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Molas, Calço, Suspensao e Pneus / Samurai 97

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  • 24/10/2008, 12:38
    MaGao
    hahah vo alinha a minha para saber se para realmente kekekek =)
    a minha ta uns 10cm acima do eixo.. e samb.a. e ainda viajo a 120km/h todo fim de semana uns 600km ekekekek eu curto samba hahaha

    Abraços,
  • 24/10/2008, 13:31
    zelucas
    Aumentar o suporte do eixo causa a sambada mesmo porque o eixo não vai se mover lateralmente mas quem vai receber a reação e vai movimentar-se é o chassis, dai surje a sambada... Se no caso quem sofresse a ação fosse a carroceria/chassis daí o suporte superior faria a alavanca. Mas quando o eixo sobe reto não muda nada.

    No meu caso que estou com a panhard inclinada quando passo na lombada mesmo de lado, não sei se pode considerar uma sambada, mas percebo que o carro dá só uma leve jogada"de lado e estabiliza na hora, mas nada que seja preocupante.


    []s será que falei merda? :pensativo:
  • 24/10/2008, 15:09
    Fabil
    extamente, com o suporte da panhard acima do eixo, se vc passa num obstaculo onde os dois lados da suspensao sobem, nao existe nenhuma sambada.. mas se é apenas um dos lados ele samba por causa da alteracao da distancia dos pontos de fixacao.. imagine um L se sobe reto a perna vertical nao altera de posicao em relacao a horizontal.. mas se vc rotacionar o L o que acontece? a a parte de cima se desloca alterando o comprimento, dai alguem tem que ceder...

    no seu caso onde as seus suportes estao originais, e sua barra bem inclinada, qualquer movimento da suspensao vai alterar a distancia entre os dois pontos de fixacao, dai vai sambar mesmo que os dois lados subam ao mesmo tempo

    to errado pensando assim tb Tio Bill???


    T+
  • 24/10/2008, 17:16
    Higor Renck
    Bom Pessoal...

    Hoje fiz balanceamento e geometria no Samuca...

    Vamos aos fatos:

    Ângulo de caster, está 2 positivo, o ideal seria 2 a 3 negativos... correto?

    O restante está tudo bom.

    O que aconteceu depois da geometria e balanceamento.

    1. Antes a uns 55, 60 km/h iniciava um shimmy, a direção ficava bamba, de um lado para o outro.
    2. Quando eu freiava a viatura ela puxava para a direita.
    3. Quando eu passava em um buraco a viatura dava uma balançada bem forte para os lados.

    Depois da geometria e balanceamento:

    1. Resolveu... ficou bala
    2. Também ficou ok
    3. Agora quase não noto mais
    4. Me da a impressão de que em pequenas irregularidades na pista ele simplesmente salta, tira as rodas do chão... isso a uns 60km/h, antes não notava isso.

    Ainda falta "torcer" a suspensão para ver o que vai pegar e onde.

    Obrigado

    Higor Renck
  • 24/10/2008, 17:36
    Fabil
    mas vem ká.. o que foi feito após essa "geometria" que fizeram?

    pq em samurai a unica coisa que é ajustavel é convergencia ..

    vc tem os numeros antes e pós "geometria"?

    entao:

    3- vc anida vai continuar balancando
    4- ainda vai passarinhar em alta velocidade com esse caster 2 graus positivo

    T+
  • 24/10/2008, 17:54
    MaGao
    quanto que é o caster do samurai ? original.. para ficar bom ? 0 ?
  • 24/10/2008, 18:15
    Fabil
    entre - 2 e -3 graus
    T+
  • 24/10/2008, 19:31
    Higor Renck
    Fabiano,

    Não tenho agora os números, mas o que foi acertado foi só a convergência mesmo... a roda da esquerda estava "fechada" mais para o lado do motor e a roda da direita estava "aberta" mais virada para o lado de fora do Samuca...

    O caster foi só para que eu soubesse como ele estava... +2 e o ideal é de -2 a -3...

    Ainda tenho que arrumar o caster, mexer na barra panhard e na barra de direção...

    Só fiquei animado porque o shimmy que estava me incomodando era mais por falta de balanceamento...

    Outro ponto é que eu fiz o balanceamento no local, sem retirar a roda...

    Acho que isso ajudou, pois quando tinha feito o balanceamento convencional o problema de shimmy persistia e agora acabou...

    [ ]'s

    Higor Renck


    Citação:

    Postado originalmente por Fabil Ver Post
    mas vem ká.. o que foi feito após essa "geometria" que fizeram?

    pq em samurai a unica coisa que é ajustavel é convergencia ..

    vc tem os numeros antes e pós "geometria"?

    entao:

    3- vc anida vai continuar balancando
    4- ainda vai passarinhar em alta velocidade com esse caster 2 graus positivo

    T+

  • 24/10/2008, 19:34
    Fabil
    ahhh beleza.. é que fiquei a entender que os caras lhe enganaram falando que seu carro agora esta 100% com a geometria correta

    T+
  • 24/10/2008, 19:47
    Higor Renck
    2 Anexo(s)
    Fiz essas duas fotos ruins também....
  • 24/10/2008, 23:00
    Alexandre X
    2 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Higor Renck Ver Post
    Fiz essas duas fotos ruins também....

    Eu não sou um ixpecialista em suspensões como o Bill e o filho dele são, mas tu não com uns problemas de bumpsteer com esse setup ai? Compare:
  • 25/10/2008, 18:01
    billj
    Citação:

    Postado originalmente por Fabil Ver Post
    extamente, com o suporte da panhard acima do eixo, se vc passa num obstaculo onde os dois lados da suspensao sobem, nao existe nenhuma sambada.. mas se é apenas um dos lados ele samba por causa da alteracao da distancia dos pontos de fixacao.. imagine um L se sobe reto a perna vertical nao altera de posicao em relacao a horizontal.. mas se vc rotacionar o L o que acontece? a a parte de cima se desloca alterando o comprimento, dai alguem tem que ceder...

    no seu caso onde as seus suportes estao originais, e sua barra bem inclinada, qualquer movimento da suspensao vai alterar a distancia entre os dois pontos de fixacao, dai vai sambar mesmo que os dois lados subam ao mesmo tempo

    to errado pensando assim tb Tio Bill???


    T+


    Com respeito essa da carroceiria se deslocar lateralmente, a altura da panhard referente ao eixo não importa. O lance é da panhard ser horizontal, nada mais que isso.

    Teoricamente, poderia posicionar a panhard passando por cima do capô ou encostado no chão que funcionaria do mesmo jeito.....

    Abraços,

    Bill
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