hahah vo alinha a minha para saber se para realmente kekekek =)
a minha ta uns 10cm acima do eixo.. e samb.a. e ainda viajo a 120km/h todo fim de semana uns 600km ekekekek eu curto samba hahaha
Abraços,
Versão Imprimível
hahah vo alinha a minha para saber se para realmente kekekek =)
a minha ta uns 10cm acima do eixo.. e samb.a. e ainda viajo a 120km/h todo fim de semana uns 600km ekekekek eu curto samba hahaha
Abraços,
Aumentar o suporte do eixo causa a sambada mesmo porque o eixo não vai se mover lateralmente mas quem vai receber a reação e vai movimentar-se é o chassis, dai surje a sambada... Se no caso quem sofresse a ação fosse a carroceria/chassis daí o suporte superior faria a alavanca. Mas quando o eixo sobe reto não muda nada.
No meu caso que estou com a panhard inclinada quando passo na lombada mesmo de lado, não sei se pode considerar uma sambada, mas percebo que o carro dá só uma leve jogada"de lado e estabiliza na hora, mas nada que seja preocupante.
[]s será que falei merda? :pensativo:
extamente, com o suporte da panhard acima do eixo, se vc passa num obstaculo onde os dois lados da suspensao sobem, nao existe nenhuma sambada.. mas se é apenas um dos lados ele samba por causa da alteracao da distancia dos pontos de fixacao.. imagine um L se sobe reto a perna vertical nao altera de posicao em relacao a horizontal.. mas se vc rotacionar o L o que acontece? a a parte de cima se desloca alterando o comprimento, dai alguem tem que ceder...
no seu caso onde as seus suportes estao originais, e sua barra bem inclinada, qualquer movimento da suspensao vai alterar a distancia entre os dois pontos de fixacao, dai vai sambar mesmo que os dois lados subam ao mesmo tempo
to errado pensando assim tb Tio Bill???
T+
Bom Pessoal...
Hoje fiz balanceamento e geometria no Samuca...
Vamos aos fatos:
Ângulo de caster, está 2 positivo, o ideal seria 2 a 3 negativos... correto?
O restante está tudo bom.
O que aconteceu depois da geometria e balanceamento.
1. Antes a uns 55, 60 km/h iniciava um shimmy, a direção ficava bamba, de um lado para o outro.
2. Quando eu freiava a viatura ela puxava para a direita.
3. Quando eu passava em um buraco a viatura dava uma balançada bem forte para os lados.
Depois da geometria e balanceamento:
1. Resolveu... ficou bala
2. Também ficou ok
3. Agora quase não noto mais
4. Me da a impressão de que em pequenas irregularidades na pista ele simplesmente salta, tira as rodas do chão... isso a uns 60km/h, antes não notava isso.
Ainda falta "torcer" a suspensão para ver o que vai pegar e onde.
Obrigado
Higor Renck
mas vem ká.. o que foi feito após essa "geometria" que fizeram?
pq em samurai a unica coisa que é ajustavel é convergencia ..
vc tem os numeros antes e pós "geometria"?
entao:
3- vc anida vai continuar balancando
4- ainda vai passarinhar em alta velocidade com esse caster 2 graus positivo
T+
quanto que é o caster do samurai ? original.. para ficar bom ? 0 ?
entre - 2 e -3 graus
T+
Fabiano,
Não tenho agora os números, mas o que foi acertado foi só a convergência mesmo... a roda da esquerda estava "fechada" mais para o lado do motor e a roda da direita estava "aberta" mais virada para o lado de fora do Samuca...
O caster foi só para que eu soubesse como ele estava... +2 e o ideal é de -2 a -3...
Ainda tenho que arrumar o caster, mexer na barra panhard e na barra de direção...
Só fiquei animado porque o shimmy que estava me incomodando era mais por falta de balanceamento...
Outro ponto é que eu fiz o balanceamento no local, sem retirar a roda...
Acho que isso ajudou, pois quando tinha feito o balanceamento convencional o problema de shimmy persistia e agora acabou...
[ ]'s
Higor Renck
ahhh beleza.. é que fiquei a entender que os caras lhe enganaram falando que seu carro agora esta 100% com a geometria correta
T+
Fiz essas duas fotos ruins também....
Com respeito essa da carroceiria se deslocar lateralmente, a altura da panhard referente ao eixo não importa. O lance é da panhard ser horizontal, nada mais que isso.
Teoricamente, poderia posicionar a panhard passando por cima do capô ou encostado no chão que funcionaria do mesmo jeito.....
Abraços,
Bill