Postado originalmente por
Walter Carlos Brossel
Pessoal,
Pelo que pude perceber, e no que tenho lido aqui no fórum, acho que cada caso é um caso...eu explico:
Minha Viatura tinha apenas 1" na suspensão e rodas originais, quando coloquei os Pirelli Scorpion Mud que são 30/9,5/15, que correspondem quase à mesma medida dos 235...
Não raspava NADA! Apenas quando esterçava totalmente o volante para a direita (em manobras de estacionamento por ex.), raspava um pouco na longarina. E o carro ficou exepcional nas trilhas...
Pois bem. Resolvi trocar as rodas e coloquei um jogo modelo Troller, que são tala 8 e possuem um offset -12. Ficaram maravilhosas, aumentam o pneu, etc,etc, mas na prática ficaram raspando (e muito!) na parte interna (embaixo) do para lama. Solução: Levantar o carro mais 1" (RCx4).
Assim que tiver feito essa modificação eu informo o resultado. Detalhe: As rodas que eu comprei estavam num outro Vitara e não raspavam nada...
Porém ontem no encontro de jipeiros que tivemos aqui em BH conversei com várias pessoas que tem o mesmo pneu porém configurações diferentes de suspensão.
Impressionante como cada um tinha uma experiência diferente do outro. Uns tiveram que cortar parte do para lama, cortar a ponta da proteção da caixa de ar, outros colocaram calços de carroceria, outros mexeram nas molas, enfim, cada um tinha uma história diferente para contar com relação a "maledita" raspação de pneus...
Pelo que pude perceber, não existe um receita ideal. Teve um cara ontem que me falou o seguinte: Ele colocou calço de 2" na frente com molas de chevete, e na traseira colocou calço de 0,5" e amortecedores de suprema.
Para muitos essa é a configuração ideal. Mas conversando com outro proprietário de Vitara ele me disse que o pneu raspava muito com essa configuração e teve que colocar calço de carroceria para terminar com o problema...vai entender.Ehehehehehehe...
Acho que o ideal é pesquisar bastante e ver o que é o melhor para o SEU carro e qual o tipo de trilha que vc faz aí na sua região.
Outra coisa: Não esqueça de trocar o focinho do diferencial dianteiro do seu vitara pelo do Samurai pois com pneus 235 ele vai p/ o espaço mêssssssssss...
No mais,
Umbraçoproçeistudo!