Juliano,
Eu ACHO que vai raspar. Mas... de repente no seu uso fique tudo certo!!!
Onde encontrou? Qual a marca?
Começo a procurar pneus um pouco maiores e agressivos para o Jimny da dona moça.
Encontrei os BF All/Mud 215 no Mercado Livre.
Abs.
Versão Imprimível
São pneus yokohama, encontrei em uma loja aq na cidade, só sob encomenda. Como mencionei anteriormente vou fazer um lift de 1,5", onde cabem os pneus 215/75 sem problemas, e será que caberiam tbem os 225/75, pois estes são 15mm maiores que os 215, não tenho intensão em "serrar" nada. E com o lift é necessário fazer a correção de caster?
Olá Juliano,
Pra livrar a ponto de poder colocar os 225 teria que subir muito. Opte pelos 215, mesmo porque os 225 vai sentir mais perda de potência e aumento de consumo. O seu é HR com calços? Se for, poderão rodar 215 sem modificações adicionais.
O lift de 1.5" ou 40 mm não precisa corrigir o cáster. Falo isso sem achismos e por experiência própria. Nunca medi ângulo de cáster e acho muito preciosismo de quem fica insistindo nisso. É senso comum que só a partir de 2" é recomendável corrigir. Mesmo assim, muitas pessoas não corrigem, mesmo com 3", porque não se incomodam em fazer ajustes mínimos no volante enquanto dirigem. Vai de gosto. Só!
Comecei com os calços nos amortecedores e extensão para os amortecedores e rodei mais de 10 mil km tranquilamente. Só retirei porque coloquei uma suspensão da Old Man Emu, também de 40 mm, que trouxe dos EUA. Recomendaria qualquer um destes setups pra qualquer pessoa que cruzasse meu caminho. O jipe fica mais alto, é perceptível, e continua com a dirigibilidade excelente se não melhor que a original.
Fuja de amortecedores e molas adaptados. Continue com os originais que foram projetados para o peso incomum do Jimny (levíssimo) ou compre um kit próprio para o Jimny como os Old Man Emu ou TrailMaster modelo Confort. Lembre-se que aqui temos buracos nas ruas e trilhas pedregosas o tempo todo. Não é só asfalto de primeiro mundo e lama no parquinho offroad. Além do mais, tenho visto todo tipo de problema com adaptações. Compre barato, compre 2x.
Boa sorte!
Thiago
Valeu Thiago ! Estava em duvida quanto ao 215 e 225, mas vou seguir sua receita lift OME + 215/75, que era mais ou menos oq pretendia mas nunca tinha lido um relato sobre o kit da OME.
Juliano,
A experiência que tenho com pneus Yokohama não é boa. Gastam muito rápido.
Sobre o lift. Em geral até 2 pol realmente não é obrigatório corrigir o cáster, pois ainda fica dentro do limite de fábrica.
Mas... vai sentir diferença na condução sim! Principalmente em velocidades mais altas.
Nesse caso, eu corrigiria o cáster com buchas excêntricas. Job simples, duas horas de serviço e pronto. Pode até ser "preciosismo". Mas sou detalhista mesmo... gosto de tudo nos conformes. E realmente sinto diferença na maneira de conduzir. Reconheço na primeira curva quando o Jimny está com os pneus descalibrados... bem diferente da dona moça lá de casa.
Agora, acima de 2pol não é questão de gosto. É questão de SEGURANÇA. Estabilidade direcional.
Aliás, esse é um caminho que estou inclinado a seguir também.
OME + pneus 215 + buchas excêntricas. Quem sabe daqui alguns meses... ou se aparecer uma boa oportunidade antes.
Tenho kit OME há pelo menos 3 anos. Já tive na 110, tenho na HDJ. São caros, mas valem o custo benefício.
Recomendo.
Boa decisão.
Abraço,
O assunto é fora do tópico mas é dentro do fórum. Acho que nem todos verificam a página inicial do fórum, mas é interessante esse tópico "Comunicação via rádio" e lá dentro "Radio no celular - Alcance Global" acabei de instalar e se o sinal não estver oscilando, o bicho funciona mesmo. Vale a pena uma leitura.
A referência dos rolamentos do munhão do jimny que aparece no início deste tópico (ref. 6202) está errada.
A referência correta é rolamento cônico 30302.
Comprei SKF 30302 J2.
Para facilitar nossa vida...
Retentor roda dianteira (semi-eixo dianteiro) dimensões: 38 x 26 x 08 mm.
Retentor roda traseira dimensões: 62 x 48 x 09 mm.
Como é meu primeiro 4x4 não tenho experiência nenhuma com algum tipo de pneu, mas observo muito a utilização dos BFgoodrich que tbem apresentão a Medida 215/75 com duas opções a Mud terrain e a All terrain. E minha primeira opção serão os Bf e se não encontrar vou para os Yokohama. Se alguém tiver outras opções na medida 215/75, compartilhem...
Loras vç sabe onde encontro o kit da OME, pois encontrei apenas as molas da OME e os amortecedores são da Doetsch Tech, e essas buchas excêntricas onde encontro?
Juliano,
Procure o Gustavo Gugelmin da Tecmin. Ele certamente consegue o kit OME completo para você.
As buchas excêntricas você encontra no Ebay. Quem sabe até mesmo a OME fabrique.
Precisa pesquisar com calma... principalmente nos fóruns estrangeiros.
O Fabil tem os braços dianteiros com cáster corrigido. Outra opção.
Abs.
Pessoal, os rolamentos das rodas traseiras do jimny são os mesmos do samurai.
Referência: 6207-ZZ-C3
Abs.
As buchas corretoras são pra lift de 2", não 1.5" (OME). E acima de 2" elas só melhoram e não corrigem totalmente. Pra ficar perfeito teria que trocar os braços de suspensão (pelo menos os dianteiros). Isso evitaria também desgaste prematuro das buchas. Acima de 2" tem que alongar panhards e acima de 3" colocar pitman maiores e espaçador de cardã.
Dwsculpe Loras, minha intenção não era discutir segurança, mas só o que se espera depois que subir o jipe. Se deseja correr e está difícil de manter uma linha reta, corrija ou vá mais debagar. Vai de gosto...