Dseifert e luishzanini, vocês podem me dizer em qual oficina vocês mexeram na sustensão do SX4? é que eu comprei um zero KM, comprei o KIT LIFT na Armazém 4X4, instalei aqui em Timbó numa oficina, mas acho que na suspensão da frente foi montado errado... vejam, aquele prolongador foi colocado abaixo do prato que segura a mola e o carro ficou estranho, pula como se fosse um carro rebaixado... preciso ligar para o mecânico que instalou no carro de vocês pra ver como é que faz a instalação correta... ou vocês acompanharam e podem me dar uma dica? Obrigado...
como será que eles conseguiram o telefone do fabricante? porque eu não encontrei em lugar algum quem fabricou as peças, rs... só se a armazém 4X4 forceceu... tens o fone da Pickup Company? desculpe incomodar com tanta pergunta, mas não tô querendo estragar um carro que gostei tanto... está com 6.500Km agora... Obrigado Dseifert...
Dseifert e luishzanini, vocês podem me dizer em qual oficina vocês mexeram na sustensão do SX4? é que eu comprei um zero KM, comprei o KIT LIFT na Armazém 4X4, instalei aqui em Timbó numa oficina, mas acho que na suspensão da frente foi montado errado... vejam, aquele prolongador foi colocado abaixo do prato que segura a mola e o carro ficou estranho, pula como se fosse um carro rebaixado... preciso ligar para o mecânico que instalou no carro de vocês pra ver como é que faz a instalação correta... ou vocês acompanharam e podem me dar uma dica? Obrigado...
O carro fica pulando mesmo, tem que trocar o pneu ai ele fica bem mais macio.
Aproveitando as mensagens de usuários do SX4, eu gostaria de compartilhar uma preocupação relacionada ao óleo da caixa de transmissão mecânica que, segundo o manual do proprietário, deve ser trocado aos 50000Km e tem a seguinte especificação: 75W90 GL-4. Ao se aproximar o momento da revisão de 50000 Km, procurei a concessionária Suzuki de Belo Horizonte para me certificar da especificação exigida nos manuais, uma vez que o óleo que várias concessionárias Suzuki no Brasil estavam utilizando para a substituição prevista correspondia ao Mobilube 1 75W90 GL-5. Informado sobre relatos e registros em vários sítios eletrônicos especializados e listas de discussão (por ex.: Forum Club SX4 - EUA), contando, inclusive, com discussão específica aqui mesmo no 4x4Brasil, de que a utilização de óleos com essa especificação causariam danos aos componentes do câmbio, formalizei consulta à concessionária, até hoje não respondida. Assim, e considerando que são muitos os depoimentos sobre danos causados aos câmbios dos veículos Suzuki pela utilização de óleo com a especificação GL-5, e, sobretudo, que o desgaste de seus componentes pode se verificar em momento posterior à vigência da garantia, gostaria de saber se alguém pode elucidar a questão com propriedade e conhecimento técnico suficiente.
Aproveitando as mensagens de usuários do SX4, eu gostaria de compartilhar uma preocupação relacionada ao óleo da caixa de transmissão mecânica que, segundo o manual do proprietário, deve ser trocado aos 50000Km e tem a seguinte especificação: 75W90 GL-4. Ao se aproximar o momento da revisão de 50000 Km, procurei a concessionária Suzuki de Belo Horizonte para me certificar da especificação exigida nos manuais, uma vez que o óleo que várias concessionárias Suzuki no Brasil estavam utilizando para a substituição prevista correspondia ao Mobilube 1 75W90 GL-5. Informado sobre relatos e registros em vários sítios eletrônicos especializados e listas de discussão (por ex.: Forum Club SX4 - EUA), contando, inclusive, com discussão específica aqui mesmo no 4x4Brasil, de que a utilização de óleos com essa especificação causariam danos aos componentes do câmbio, formalizei consulta à concessionária, até hoje não respondida. Assim, e considerando que são muitos os depoimentos sobre danos causados aos câmbios dos veículos Suzuki pela utilização de óleo com a especificação GL-5, e, sobretudo, que o desgaste de seus componentes pode se verificar em momento posterior à vigência da garantia, gostaria de saber se alguém pode elucidar a questão com propriedade e conhecimento técnico suficiente.
As observações da matéria que você indicou coincidem com todos os relatos e comentários que eu já tive a oportunidade de ler em sítios eletrônicos dos EUA, da Espanha, de Portugal Etc. Infelizmente, não se dá a devida atenção a aspectos essenciais da manutenção de veículos por parte de quem deveria oferecer informações técnicas com segurança, e que respondem, quando questionados, com explicações que não convencem. Paciência!
Também já pesquisei sobre esse assunto na hora de substituir o óleo da transmissão do meu Jimny. Apesar da maioria dos mecânicos incentivarem o uso do GL-5, as opiniões dos mais entendidos condenam e advertem que este não é retro compatível com o GL-4. Essa concessionária está por fora! Aqui na minha cidade, colocam o GL-4 importado (100 reais o litro) da Mobil. Logo que a Suzuki voltou, costumava-se usar os Shell Helix. Meu Jimny que é da safra 2009 ainda tem esse adesivo na parte de dentro do capô.
Se colocaram GL-5 manda tirar ou liga no Sac da Suzuki Brasil denunciando.
abssss
Postado originalmente por Morel
Muito obrigado pelas informações, Wolf Gauer.
As observações da matéria que você indicou coincidem com todos os relatos e comentários que eu já tive a oportunidade de ler em sítios eletrônicos dos EUA, da Espanha, de Portugal Etc. Infelizmente, não se dá a devida atenção a aspectos essenciais da manutenção de veículos por parte de quem deveria oferecer informações técnicas com segurança, e que respondem, quando questionados, com explicações que não convencem. Paciência!
Verifique na concessionária da sua cidade a especificação do óleo. Em Belo Horizonte e São Paulo (concessionárias com as quais eu conversei sobre o assunto) a rede Suzuki utiliza o Mobilube 1 75W90 GL-5/GL-4, importado, e com o preço que você menciona. Porém, esse óleo, segundo os relatos que conhecemos, não deve ser utilizado nos câmbios suzuki. Vale a pena verificar.Mobil 75W90 GL-5.docVeja a resposta da propria Mobil anexa.
Abs.
Morel
Postado originalmente por thix4
Prezados,
Também já pesquisei sobre esse assunto na hora de substituir o óleo da transmissão do meu Jimny. Apesar da maioria dos mecânicos incentivarem o uso do GL-5, as opiniões dos mais entendidos condenam e advertem que este não é retro compatível com o GL-4. Essa concessionária está por fora! Aqui na minha cidade, colocam o GL-4 importado (100 reais o litro) da Mobil. Logo que a Suzuki voltou, costumava-se usar os Shell Helix. Meu Jimny que é da safra 2009 ainda tem esse adesivo na parte de dentro do capô.
Se colocaram GL-5 manda tirar ou liga no Sac da Suzuki Brasil denunciando.
22. Em relação a óleos para caixas de câmbio de automóveis, qual a diferença entre as especificações API GL-4 e GL-5? Existe algum problema em se usar o GL-5 em vez de GL-4?
A especificação API GL-4 designa um serviço de engrenagens hipóides de carros de passageiros e outros equipamentos automotivos, operando sob condições de alta velocidade e baixo torque ou vice-versa. O produto da BR para esta aplicação é o Lubrax TRM-4. Já a especificação API GL-5 é designada também para engrenagens hipóides, operando sob condições de alta velocidade e cargas instantâneas (choque), situação encontrada em caixas de mudanças de caminhões e em eixos traseiros (diferenciais). Os produtos BR para esta aplicação são o Lubrax GL-5 e o Lubrax TRM-5, entre outros.
A utilização de um óleo API GL-5 na transmissão em vez do GL-4 irá gerar problemas de engate e “arranhamento” durante a troca de marchas, comprometendo a vida útil da caixa de mudanças. Este problema é decorrente do maior teor de aditivos dos óleos API GL-5 em relação aos API GL-4, que acabam interferindo negativamente no funcionamento do mecanismo de sincronização das marchas.
abs
Wolf Gauer
Postado originalmente por Morel
Muito obrigado pelas informações, Wolf Gauer.
As observações da matéria que você indicou coincidem com todos os relatos e comentários que eu já tive a oportunidade de ler em sítios eletrônicos dos EUA, da Espanha, de Portugal Etc. Infelizmente, não se dá a devida atenção a aspectos essenciais da manutenção de veículos por parte de quem deveria oferecer informações técnicas com segurança, e que respondem, quando questionados, com explicações que não convencem. Paciência!