
Postado originalmente por
Fernando Massad
Castilho, o Jimny, na realidade, possui um "estágio" a menos.
Vc deve ter, no GV, as opções 4x2, 4x4 sem bloqueio do diferencial central e 4x4 com bloqueio do diferencial central.
NoJimny, a opção 4x4 sem bloqueio de diferencial central não existe. Uma vez em 4x4, o torque do motor é distribuido de maneira uniforme, tanto para o diferencial dianteiro quanto para o traseiro, sem, haver compensação, o que inviabiliza o uso do 4x4 em pisos de alta aderência, como no aslfalto, sob pena de se comprometer o sistema de transmissão.
Na sua viatura, ao engatar 4x4 sem bloquear o diferencial central, há uma compensação do torque que vai para o eixo dianteiro e traseiro, necessária quando há diferença de rotação das rodas dos eixos dianteiros e traseiros, como em curva, p. exemplo. Assim, o diferencial central permite o uso do 4x4 em pisos de alta aderência sem forçar o sistema.
O cardã dianteiro está diretamente ligado à roda e à cx trasnfer.
Como possui o diferencial central, não há necessidade de adoção da roda livre.
No seu caso, o bloqueio de diferencial central só deve ser acionado se o piso não for de alta aderência, só em situações off road mesmo.
Persistindo dúvida, manda aí.
Abç!!!
