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Molas, Calço, Suspensao e Pneus / Samurai 97

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  • 29/10/2008, 08:13
    Fabil
    Citação:

    Postado originalmente por zelucas Ver Post
    O ponto fixo real não é a bola no eixo!!

    Imagine o ponto fixo (lateralmente falando) como sendo o parafuso da fixação da panhard no eixo e verás...

    Zé.. nesse desenho seu, vamos supor entao que o ponto fixo seja no suporte da panhard..
    o que aconteceu no seu desenho??? o eixo foi deslocado p/ esquerda certo? ( tem até uma seta nele)... mas na verdade quem se desloca nao é o eixo... afinal as rodas estao do chao.. mas sim a carroceria que vai ser empurrada p/ a direita pelo efeito alavanca do suporte da panhard alto..

    refaça seu desenho igualzinho, porem com o suporte da panhard fixaco junto a canela do eixo.. vc verá que o deslocamento da carroceria será bem menor.. o que evita a sambada

    T+
  • 29/10/2008, 11:41
    zelucas
    Citação:

    Postado originalmente por Fabil Ver Post
    mas vem ká...

    o objetivo da suspensao nao é fazer o eixo deslocar-se somente as extremidades e deixando o centro sempre no centro?

    ou seja, se o ponto fixo de referencia do desenho nao for o centro do eixo dai vai acontecer o que??? a carroceria vai sambar, pois as rodas estao apoiadas no chao... nao verdade entao nao é o eixo que desloca p/ os lados, mas sim a carroceria..

    tô certo ou errado?


    As supensões com panhard tem esse defeito de não manter meio do eixo sempre no centro, mas se for ver ele começa a sair mais do centro só em torções muito grandes, e isso se agrava se estiver com aquele suporte da panhard no eixo prolongado, fazendo uma alavanca e tendendo a jogar o eixo de lado, mas como ele está fixo quem movimenta é a carroceria, de qualquer jeito tem um movimento lateral do eixo em relação a carroceria, fazedo acontecer a ''sambada''.

    Citação:

    Zé.. nesse desenho seu, vamos supor entao que o ponto fixo seja no suporte da panhard..
    o que aconteceu no seu desenho??? o eixo foi deslocado p/ esquerda certo? ( tem até uma seta nele)... mas na verdade quem se desloca nao é o eixo... afinal as rodas estao do chao.. mas sim a carroceria que vai ser empurrada p/ a direita pelo efeito alavanca do suporte da panhard alto..

    refaça seu desenho igualzinho, porem com o suporte da panhard fixaco junto a canela do eixo.. vc verá que o deslocamento da carroceria será bem menor.. o que evita a sambada

    T+
    É, eu puxei uma reta amarela da extremidade da panhard ao eixo (não está muito visível) e dá pra ver a diferença que seria se o suporte estivesse na canela do eixo...


    []s
  • 29/10/2008, 12:01
    Fabil
    o suporte prolongado agrava mesmo em leves oscilacoes sim... é isso que eu estou tentando explica desde o inicio e nesse caso nao estou me baseando em teoria nao.. é na pratica mesmo..

    meu samurai os suportes da panhard foram prolongados exatos 80mm acima de onde era original ( centro da canela) eu percebo uma leva samabadinha quando passo em ondulacoes pequenas no asfalto.. lembrando que a minha barra panhard com isso fica praticamente paralela ao solo

    nos outros dois samurais que fiz o mesmo esquema da minha suspensao, eu p/ diminuir esse efeito fiz o suporte menor, com exatos 50mm acima do eixo.. a panhar ficou uma mixaria inclinada e o efeito sambada nesses dois samurai praticamente nao existe sob as mesmas condicoes...

    o jipe do Diogo, estava assim tb.. o suporte altissimo, e o carro sambando.. depois que ele inverteu ( ou seja, baixou o suporte no chassis e vou o suporte do eixo p/ o centro) a sambada acabou...

    é claro que no offroad com a suspensao trabalhando numa amplitude muito maior a panhard vai empurrar o eixo mesmo... mas dai nao importa muito, afinal vc já esta sacolejando p/ todo lado mesmo..


    dai vem o Bill dizendo que a altura da panhard em relacao ao eixo nao tem anda a ver com essa sambada, entao os 3 samurais que eu modifiquei aqui sao alienigenas, piois estao desafiando todas as leis da fisica..hehehehehh
  • 29/10/2008, 14:05
    MaGao
    Quanto ao suporte da panhard.. so baixando no chassi melhoraria..

    agora para não ter bumpsteer ? como "fixar" a barra de direção ?
    levantando no eixo ? ficaria mais alto que a panhard .. teria problema ?

    Abraços,
  • 29/10/2008, 15:19
    alvaro.jrc
    Citação:

    Postado originalmente por MaGao Ver Post
    Quanto ao suporte da panhard.. so baixando no chassi melhoraria..
    agora para não ter bumpsteer ? como "fixar" a barra de direção ?
    levantando no eixo ? ficaria mais alto que a panhard .. teria problema ?
    Abraços,

    Se não me engano ví no kit Fabil de suspensão para o Samuca uma peça q baixa a angulação da barra de direção, não lembro o nome da peça, mas é como um cachimbo, no kit esse cachimbo é mais curvo pra baixo, deixando a barra mais menos inclinada.

    Estou enganado fabiano???:pensativo:
  • 29/10/2008, 15:39
    Rubens
    1 Anexo(s)
    isso aqui ...???
    Citação:

    Postado originalmente por alvaro.jrc Ver Post
    Se não me engano ví no kit Fabil de suspensão para o Samuca uma peça q baixa a angulação da barra de direção, não lembro o nome da peça, mas é como um cachimbo, no kit esse cachimbo é mais curvo pra baixo, deixando a barra mais menos inclinada.

    Estou enganado fabiano???:pensativo:

    Pessoal ...

    To acompanhando o assunto ... ou pelo menos tentando acompanhar ...rsrsrsrs... visto que sou arquiteto ...rsrsrs

    Dai ... lendo ... vendo desenhos ... me lembrei desta imagem que postei ... vejo a Panhard ... e mais uma barra "exatamente" paralela ao eixo ...:

    Qual o Nome e Função dela?

    ta bom ...ta bom ... haja paciência pra explicar ...kakakaka
  • 29/10/2008, 15:42
    Alfredo Stavale
    Citação:

    Postado originalmente por alvaro.jrc Ver Post
    Se não me engano ví no kit Fabil de suspensão para o Samuca uma peça q baixa a angulação da barra de direção, não lembro o nome da peça, mas é como um cachimbo, no kit esse cachimbo é mais curvo pra baixo, deixando a barra mais menos inclinada.

    Estou enganado fabiano???:pensativo:

    high steers

    o meu não tinha o bump steers até eu fazer a ultima trilha. agora até pra subir meio fio tá puxando o volante.

    agora percebi uma folga na direção, tem algo haver? como posso tirar essa folga?
  • 29/10/2008, 16:31
    Fabil
    Citação:

    Postado originalmente por MaGao Ver Post
    Quanto ao suporte da panhard.. so baixando no chassi melhoraria..

    agora para não ter bumpsteer ? como "fixar" a barra de direção ?
    levantando no eixo ? ficaria mais alto que a panhard .. teria problema ?

    Abraços,

    use um dropped pitman..

    T+
  • 29/10/2008, 16:45
    MaGao
    Citação:

    Postado originalmente por Fabil Ver Post
    use um dropped pitman..

    T+

    vc faz? quanto que seria ?

    abraços,
  • 29/10/2008, 16:52
    Fabil
    nao.. dropped pitman nao faço... ao menos ainda nao fiz... ehheeh mas como é uma peça fundida requer moldes etc.. o que só fica viavel se vc fabricar em quantidade

    T+
  • 29/10/2008, 18:52
    alvaro.jrc
    Olha o tal do cachimbo!! Como o Fabil já comentou aí está o dito cujo.

    http://www.puresuzuki.com/pitman_arm.htm
  • 29/10/2008, 19:32
    joão k. chikui
    Fabiano
    Fundida ou forjada?

    Citação:

    Postado originalmente por Fabil Ver Post
    nao.. dropped pitman nao faço... ao menos ainda nao fiz... ehheeh mas como é uma peça fundida requer moldes etc.. o que só fica viavel se vc fabricar em quantidade

    T+

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