda.
    WRANGLER 07: MUD BF32"/+1"/bieletaJKS/rockslider/ KYRON 11: AT 31"/+30mm/skidplate
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  • #2775
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    Thiago, se a quinta do 2002 é over, então ele seria um pouco mais rápido que os atuais?

    Então, sobre valores, vejo modelos 2002 a venda aparentemente muito bem conservados, por volta de 26K, e 2010 por 35K. Não levo em consideração apenas o preço final, pois os gastos com o novo aparentemente são maiores, principalmente pelo IPVA (aqui em Goiás, acima de 10 anos, só paga licenciamento).

    Aí que tá... Não são 10 mil a mais, e sim por volta de 35% mais caro por um carro bem equivalente. Se fosse 10 mil a mais ou a menos num Evoque não faria diferença, agora no caso do Jimny já pesa.


    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    O VVT na verdade é pra melhorar o consumo, mas qualquer Jimny com a mecânica em ordem faz na faixa de 10 km/l. Se fizer muito menos é problema na certa.

    Tenho um amigo que tinha um 2002. A relação das marchas é diferente. A quinta é overdrive (0,8x) e a quarta 1:1, enquanto nos novos a quinta é 1:1. E a relação do eixo trasiero é diferente também.

    A t-case é engate por alavanca, que eu particularmente prefiro, pois você realmente sente o engate. Pra não falar que por botão é pior, nunca tive problema com a minha. E os japas incrementaram umas coisas. Em caso de problemas, cada tipo de piscada e som tem um significado. Por exemplo, tenta engatar, mas não volta + 3 piscadas de 0.2 seg + som no final = tal problema. Não volta pra 4x2 + 3 piscadas de 0.5 seg + nenhum som = tal problema. E assim por diante.

    Outra coisa também é que o isolamento acústico dos antigos é bem pior. Por comparação aproximada, a uns 120. 130 km/h com os novos é igual a 100 km/h com os antigos. Nada que um bate-pedra no assoalho e uma boa manta no capô e cofre não melhore.

    Na minha opinião só vale a pena dos antigos se achar com histórico e preço bom. Com 10 mil a mais pega um carro 10 anos mais novo e com motor mais moderno. Há uns tempos atrás era difícil achar um usado VVT, hoje tem bem mais opção. Vale a pena juntar mais um pouquinho...

    abraço,

    Thiago

  • #2776
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    Citação Postado originalmente por jorgeffn Ver Post
    Thiago... não sabia dessa diferença na relação do diferencial traseiro... achei que sempre tinham sido iguais....

    e você falou tudo sobre os semi-novos... quando estava procurando um, quase não tinha opções aqui em BH, os poucos que achei não valiam a pena... Já hoje fico impressionado com o aumento da oferta tem de quase tudo entre 2009 e 2013... e com preços bem razoáveis.

    R-Mendes a questão é que um 2002 em bom estado chegam a pedir 26/28 mil.... aqui em BH tem 2009/2010 por 35mil.... agora as vezes aparece mesmo alguns mais antigos e muito bem conservados que vale a pedida..... é questão de bolso e paciência... o mercado de 4x4 usado é bem sem lógica.

    boa sorte na busca!

    abs!

    Citação Postado originalmente por R-Mendes Ver Post
    Thiago, se a quinta do 2002 é over, então ele seria um pouco mais rápido que os atuais?

    Então, sobre valores, vejo modelos 2002 a venda aparentemente muito bem conservados, por volta de 26K, e 2010 por 35K. Não levo em consideração apenas o preço final, pois os gastos com o novo aparentemente são maiores, principalmente pelo IPVA (aqui em Goiás, acima de 10 anos, só paga licenciamento).

    Aí que tá... Não são 10 mil a mais, e sim por volta de 35% mais caro por um carro bem equivalente. Se fosse 10 mil a mais ou a menos num Evoque não faria diferença, agora no caso do Jimny já pesa.
    Oi Jorge, eu quis dizer o dianteiro, pois o modelo do air locker não serve nos novos. Mas coroa e pinhão são diferentes. A relação do antigo é mais longa. Seria interessante experimentar essa redução nova da Suzuki, que reduz quase 30%, com coroa e pinhão de um antigo pra dar uma leve alongada. Essa receita com uns pneus 30" ia ficar o bicho...


    R-mendes, pelo contrário, a relação de marchas é mais longa. Os novos são mais reduzidos nas marchas, menos na t-case e mais nos diferenciais. A relação final é 3.909 nos antigos e 4.300 nos novos. Uma coroa e pinhão dos novos no antigo reduziria um pouco e seria interessante pra usar pneus 235.

    Uma vez tinha feito um cálculo do crawl ratio em primeira marcha e nos novos ficou mais reduzido. Não sou especialista e tô aprendendo, portanto, desculpem se falei alguma besteira e, por favor, me corrijam

    Jimny VVT: 4,425 * 2,002 * 4,300 = 1:38,093


    Jimny não VVT: 3,652 * 2,145 * 3,909 = 1:30,621

    A questão do Jimny realmente tem que analisar todos os aspectos (seguro, ipva, etc), vc está certo. Mas na minha opinião vc deu sorte com sua Toyota antiga. Não importa a marca, país etc, carro com 10 anos a mais tem bem mais coisinhas a fazer. Claro que japas têm índice de quebra relativamente menor que o resto.

    abraço,

    Thiago
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  • #2777
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    Pessoal,

    final de 2013 e início de 2014 foi um período muito difícil (nesse intervalo tive que lidar com complicações de saúde dos meus pais e a partida dos dois) e desde que mudei de Belém pra Brasília no início do ano muita coisa mudou e agora tive que decidir... o Rafeiro está a venda... tá na hora do apartamento em Brasília.

    Pura alegria esse carro, simples assim. Foram apenas 3,5 anos... Não fiz trilha (sou medroso e não tenho grana pra reparos, também não posso ficar sem o carro, uso pra tudo)... mas usei na cidade e estradas de chão e é simplesmente espetacular. A altura do carro, a facilidade pra estacionar, o giro da direção que te permite manobrar em pequenos espaços, o próprio espaço interno (tenho 1,68)...

    Só não fico tão triste porque meu primo tem um e se ele trocar o dele em 2016, pode ter certeza que será meu!!!

    Aqui no fórum no final de 2010 eu comecei a pesquisar o carro. Foram 6 meses de estudos. Fiz testdrive e finalmente optei por um usado que em janeiro de 2011 tinha 16000km. Hoje com 60000 completos só tive gastos (desnecessários) com as ridículas revisões da concessionária que só trocam óleo e filtro por preços absurdos.

    Participei no que pude dos fóruns e até criei uma rede de bagagem em outro post. Ainda tenho o compromisso de fazer um último post mostrando minha câmera de ré, um projeto totalmente meu e que até hoje impressiona quem vê, kkkk.

    Agradeço a todos que aqui compartilham conhecimentos, opiniões e conselhos de forma gratuita e colaborativa. Pessoalmente só conheci o Henry Maesima em uma viagem que fiz a Itamonte (de ônibus) e ao passar por São José dos Campos, fez uma parada rápida. Levei bombons de cupuaçú pra ele e ganhei vários adesivos.

    Parece ter um grupo grande em Brasília, quem sabe eu os encontro em alguma oportunidade até vender.

    Obrigado a todos por tudo, em breve espero voltar em outro japa puro sangue!

    Abraços!!!
    Roberto Malato -
    Jimny "Rafeiro" - HR 09/10 - vendido em novembro de 2014 pra adquirir...
    Jimny "Horácio" - HR 11/11

  • #2778
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    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    Oi Jorge, eu quis dizer o dianteiro, pois o modelo do air locker não serve nos novos. Mas coroa e pinhão são diferentes. A relação do antigo é mais longa. Seria interessante experimentar essa redução nova da Suzuki, que reduz quase 30%, com coroa e pinhão de um antigo pra dar uma leve alongada. Essa receita com uns pneus 30" ia ficar o bicho...

    R-mendes, pelo contrário, a relação de marchas é mais longa. Os novos são mais reduzidos nas marchas, menos na t-case e mais nos diferenciais. A relação final é 3.909 nos antigos e 4.300 nos novos. Uma coroa e pinhão dos novos no antigo reduziria um pouco e seria interessante pra usar pneus 235.

    Uma vez tinha feito um cálculo do crawl ratio em primeira marcha e nos novos ficou mais reduzido. Não sou especialista e tô aprendendo, portanto, desculpem se falei alguma besteira e, por favor, me corrijam

    Jimny VVT: 4,425 * 2,002 * 4,300 = 1:38,093

    Jimny não VVT: 3,652 * 2,145 * 3,909 = 1:30,621
    ...

    abraço,

    Thiago
    Thiago

    Você usava 235, e eu continuo com eles. Em que situações você imagina que seria tão melhor esta configuração? Inclinações muito elevadas em off-Road? Manter velocidades na estrada sem necessidade de mudar a marcha com freqüência?

    Porque eu não sinto falta de força em situações normais.
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  • #2779
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    Grande Roberto,

    Obrigado por compartilhar conosco sua experiência com o Jimny. Espero de coração que tudo se resolva e fique bem. Tenho certeza que logo mais estará novamente com um japinha divertido na garagem. Falo por experiência própria que é difícil outro carro te agradar tanto depois dele.

    abraço,

    Thiago

    Citação Postado originalmente por rmalato Ver Post
    Pessoal,

    final de 2013 e início de 2014 foi um período muito difícil (nesse intervalo tive que lidar com complicações de saúde dos meus pais e a partida dos dois) e desde que mudei de Belém pra Brasília no início do ano muita coisa mudou e agora tive que decidir... o Rafeiro está a venda... tá na hora do apartamento em Brasília.

    Pura alegria esse carro, simples assim. Foram apenas 3,5 anos... Não fiz trilha (sou medroso e não tenho grana pra reparos, também não posso ficar sem o carro, uso pra tudo)... mas usei na cidade e estradas de chão e é simplesmente espetacular. A altura do carro, a facilidade pra estacionar, o giro da direção que te permite manobrar em pequenos espaços, o próprio espaço interno (tenho 1,68)...

    Só não fico tão triste porque meu primo tem um e se ele trocar o dele em 2016, pode ter certeza que será meu!!!

    Aqui no fórum no final de 2010 eu comecei a pesquisar o carro. Foram 6 meses de estudos. Fiz testdrive e finalmente optei por um usado que em janeiro de 2011 tinha 16000km. Hoje com 60000 completos só tive gastos (desnecessários) com as ridículas revisões da concessionária que só trocam óleo e filtro por preços absurdos.

    Participei no que pude dos fóruns e até criei uma rede de bagagem em outro post. Ainda tenho o compromisso de fazer um último post mostrando minha câmera de ré, um projeto totalmente meu e que até hoje impressiona quem vê, kkkk.

    Agradeço a todos que aqui compartilham conhecimentos, opiniões e conselhos de forma gratuita e colaborativa. Pessoalmente só conheci o Henry Maesima em uma viagem que fiz a Itamonte (de ônibus) e ao passar por São José dos Campos, fez uma parada rápida. Levei bombons de cupuaçú pra ele e ganhei vários adesivos.

    Parece ter um grupo grande em Brasília, quem sabe eu os encontro em alguma oportunidade até vender.

    Obrigado a todos por tudo, em breve espero voltar em outro japa puro sangue!

    Abraços!!!

  • #2780
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    Olá Mauro,

    Força realmente não falta. Mas melhora um pouco sim. Senti mais as retomadas na estrada, pois meu carro anda bem mais asfalto ultimamente. Ainda mais quando coloco 40 psi (pra pegar estrada boa mesmo vale a pena, mas logo depois já desço pros habituais 23). O lance é que queria um carro mais baixo também. Fica mais fácil de entrar-sair, minha namorada e minha irmã também aprovaram. E, pra reforçar, você sentirá sim um ganho geral no torque.

    Baixar o centro de gravidade trouxe não só estes benefícios, mas o jipe ficou melhor na trilha no sentido que diminuiu a rolagem (claro que eu usava calços e não molas +3" como você, o que pode influenciar). Os pneus 215 tem sido suficientes pro pouco uso off road dos últimos tempos. E te falo que o jipe assim com 215 acompanha tranquilamente uma Land ou Toyota com pneus bem maiores. O consumo também deu uma melhorada. Tá fazendo mais fácil os 10 km/l de média geral.

    abraço,

    Thiago





    Citação Postado originalmente por Mauro B Ver Post
    Thiago

    Você usava 235, e eu continuo com eles. Em que situações você imagina que seria tão melhor esta configuração? Inclinações muito elevadas em off-Road? Manter velocidades na estrada sem necessidade de mudar a marcha com freqüência?

    Porque eu não sinto falta de força em situações normais.

  • #2781
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    Voltando ao tema do tópico ("Jimny 2010 compensa?"), estou com esse dilema: compro o Jimny HR 2010 (com 35.000km) do meu irmão pela tabela FIPE (cerca de R$37.000), um 4All 0km por R$59.000 ou um 4Sport 0km c/pneus MUD por R$66.500? Qual seria a opção de melhor relação custo-benefício?

  • #2782
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    Citação Postado originalmente por Barros Ver Post
    Voltando ao tema do tópico ("Jimny 2010 compensa?"), estou com esse dilema: compro o Jimny HR 2010 (com 35.000km) do meu irmão pela tabela FIPE (cerca de R$37.000), um 4All 0km por R$59.000 ou um 4Sport 0km c/pneus MUD por R$66.500? Qual seria a opção de melhor relação custo-benefício?
    Barros, só lembrando que a referência do Tópico ao Jimny 2010 era quando ele era zero km.

    O que influencia na sua decisão é a grana né... eu acho que um Jimny semi-novo, sabendo a procedência e tudo é um ótimo negócio... porque o carro já desvalorizou o que tinha que desvalorizar inicialmente e agora vai estabilizando, ou seja, vc não perde tanto se quiser vender daqui 1 / 2 anos.

    abs!!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
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  • #2783
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    Citação Postado originalmente por Barros Ver Post
    Voltando ao tema do tópico ("Jimny 2010 compensa?"), estou com esse dilema: compro o Jimny HR 2010 (com 35.000km) do meu irmão pela tabela FIPE (cerca de R$37.000), um 4All 0km por R$59.000 ou um 4Sport 0km c/pneus MUD por R$66.500? Qual seria a opção de melhor relação custo-benefício?
    Barros, quando peguei o meu em 2013 optei por uma 09/10 com 23000 km pela Fipe. Achei que compensou muito. Com o Jorge comentou: se a procedência for boa, vale a pena.

  • #2784
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    Pois é... no começo, eu estava convencido de que um Jimny semi-novo de boa procedência seria um bom negócio. Mas, depois que eu vi o novo 4Sport, fiquei em dúvida. Claro que ele custa mais, mas os benefícios dele também são maiores: maior segurança (airbag e freios ABS), maior capacidade off-road (pneus MUD, snorkel, maiores ângulos de entrada e saída, etc)... E, se o custo de depreciação do usado é menor, o custo de manutenção do novo também é menor... isso sem falar da garantia de 3 anos, que é outra grande vantagem do Jimny novo. De qualquer forma, tudo vai depender da disponibilidade financeira do comprador, do estado de conservação do usado, do uso que se pretende dar ao carro (botar carro novo pra ralar na trilha exige uma boa dose de desprendimento, né?). Um abraço e obrigado pelos comentários, caros colegas!

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