Postado originalmente por
Rodrigo Medeiros
Olá Daisson, são três veículos de concepções diferentes.
Para o que você precisa, um 4x2 resolve, no caso a Pálio e os custos são menores.
No consumo vai te fazer uns 10km/l e a manutenção é acessível em qualquer oficina, peças mais acessíveis e a custos menos elevados que suas duas outras opções.
O motor do Vitara ao que parece é um conjunto bem robusto, ou seja, em uso normal, com lubrificações em dia e controle de manutenção (correia dentada em dia, velas, regulagens...) vais ter motor por muito tempo, tanto como na Weekend como é o caso das tuas opções.
Sim o motor do Gran Vitara é muito robusto, ele não tem correia dentada, ele trabalha com duas correntes de comando que é muito mais seguro que qualquer outro carro que usa correia dentada, a corrente não quebra e por isso não corre risco de danificar motor e entortar valvulas que no Palio é muito comum acontecer.
Quanto a amortecedores vc paga os R$ 500,00 no conjunto dianteiro e traseiro para o Gran Vitara.
Fora outras peças que se compradas fora de concessionaria são muito em conta, por ex: Pastilhas de freio R$ 45,00, troca de oleo com filtro de oleo R$ 90,00, bieletas da suspenção são 2 R$ 22,00 as duas, e por ai vai..
Idem para o motor da Cherokee.
Na hipótese de manutenção grave nos motores das opções 4x4 que tens, acho que terá um gasto em torno dos 3 a 5 mil reais. Caixa automática um pouco menos.
Amortecedores, se forem originais, em torno de 500 reais, mas para ambos já existem soluções do mercado nacional a preços mais justos (lembre-se de sempre multiplicar por 2, visto que amortecedores sempre se troca o par).
O consumo das automáticas vai girar em torno de 5,5km/l para a Cherokee e 7km/l para a Grand Vitara.
Enfim, são idéias de custo que podem variar um pouco.
Na minha opinião, se a pretensão é só ir ali na casa da sogra e voltar, usando o carro 95% do tempo na cidade, eu iria de Pálio Weekend.
Se já pretendes passear pelo mato afora, em estradas mais rústicas com algum intensidade (tipo todo fim de semana), já pensaria na Grand Vitara.
A Cherokee já é um certo "luxo" apesar de ser um carro bem robusto...talvez seja mais pra quem toca pelo meio do mato sempre mesmo.
Espero ter contribuído.
Abraço.