Postado originalmente por
rogerjunior
LI LING…
Eu optei pelo 4Sport por ter agradado mais do designer. Além de me permitir a explorar áreas mais irregulares diminuindo a preocupação em não ter que encostar o para-choque nos lugares ao passar... Como já deve ter pesquisado, o 4Sport lhe da uma possibilidade de utilizar um pneu maior. Tem duas semanas que coloquei os Mud 235 e estou super satisfeito, além de ter melhorado e muito o visual do carro.
No 4All, você também pode utilizar o Mud na medida 215. O Jorge comprou o Jimny 4All com estes pneus e está muito satisfeito com a aquisição. Estruturalmente e mecanicamente é o mesmo carro, então, seja o 4Sport ou o 4All, você terá um bom jipe em mãos...
Eu antes tinha um Novo Uno 1.4 com ABS e Airbags, ajuda muito ter este equipamento de segurança. Estes itens são extremamente importante para quem gosta de desenvolver muita velocidade, tipo, chegar a 160km/h ou até mais... mesmo acreditando que nessa velocidade, estes itens pouco influenciariam numa eventual batida...mais do que ter airbags, a estrutura do carro chega ser bem mais importante. Claro que um carro com estrutura “top”, vai ter sempre airbag e abs, ou 10 airbags com abs de última geração....hehehe
Onde quero chegar? Quero dizer que dirigir um jipe é diferente, estruturalmente um jipe é diferente... Fico aqui imaginando a diferença de uma deformação por impacto de um carro monobloco comparado com um jipe que é carroceria sobre chassi... Eu particularmente acredito que não há perigo de acionamento do airbag numa trilha, porque não é qualquer batida simples que aciona um airbag, para isso, tem que haver uma deformação significativa da carroceria/chassi... então, perder o controle do jipe e bater num barranco não é suficiente para acionar um airbag, porque não haverá uma deformação suficiente para tal, principalmente que na trilha, a velocidade sempre é baixa né verdade? Não tem como imaginar descer um barranco íngreme na reduzida “acelerando” o carro na velocidade de 60km/h....rsrsrs
Sei que há casos de acionamento de airbags “do nada”, até em carro estacionado ocorreu isso, mas isso já é problema eletrônico da central que deu o comando... uma falha eletrônica é diferente de uma deformação por colisão.
Com certeza que ter airbag num jipe com abs vai lhe dar uma margem maior de segurança na rodovia. Melhor ter algo a mais do que nada... só que isso não vai lhe garantir segurança caso for dirigir numa velocidade incompatível para um jipe. Porque por si só, a deformação do chassi é diferente da de um monobloco. Ainda mais num chassi tipo “escada” como a do Jimny. Acredito que a absorção de energia é bem mais limitada do que a de um monobloco... Claro que o ABS vai lhe ajudar a frear numa menor distância...
Tive que reaprender a dirigir quando comprei o Jimny. Não tenho mais pressa pra chegar nos lugares, vou tranquilo curtindo a paisagem, não tenho ansiedade, vou ali respeitando o carro que tenho em mãos, sei das limitações dele no asfalto e isso não me incomoda, pois sei que quando saio da estrada, vem aí todo o ganho no investimento. Não há nada melhor do que sair literalmente da “estrada” e entrar numa região de difícil acesso e ver que o jipe da conta...hehehe...
Se você sentir mais seguro ter um jipe com ABS+Airbag, então vá de 4All que você ficará mais satisfeito... mas lembre-se de que a velocidade de segurança deverá ser sempre igual ao de um Jimny sem ABS+Airbag... dirija sua viatura sempre com muita atenção e segurança, pois não deixa de ser uma carro “especial”.
Se você for investir nas explorações de terrenos offroad, aí é bom pensar num lift para seu 4All para proteger mais os parachoques... ou então parti para o 4Sport ganhando já na compra um carro com melhor ângulo de ataque e saída...
Não importa qual escolha fará... o que importa é que você terá em mãos um bom e valente jipe!!!
Abraços,
Roger...