O SX4 não é um jipe, é um carro de passeio equipado com AWD (All-Wheel-Drive).
AWD é diferente da tração 4x4 part-time ou integral encontrada em jipes e caminhonetes. O sistema AWD foi concebido para uso em estradas pavimentadas com aderência ou levemente escorregadias, ele aumenta a estabilidade do veículo. Essa característica do AWD também é sua maior deficiência em trilhas pois em caso de perda de tração em uma das rodas, todas as demais, conectadas pelo conjunto de diferenciais perdem a tração.
O 4x4 part time presente nos Jimnys, Vitaras e outros jipes tem semi-bloqueio que divide a tração entre o eixo traseiro e dianteiro. Por causa dos dois diferenciais, se uma roda perde aderência, a outra roda do mesmo eixo perde tração, todavia o outro eixo continua com as duas rodas tracionadas. Alguns usuários destes veículos instalam um bloqueio no eixo traseiro para não perder a tração completa do eixo em caso de escorregamento de uma das rodas. Sistemas mais complexos de tração como o da Pajero e da Land Rover tem um bloqueio do diferencial central que permite que o carro atue como AWD (para asfalto e velocidade) ou 4x4 (para trilhas). Para saber mais visite este link: Four-wheel drive - Wikipedia, the free encyclopedia
O SX4 não possui qualquer tipo de bloqueio diferencial (o lock que a imprensa anuncia erroneamente não é bloqueio de diferencial e sim uma espécie de AWD permanentemente).
Por essa razão, pela limitação do curso da suspensão (independente do lift instalado) e por causa dos baixíssimos ângulos de ataque eu não colocaria o SX4 em uma duna ou em uma trilha com lama sem um bom veículo de resgate como parceiro de passeio.