Postado originalmente por
nanito
Pessoal,
meu vitara tá com 1" na suspensão, com pneus all terrain 235/75 R15. Tudo ia bem quando eu tinha esses pneus montados nas rodas originais. Mas eis que um dia estou eu passeando pela pacata Caxias do Sul e encontro 1 jogo zerado de belíssimas mangels (modular) 15 x 7. Não deu outra, entrei correndo na loja e mandei botar na viatura. Ficou robusto o carro com os pneus saindo pra fora do paralama (tá, depois vou colocar os alargadores, nhééé). Mas fiz um teste de torção e vi que o pneu tá raspando na lata nos paralamas traseiros. Fiquei muito p. da vida. Agora estava avaliando a opção de colocar 2" na suspensão, mas eu enfrento um outro problema: consumo alto da viatura. Trata-se de um automático-carburado, hehehe. Com esses pneus, faz na média 6 km/l cidade-estrada e 7,5 lm/l estrada. Como o vitara é meu único veículo e o uso é urbano 70%, trilhas e indiadas 30%, tenho que pensar um pouco na economia de combustível. Tá longa a história né?! Já tá terminando!!!
Continuando. Achei pra vender aqui no RS pneus novos BF mud terrain 215/75 R15, por 400 pilas cada. Achei um preço bom vendo que por aqui se paga isso por pneus para carro de passeio. A minha dúvida é: esses 215/75 R15 baterão nos paralamas traseiros, instalados nas rodas com offset negativo?! Vai diminuir o consumo e melhorar o desempenho urbano?! Vou me ferrar na trilha média?! Caso ainda bata no paralama, posso acrescentar apenas 0,5" nos calços traseiros sem maiores alterações?! Ou diminuir o curso da suspensão aumentando o batente?
Abaixo vai uma foto do meu "teste de torção na rampa do prédio do escritório".
[]´s