Powered by vBulletin

Molas, Calço, Suspensao e Pneus / Samurai 97

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 12 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 234567891011121314151617 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 29/10/2008, 08:13
    Fabil
    Citação:

Postado originalmente por zelucas Ver Post
    O ponto fixo real não é a bola no eixo!!

Imagine o ponto fixo (lateralmente falando) como sendo o parafuso da fixação da panhard no eixo e verás...

Zé.. nesse desenho seu, vamos supor entao que o ponto fixo seja no suporte da panhard..
    o que aconteceu no seu desenho??? o eixo foi deslocado p/ esquerda certo? ( tem até uma seta nele)... mas na verdade quem se desloca nao é o eixo... afinal as rodas estao do chao.. mas sim a carroceria que vai ser empurrada p/ a direita pelo efeito alavanca do suporte da panhard alto..

refaça seu desenho igualzinho, porem com o suporte da panhard fixaco junto a canela do eixo.. vc verá que o deslocamento da carroceria será bem menor.. o que evita a sambada

T+
  • 29/10/2008, 11:41
    zelucas
    Citação:

Postado originalmente por Fabil Ver Post
    mas vem ká...

o objetivo da suspensao nao é fazer o eixo deslocar-se somente as extremidades e deixando o centro sempre no centro?

ou seja, se o ponto fixo de referencia do desenho nao for o centro do eixo dai vai acontecer o que??? a carroceria vai sambar, pois as rodas estao apoiadas no chao... nao verdade entao nao é o eixo que desloca p/ os lados, mas sim a carroceria..

tô certo ou errado?

As supensões com panhard tem esse defeito de não manter meio do eixo sempre no centro, mas se for ver ele começa a sair mais do centro só em torções muito grandes, e isso se agrava se estiver com aquele suporte da panhard no eixo prolongado, fazendo uma alavanca e tendendo a jogar o eixo de lado, mas como ele está fixo quem movimenta é a carroceria, de qualquer jeito tem um movimento lateral do eixo em relação a carroceria, fazedo acontecer a ''sambada''.

Citação:

Zé.. nesse desenho seu, vamos supor entao que o ponto fixo seja no suporte da panhard..
    o que aconteceu no seu desenho??? o eixo foi deslocado p/ esquerda certo? ( tem até uma seta nele)... mas na verdade quem se desloca nao é o eixo... afinal as rodas estao do chao.. mas sim a carroceria que vai ser empurrada p/ a direita pelo efeito alavanca do suporte da panhard alto..

refaça seu desenho igualzinho, porem com o suporte da panhard fixaco junto a canela do eixo.. vc verá que o deslocamento da carroceria será bem menor.. o que evita a sambada

T+
    É, eu puxei uma reta amarela da extremidade da panhard ao eixo (não está muito visível) e dá pra ver a diferença que seria se o suporte estivesse na canela do eixo...

[]s
  • 29/10/2008, 12:01
    Fabil
    o suporte prolongado agrava mesmo em leves oscilacoes sim... é isso que eu estou tentando explica desde o inicio e nesse caso nao estou me baseando em teoria nao.. é na pratica mesmo..

meu samurai os suportes da panhard foram prolongados exatos 80mm acima de onde era original ( centro da canela) eu percebo uma leva samabadinha quando passo em ondulacoes pequenas no asfalto.. lembrando que a minha barra panhard com isso fica praticamente paralela ao solo

nos outros dois samurais que fiz o mesmo esquema da minha suspensao, eu p/ diminuir esse efeito fiz o suporte menor, com exatos 50mm acima do eixo.. a panhar ficou uma mixaria inclinada e o efeito sambada nesses dois samurai praticamente nao existe sob as mesmas condicoes...

o jipe do Diogo, estava assim tb.. o suporte altissimo, e o carro sambando.. depois que ele inverteu ( ou seja, baixou o suporte no chassis e vou o suporte do eixo p/ o centro) a sambada acabou...

é claro que no offroad com a suspensao trabalhando numa amplitude muito maior a panhard vai empurrar o eixo mesmo... mas dai nao importa muito, afinal vc já esta sacolejando p/ todo lado mesmo..

dai vem o Bill dizendo que a altura da panhard em relacao ao eixo nao tem anda a ver com essa sambada, entao os 3 samurais que eu modifiquei aqui sao alienigenas, piois estao desafiando todas as leis da fisica..hehehehehh
  • 29/10/2008, 14:05
    MaGao
    Quanto ao suporte da panhard.. so baixando no chassi melhoraria..

agora para não ter bumpsteer ? como "fixar" a barra de direção ?
    levantando no eixo ? ficaria mais alto que a panhard .. teria problema ?

Abraços,
  • 29/10/2008, 15:19
    alvaro.jrc
    Citação:

Postado originalmente por MaGao Ver Post
    Abraços,

Se não me engano ví no kit Fabil de suspensão para o Samuca uma peça q baixa a angulação da barra de direção, não lembro o nome da peça, mas é como um cachimbo, no kit esse cachimbo é mais curvo pra baixo, deixando a barra mais menos inclinada.

Estou enganado fabiano???:pensativo:
  • 29/10/2008, 15:39
    Rubens
    1 Anexo(s)
    isso aqui ...???
    Citação:

Postado originalmente por alvaro.jrc Ver Post
    Se não me engano ví no kit Fabil de suspensão para o Samuca uma peça q baixa a angulação da barra de direção, não lembro o nome da peça, mas é como um cachimbo, no kit esse cachimbo é mais curvo pra baixo, deixando a barra mais menos inclinada.

Pessoal ...

To acompanhando o assunto ... ou pelo menos tentando acompanhar ...rsrsrsrs... visto que sou arquiteto ...rsrsrs

Dai ... lendo ... vendo desenhos ... me lembrei desta imagem que postei ... vejo a Panhard ... e mais uma barra "exatamente" paralela ao eixo ...:

Qual o Nome e Função dela?

ta bom ...ta bom ... haja paciência pra explicar ...kakakaka
  • 29/10/2008, 15:42
    Alfredo Stavale
    Citação:

Postado originalmente por alvaro.jrc Ver Post

high steers

o meu não tinha o bump steers até eu fazer a ultima trilha. agora até pra subir meio fio tá puxando o volante.

agora percebi uma folga na direção, tem algo haver? como posso tirar essa folga?
  • 29/10/2008, 16:31
    Fabil
    Citação:

Postado originalmente por MaGao Ver Post

Abraços,

use um dropped pitman..

T+
  • 29/10/2008, 16:45
    MaGao
    Citação:

use um dropped pitman..

T+

vc faz? quanto que seria ?

abraços,
  • 29/10/2008, 16:52
    Fabil
    nao.. dropped pitman nao faço... ao menos ainda nao fiz... ehheeh mas como é uma peça fundida requer moldes etc.. o que só fica viavel se vc fabricar em quantidade

T+
  • 29/10/2008, 18:52
    alvaro.jrc
    Olha o tal do cachimbo!! Como o Fabil já comentou aí está o dito cujo.

http://www.puresuzuki.com/pitman_arm.htm
  • 29/10/2008, 19:32
    joão k. chikui
    Fabiano
    Fundida ou forjada?

Citação:

nao.. dropped pitman nao faço... ao menos ainda nao fiz... ehheeh mas como é uma peça fundida requer moldes etc.. o que só fica viavel se vc fabricar em quantidade

T+

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 12 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 234567891011121314151617 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 16:23.