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Molas, Calço, Suspensao e Pneus / Samurai 97

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  • 21/10/2008, 00:06
    Higor Renck
    Obrigado Billj

    Bom ferrado... ferrado mais ou menos não importa...

    Não sabia que teria que mexer tanto assim no Samuca para andar tranquilo de 31... Já fiz a m*¨&%$@ e torrei a grana nos 31... Tenho que esperar... e ficar andando de 3k todos os dias... não rola...

    Então vou arriscar andar até o final do ano com ele assim e depois paro para fazer a suspensão.

    Obrigado a todos... e neste final de ano... volto a pedir ajuda para o pessoal...



    Citação:

    Postado originalmente por billj Ver Post
    Desgaste acentuado dos pneus, shimmy lascado e direção boba devido ao caster errado. Além disso, só alegria.....

    Abraços,

    Bill

  • 21/10/2008, 01:16
    zelucas
    Não é um bicho de sete cabeças, talvez só de três...

    Cortar a panhard e colocar uma regulagem de comprimento nela é a melhor solução.

    Alongar os suportes da panhard não.

    Hight steer não precisa e não é bom. É so aumentar a barra de direção também.

    Fora amortecedor e molas maiores, no meu caso eu mudei o suporte de fixação do link no eixo para corrigir o cáster, é mais barato que mandar fazer um link novo. Só tem que ficar esperto com aquela barra (esqueci o nome) atrás do eixo para o braço não encostar nela.

    Não acredito que com isso vá gastar 5 mil cruzeiros


    []s um vagalume no fim do túnel :mrgreen:
  • 21/10/2008, 02:04
    diogo ludovico
    4 Anexo(s)
    Fabil depois que corrigi segundo sua dica o carro parou de sambar, e a estabilidade ficou exelente até os 80km/h, dai pra frente ele "fica leve" e começa a derivar pro lado que o vento tocar:shock:

    Na parte da noticia ruim, qual seria a solução então? As barras penhards possuem regulagem de comprimento, e estão quase paralelas ao eixo, como suporte do chassi sendo o mais longo, no eixo está quase na altura da canela, pouca coisa acima (senão pegava nos suportes dos links)

    Como falei antes com relação a não correção das barras, ai vão as fotos da M..... Nunca façam isso, se mecher na altura tenha certeza que todos os angulos estão corretos!!!!
    1° foto, suporte do link ainda em regular estado, e sem o anel de tecnil
    2° foto, notem o link totalmente deslocado para a direita
    3° foto, suportes já com os aneis, mas pela pequena mancha de oleo no eixo já da para ver que algo quebrou ali e começou a vazar oleo:parede:
    4/ foto, não sei se dá para ver direito os pneus traseiros lisos na parte externa já que a esta altura do campeonato as rodas já estavam assim \ /
  • 21/10/2008, 08:50
    Fabil
    Citação:

    Postado originalmente por zelucas Ver Post
    Não é um bicho de sete cabeças, talvez só de três...

    Cortar a panhard e colocar uma regulagem de comprimento nela é a melhor solução.

    Alongar os suportes da panhard não.

    Hight steer não precisa e não é bom. É so aumentar a barra de direção também.

    Fora amortecedor e molas maiores, no meu caso eu mudei o suporte de fixação do link no eixo para corrigir o cáster, é mais barato que mandar fazer um link novo. Só tem que ficar esperto com aquela barra (esqueci o nome) atrás do eixo para o braço não encostar nela.

    Não acredito que com isso vá gastar 5 mil cruzeiros


    []s um vagalume no fim do túnel :mrgreen:

    Zé Lucas...
    se vc apenas alongar nao corrigir a inlclinacao da panhard o carro ao passar por lombadas e ondulacoes no asfalto vai SAMBAR a carroceria.. pelas fotos que ví tenho certesa absoluta de que o seu faz isso... na trilha isso pouco importa, já que o carro sacode de todo jeito.. mas no asfalto, vc numa curva e a carroceria sambando de um lado p. o outro nao é uma sensacao agradavel e tampouco segura..

    a barra de direcao se vc nao corrigi a inclinacao vai dar bumpsteer, o que é o efeito do volante "acompanhar" os desniveis do solo.. ou seja... vc passa numa lombada e ao invez do volante continuar reto, ele vira no momento que a suspensao trabalha...
    novamente pelas fotos o seu tb acontece isso..

    T+
  • 21/10/2008, 08:56
    Fabil
    Citação:

    Postado originalmente por diogo ludovico Ver Post
    Fabil depois que corrigi segundo sua dica o carro parou de sambar, e a estabilidade ficou exelente até os 80km/h, dai pra frente ele "fica leve" e começa a derivar pro lado que o vento tocar:shock:

    Na parte da noticia ruim, qual seria a solução então? As barras penhards possuem regulagem de comprimento, e estão quase paralelas ao eixo, como suporte do chassi sendo o mais longo, no eixo está quase na altura da canela, pouca coisa acima (senão pegava nos suportes dos links)

    essa instabilidade acima dos 80, onde o vento balanca o carro, até fusca dá...heheh vc chegou a passar na maquina de alinhamento p/ saber os valores de caster, cambagem e convergencia?

    sobre os seus suportes, fique de olho se aparecerem trincas.. a maneira correta de fazer seria cortar fora os originais ( que tem chapa fina de 2,5mm) e fazer outro suporte com chapa 3.75 ou 4.25mm, fazer um "jacare" na longarina e soldar o novo suporte..
    mas como vc nao tá fazendo trilha pesada, dá p/ ir rodando, mas confira periodicamente se nao aparecerá trinca..

    T+
  • 21/10/2008, 12:20
    zelucas
    Fabil, bump steer eu tenho certeza que não tenho pois a panhard está alinhada com a da direção... Quanto a sambada, em lombadas sinceramente não sinto nada, só em curvas com desníveis que da uma balançada, mas acho que o amortecedor ajuda bem a segurar...



    []s
  • 21/10/2008, 12:32
    Fabil
    passa numa lombada com o carro na DIAGONAL, dai vc ira sentir o bumpsteer e a sambada da carroceira..

    T+
  • 21/10/2008, 12:47
    Higor Renck
    Bom...

    Pessoal, o Samuca já está montado...

    Vou agora a tarde buscar ele e ver como ficou...

    Ai posto as fotos da suspensão para que fique mais fácil de vcs me ajudarem ok

    Obrigado

    No final do dia posto as fotos...
  • 21/10/2008, 19:52
    Higor Renck
    5 Anexo(s)
    Bom... Não tive muito tempo livre...

    Andei um pouco com ele... não notei grande diferença...

    Segue as poucas e ruins fotos...

    O tempo está corrido...

    Depois tiro melhores fotos...

    Obrigado
  • 21/10/2008, 20:56
    MaGao
    Citação:

    Postado originalmente por Higor Renck Ver Post
    Bom... Não tive muito tempo livre...

    Andei um pouco com ele... não notei grande diferença...

    Segue as poucas e ruins fotos...

    O tempo está corrido...

    Depois tiro melhores fotos...

    Obrigado


    vai notar.. passa de lado numa lombada.. vai raspar, vai da bumpsteer e vai sacudir a carroceria.. ehehhe

    o meu ta menos levantado que isso e ja faz.. =)

    Abraços,
  • 22/10/2008, 08:54
    Fabil
    procura um barranco num lote vago ou uma rampa de garagem numa rua inclinada e depois nos conta se o pneu raspou ou nao..
    T+
  • 22/10/2008, 09:52
    Higor Renck
    Olá Fabiano,

    Cara, estava vendo o teu kit para a suspensão e me chamou a atenção o seguinte:

    Vc falou para o Diogo alongar o suporte do chassi da barra panhard, mas no teu kit vc fez o oposto... Alongou o suporte lá no eixo...

    Qual a diferença... Qual o resultado de um suporte ou do outro...

    Não seria tudo a mesma coisa???

    Obrigado

    Higor Renck

    Citação:

    Postado originalmente por Fabil Ver Post
    ô Diogo..
    agora reparando nas suas fotos, ví que vc fez o que eu sugeri? ( lembra quando vc falou que o carro dá uma sambadinha?) ao invez de levantar o suporte da panhard no eixo abaixar o suporte da panhard no chassis ? e entao? o carro depois dessa alteracao parou de dar a "sambadinha"?
    agora vou lhe dar a noticia ruim... pelo que ví na sua foto, vc apenas "prolongou" o suporte original com aquela chapa perfilada certo?? ok.. p/ andar no asfalto vai aguentar sem problemas, mas se vc comecar a fazer trilhas pesadas do jeito que está ae vai quebrar...

    T+

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