x
Convex Datacenter
    Usuário
    Entrada
    04/12/2011
    Agradecimentos: 0

Eu estava pensando em comprar um Jimny, mas 55 mil é um preço bem salgado e o pior é que não tem concorrencia nessa categoria para o Jimny, mas o pior é saber que no Brasil o "jipinho" não vem nem com abs nem air bag.

Só para completar, Abaixo ao Lucro Brasil | Facebook , gostei dessa campanha, alertando a muitos sobre a altissima margem de lucros realizadas pelas montadoras no Brasil

Usuário Avatar de Caiogaucho
    Entrada
    24/10/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimento: 1
    Valeu Loras. E como sempre (na sequencia) sua explanação repleta de equilíbrio e bom senso. Independentemente se com ou sem calços e outras "cocitas mas", estou decidido a adquirir um Jimny. Mesmo após ter lido inúmeros relatos, alguns apaixonados, outros indignados ( como este: Reclame Aqui > Suzuki Veículos do Brasil - Veiculo Suzuki Jimny) estou convicto no acerto da escolha. Se todas as modificações realizadas na estrutura de um veículo obedecerem as leis da física, aplicando-as de acordo com a utilização/fim da viatura, o equilíbrio sera equalizado a estas condições de uso.

abs
    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Caio,

Até onde eu sei, bastam os calços e os pneus.

Mas segundo pesquisas que fiz em outros fóruns, mesmo com calços de 1 polegada, se a viatura estiver cheia em torção máxima, vai pegar na borda do alargador / paralamas.

Abraço,

Usuário Avatar de Yuki
    Entrada
    21/05/2010
    Local
    Campinas/SP
    Disse tudo!

Àqueles que estão decidindo ou já decidiram e ainda não têm, só me resta dizer que vocês fazem parte da minoria que compra pelo conteúdo!

O Jimny é um veículo de nicho (que se dependesse de mim seria o "padrão"), diferentemente dos Tucsons da vida, e deve ser encarado como tal. Como já foi dito anteriormente, ele é honestíssimo na sua proposta, a qual tem sido plenamente cumprida há 41 anos.

Quanto à polêmica do kit HR, acho que a indignação maior deveria ser pelo abuso da cobrança por algo que não existe mais, e não pelas modificações no veículo, visto que, no caso do Jimny, uns calços de 1 polegada e pneus com diâmetro cerca de 4 cm maior, é quase nada perto do que o pessoal faz de modificação e ainda assim anda numa boa.

Só lembrando: don't worry, be Suzuki!

Abraço

Citação Postado originalmente por Caiogaucho Ver Post
    Se todas as modificações realizadas na estrutura de um veículo obedecerem as leis da física, aplicando-as de acordo com a utilização/fim da viatura, o equilíbrio sera equalizado a estas condições de uso.

abs
    Yuki
    Jimmy The Jimny (HR)

Citação Postado originalmente por Fernando Massad Ver Post
    Nem o GV nem o Jimny possuem originalmente bloqueio de diferencial nos eixos .....o bloqueio a que vc se refere é do diferencial CENTRAL, existente na cx de transfer, que te permite andar com 4x4 acionado em pisos de alta aderência, ao contrário do Jimny, porque porque o GV não possui roda livre. Já o Jimny não possui diferencial central, porque o uso do 4x4 só é permitido em pisos de baixa aderência, possuindo roda livre acionada através de sistdema de vácuo.

Não sei se fui claro mas se persistirem dúvidas manda aí!!!
    Abç!!!
    Caro Massad

Antes de mais nada obrigado pela resposta.
    Mas de fato continuo um pouco confuso.
    Que o bloqueio de diferencial do GV3 é no dif central eu sei. Mas minha dúvida é: todo carro 4x4, ainda que part time como o Jimny, não precisa ter diferencial central justamente para quando está em 4x4? E aí não seria de esperar ter um bloqueio nesse diferencial para otimizar a tração em condições adversas? Por que o Jimny não tem esse bloqueio?

Abs
    Luiz Castilho
    L200 Triton Sport HPE 2018

Usuário
    Entrada
    31/01/2010
    Local
    Contagem/MG
    Citação Postado originalmente por Luiz Castilho Ver Post
    Caro Massad

Antes de mais nada obrigado pela resposta.
    Mas de fato continuo um pouco confuso.
    Que o bloqueio de diferencial do GV3 é no dif central eu sei. Mas minha dúvida é: todo carro 4x4, ainda que part time como o Jimny, não precisa ter diferencial central justamente para quando está em 4x4? E aí não seria de esperar ter um bloqueio nesse diferencial para otimizar a tração em condições adversas? Por que o Jimny não tem esse bloqueio?

Abs
    Castilho, o Jimny, na realidade, possui um "estágio" a menos.
    Vc deve ter, no GV, as opções 4x2, 4x4 sem bloqueio do diferencial central e 4x4 com bloqueio do diferencial central.
    NoJimny, a opção 4x4 sem bloqueio de diferencial central não existe. Uma vez em 4x4, o torque do motor é distribuido de maneira uniforme, tanto para o diferencial dianteiro quanto para o traseiro, sem, haver compensação, o que inviabiliza o uso do 4x4 em pisos de alta aderência, como no aslfalto, sob pena de se comprometer o sistema de transmissão.
    Na sua viatura, ao engatar 4x4 sem bloquear o diferencial central, há uma compensação do torque que vai para o eixo dianteiro e traseiro, necessária quando há diferença de rotação das rodas dos eixos dianteiros e traseiros, como em curva, p. exemplo. Assim, o diferencial central permite o uso do 4x4 em pisos de alta aderência sem forçar o sistema.
    O cardã dianteiro está diretamente ligado à roda e à cx trasnfer.
    Como possui o diferencial central, não há necessidade de adoção da roda livre.
    No seu caso, o bloqueio de diferencial central só deve ser acionado se o piso não for de alta aderência, só em situações off road mesmo.
    Persistindo dúvida, manda aí.

Abç!!!

Usuário Avatar de Caiogaucho
    Entrada
    24/10/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimento: 1
    Rmalato,
    Estive pesquisando no e-bay e achei esta: McGard Wheel Locks 12mm x 1.25 Conical Seat - 60 Degree Set of 4 Chrome
    Material = Steel Entretanto quando tentei escolher o modelo do veículo Suzuki, não aparece "Jimny" para selecionar!! Fiquei na dúvida se estas são asporcas indicadas!

abs
    Citação Postado originalmente por rmalato Ver Post
    Preços da revisão dos 30k, realizada em 26/04/2011:

Estopa - 5,00
    Kit lubrificação - 41,00
    Fluido de freio - 26,42
    Filtro Oleo - 64,86
    Junta 14x20x1,5 - 5,00
    Oleo 5W-30 - 120,08
    Mão de obra - 120,00

Total = 382,28

Sobre segurança do estepe: O mercado do Jimny está inflacionando acho que por causa da procura...

Comprei essa porca por indicação do pessoal aqui do fórum. Data da compra: 27 de janeiro, tinha acabado de comprar o carro.

Produtos Quantidade Valor Total Porca Anti-Furto para Estepe McGard - A única que oferece 100% de Segurança!
    Modelo Dobló até 2009 / Tracker / Jimny / Vitara / Gran Vitara - Marca: McGard 1 90,00 90,00
    FRETE - Transportadora Credenciada (R$): 21,01
    Forma de Pagamento: - 13,50
    TOTAL R$ 97,51

Vejam quanto está o preço hoje!!!!

De R$ 249,00

A Partir de R$ 189,00
    Economize R$ 60,00

ou 12x de 19,95

Porcas Anti-Furto McGard Suzuki Jimny - 100% de Segurana na Proteo de Rodas e Pneus

Citação Postado originalmente por Fernando Massad Ver Post
    Castilho, o Jimny, na realidade, possui um "estágio" a menos.
    Vc deve ter, no GV, as opções 4x2, 4x4 sem bloqueio do diferencial central e 4x4 com bloqueio do diferencial central.
    NoJimny, a opção 4x4 sem bloqueio de diferencial central não existe. Uma vez em 4x4, o torque do motor é distribuido de maneira uniforme, tanto para o diferencial dianteiro quanto para o traseiro, sem, haver compensação, o que inviabiliza o uso do 4x4 em pisos de alta aderência, como no aslfalto, sob pena de se comprometer o sistema de transmissão.
    Na sua viatura, ao engatar 4x4 sem bloquear o diferencial central, há uma compensação do torque que vai para o eixo dianteiro e traseiro, necessária quando há diferença de rotação das rodas dos eixos dianteiros e traseiros, como em curva, p. exemplo. Assim, o diferencial central permite o uso do 4x4 em pisos de alta aderência sem forçar o sistema.
    O cardã dianteiro está diretamente ligado à roda e à cx trasnfer.
    Como possui o diferencial central, não há necessidade de adoção da roda livre.
    No seu caso, o bloqueio de diferencial central só deve ser acionado se o piso não for de alta aderência, só em situações off road mesmo.
    Persistindo dúvida, manda aí.

Abç!!!
    Ah, agora entendi.
    O Jimny não tem diferencial central. Quando se engata 4x4 já é tração bruta, integral, como se estivesse bloqueado no GV. Faz todo sentido num carro com DNA off road pesado.
    Agora, é impressionante como não houve um vendedor na Milenium capaz de me explicar isso de forma inteligível. Ao perguntar sobre o bloqueio, um ficou me olhando com aquela cara de que não fazia idéia do que eu estava falando. O outro me disse que tinha sim. Esse vendedores de uma maneira geral são vendedores de financiamentos e não de automóveis. Não entendem uma vírgula do que estão vendendo. Ou você se informa por conta própria ou vai acabar levando gato por lebre na certa.
    Só uma correção quanto ao GV3. As opções são 4x4H(a posição standard, 4x4 integral, para asfalto inclusive), 4x4lock(bloqueio do dif central) e 4x4low (reduzida). O carro não tem a opção 4x2.
    Voltando ao Jimny, estou pensando num segundo carro para a patroa. Se optasse pelo Jimny, acho que acabaria ficando com ele e deixando o GV com a bonitinha. rs... Mas estou achando desperdício ter dois 4x4 caros na garagem. Não faço tanto off road assim, que justifique isso. E quando faço, o GV3 me atende com enorme louvor, já que não vou para trilhas pesadas. Cheguei até a fazer testdrive no SX4 esse fim de semana e o carro me encantou muito. Exclente acerto de suspensão, puxada forte... Mas pen$ando direitinho, acho que vou para um modelo baratinho, desses de levar as crianças à escola e ir ao supermercado, ainda que AT como quer a patroa.

Abs!
    Luiz Castilho
    L200 Triton Sport HPE 2018

Usuário Avatar de rmalato
    Entrada
    24/10/2010
    Local
    Brasília/DF
    Caio,

meus papéis estão uma bagunça, procurei e não achei o manual com as especificações da trava, mas fiz outra pesquisa no ebay e parece que é isso mesmo.

Assim que encontrar o manual eu posto aqui.... outra coisa, pergunta pro Daniel [danpeig] que ele com certeza sabe, ele comprou pelo ebay! rs... "O meu conjunto de 4 porcas cromadas (premium) da Mc Gard custou 20 dolares no e-bay. R$ 250,00 é um golpe, ta mais inflacionado do que obra do governo."

Rmalato,
    Estive pesquisando no e-bay e achei esta: McGard Wheel Locks 12mm x 1.25 Conical Seat - 60 Degree Set of 4 Chrome
    Material = Steel Entretanto quando tentei escolher o modelo do veículo Suzuki, não aparece "Jimny" para selecionar!! Fiquei na dúvida se estas são asporcas indicadas!

abs

Agora, é impressionante como não houve um vendedor na Milenium capaz de me explicar isso de forma inteligível. Ao perguntar sobre o bloqueio, um ficou me olhando com aquela cara de que não fazia idéia do que eu estava falando. O outro me disse que tinha sim. Esse vendedores de uma maneira geral são vendedores de financiamentos e não de automóveis. Não entendem uma vírgula do que estão vendendo. Ou você se informa por conta própria ou vai acabar levando gato por lebre na certa.
    Luiz, permita-me concordar em gênero, número e grau!

E essa desqualificação técnica dos vendedores não é restrita ao meio automotivo.

Eu sabia mais de geladeira que o vendedor da loja de eletrodomésticos... perguntei como funcionava o Frost Free. Perguntei sobre a classificação do consumo de energia. E no final das contas, foi dona moça que acabou ensinando a ele ambas coisas.

Voltando ao Jimny, estou pensando num segundo carro para a patroa. Se optasse pelo Jimny, acho que acabaria ficando com ele e deixando o GV com a bonitinha. rs... Mas estou achando desperdício ter dois 4x4 caros na garagem. [...] Mas pen$ando direitinho, acho que vou para um modelo baratinho, desses de levar as crianças à escola e ir ao supermercado, ainda que AT como quer a patroa.
    Aqui em casa o Jimny também fica com ela!

Mas não temos filhos ainda e o trânsito aqui não exige câmbio automático. Então coube na medida!

Dois 4x4 na garagem é uma opção... nem tanto pelas trilhas, mas pela facilidade de acesso aos lugares que costumamos viajar. O antigo carro dela sofria muito nessas situações.

No final das contas, se o carro será usado por ela... melhor deixá-la escolher dentre algumas opções pré-combinadas. Aqui em Roraima a outra opção seria o Honda Fit. Mas desistimos, pois os buracos da cidade são verdadeiras crateras lunares! E a suspensão dos Honda não tem boa fama...

Boa sorte na escolha!

Um abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

Rmalato,

abs
    Caio,

A porca certa para o Jimny é: McGard Chrome Locking Lug Nuts/Wheel Lock 12x1.25
    Código do Modelo: 24152

Preço no e-bay: USD 19,95 + 14,99(frete internacional).
    Segue link para o produto: McGard Chrome Locking Lug Nuts/Wheel Lock 12x1.25 24152 | eBay

Abraços
    Daniel
    Jimny HR 2010/2011
    www.danbp.org

Usuário
    Entrada
    31/01/2010
    Local
    Contagem/MG
    Ah, agora entendi.
    O Jimny não tem diferencial central. Quando se engata 4x4 já é tração bruta, integral, como se estivesse bloqueado no GV. Faz todo sentido num carro com DNA off road pesado.
    Só uma correção quanto ao GV3. As opções são 4x4H(a posição standard, 4x4 integral, para asfalto inclusive), 4x4lock(bloqueio do dif central) e 4x4low (reduzida). O carro não tem a opção 4x2.
    Voltando ao Jimny, estou pensando num segundo carro para a patroa. Se optasse pelo Jimny, acho que acabaria ficando com ele e deixando o GV com a bonitinha. rs... Mas estou achando desperdício ter dois 4x4 caros na garagem. Não faço tanto off road assim, que justifique isso. E quando faço, o GV3 me atende com enorme louvor, já que não vou para trilhas pesadas. Cheguei até a fazer testdrive no SX4 esse fim de semana e o carro me encantou muito. Exclente acerto de suspensão, puxada forte... Mas pen$ando direitinho, acho que vou para um modelo baratinho, desses de levar as crianças à escola e ir ao supermercado, ainda que AT como quer a patroa.

Abs!
    Nossihora Castilho.....hehehehehe,.... esqueci da posição 4x4 reduzida que ambos têm......
    Mas pelo visto vc entendeu certinho. No Jimny é 4x2, 4x4 (como se estivesse bloqueado dif central) e 4x4 reduzido. É isso.
    Vc tem razão quando diz que essas "antas" das concessionárias não conhecem o produto com o qual trabalham.....
    Outro dia passei na concessionária e estava trocando uma idéia com o cara da revisão......ele simplesmente não sabia que o Jimny tinha Roda Livre com acionamento a vácuo.....me disse que o sistema dele era o mesmo do GV.......

É duro!!!!!
    Um abraço!!!

Usuário Avatar de gui_na_trilha
    Entrada
    24/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Loras,

Antes de comprar o Jimny, eu mesmo fiz uma pesquisa de 45 dias e acrescido dos 72 dias que esperei oficialmente pelo carro, pesquisei muito... muito mesmo. Todo tipo de informação eu captei para nao ser um "desinformado".

Acho difícil alguém comprar este carro sem antes conhecer suas entranhas.. Eu mesmo não arriscaria...

Se vc voltar algumas paginas postei alguns videos meus com o Jipinho... So de leve sem forçar muito afinal ele ta amaciando ainda...

Sou sincero em falar que é o Meu 1° 4x4... e estou mto satisfeito com ele... Prox dia 10/12 irei participar de um Luau, praia a noite.. e vou me divertindo com meu autorama... Feliz da Vida...

Abraço
    Grand Vitara 3.2 V6 2010 / Ex -Gran Vitara GIII 4x4 2013 / EX - Jimny HR 2012 BF ALL TERRAIN / Ex - Pajero TR4 Lift 3" + Pneus BF AT

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem