Postado originalmente por
Outrigger
Tb saimos de um Honda New Fit 1.3 automático. Bom carro porém consome muito para um 1.3 (propagam 1.4, kkk).
Fomos para comprar um Grand Vitara e acabamos comprando o SX4 A/T. Os motivos foram o tamanho para a cidade, esportividade (anda muito) e a tração devido a um acidente pt com o New Fit (nos salvou com sua boa absorção de impacto e air bags). Para estradas de terra com lama para ir ao sítio e viajarmos (adoramos acampar) o carro é perfeito. Já coloquei na areia fofa e atolei pois não descalibrei os pneus e esqueci de engatar o Low no cambioautomático. Depois disso ele brincou e deu um show em relação a um 4x4 de um amigo (peso). Na areia e neve sem dúvida é superior aos SUVS e outros 4X4 pela relação peso potência.
O consumo está em 9,5 na cidade e estrada andando normal (sapatinho e as vezes dando uma pisadinha pois o carro pede, kkk).
Consumo menor que o fit pois o sx4 possui um sistema que deixa o carro com um excelente torque em baixa rotação (coletor de admissão variável). O fit precisava andar sempre com a rotação alta do motor em qq ladeira e aja ouvido.
Quanto ao carro possuir bloqueio de diferencial. Não possui. Achei que possuia tb mas nesse carnaval em uma estrda de cascalho e na subida vi que não possuia pois uma roda ficou girando no alto. Fui pesquisar e na realidade não tem. Na realidade o Lock joga mais força nas rodas traseiras (a tração no eixo traseiro parte de 25% e pode chegar até 50% no botão lock) e deixa a tração ligada direto até 60Km.
Não é automática como na AWD (botão do "meio"), fica ligado o 4x4 direto. Fiquei um pouco desapontado mas acho que já está de bom tamanho para um carro que nem é "jeep".
Único defeito do carro até agora foi o porta luvas ficar barulhento depois de 100Km de estrada de chão, não consigo solucionar (ainda não levei na concessionária, qq coisa posto aqui). Poderia vir com 6 air-bags (não entendo essa economia da Suzuki do Brasil - buraco no porta luvas do Jimny - air bag...).
Para quem roda na cidade e quer um carro para uma viagem por qq lugar do Brasil, confortável, fácil de estacionar, 0-100 em 9,5segundos e 180 de final (145 cv), econômico, revisões baratas, japonês (fabricado no Japão- bem diferente dos fabricados aqui), melhor carro de curva que tive (convergência roda traseira e 4x4), duplo air bag, só qualidades. Compare com os rivais da mesma categoria...
Se estiver errado quanto a não possuir o bloqueio de diferencial os amigos me corrijam pois a cada dia aprendo algo novo aqui no site.
Abs.