Postado originalmente por
Miranda_MG
Magnani,
Já tivemos uma CR-V e casa e hoje minha esposa está com a Tiguan. Os dois são excelentes veículos. Minha opinião:
- CR-V ganha em um espaço interno muito maior e tem suspensão ajustada para o conforto dos ocupantes (não permite rolagem excessiva da carroceria em curvas na estrada, mas é menos dura que a da Tiguan).
- A Tiguan é muito mais carro no resto. O trem de força te dá segurança no que você for fazer e você tem que se lembrar é de não abusar. Suspensão mais firme e tração muito mais presente quando você precisa. Tendo uma dessas na garagem hoje e podendo continuar a escolher, continuo com ela em comparação com a CR-V e os outros SUV's da mesma faixa de preço.
- Nunca colocamos na terra e nem devemos a não ser que tenhamos que fazer algum desvio, por exemplo. São urbanas. De qualquer forma e isso te interessa, a tração da CR-V não me dava confiança nenhuma. Sei que estava lá, mas... Tem uns vídeos no Youtube de uns caras fazendo off-road leve para médio com a Tiguan. Depois procura lá. Mas, detalhe: nenhuma das duas permite a seleção do modo de tração como o Vitara ou até o Duster têm.
- Quanto ao critério de segurança, penso exatamente como você. Já há quase 8 anos que não entra veículo aqui em casa que não tenha, no mínimo, 6 airbags e controle de tração. Este último já me salvou de cagadas alheias duas vezes na CR-V.
- Disponibilidade de peças para mim é próxima. As CSS não mantem estoques de peças de giro baixo e, dependendo do que for, só vem da fábrica mesmo. A CR-V já ficou parada por 3 semanas e meia por causa de um problema na transmissão e a Tiguan quase um mês por causa de manobra mal sucedida da minha esposa que comprometeu uma peça bem específica da suspensão traseira.
- Olhando para a manutenção normal do veículo, a da CR-V é mais barata.
- Pós-venda, no geral, da Honda é melhor.
- E quanto a oficinas, imagino que no Rio seja melhor que aqui. E aqui temos oficinas sim que podem fazer a manutenção de qualquer um deles com um nível satisfatório de qualidade (relato de amigos). Normalmente, são ex-funcionários de CSS que abrem o seu negócio nesse caso.
- Consumo: as duas beberronas. A CR-V porque tem o motor subdimensionado e tem que se esforçar para levar bem o carro e a Tiguan cobra o preço pela delícia que é a sua condução. O consumo da CR-V era melhor e ficava em torno de 6,5 aqui em BH (trânsito horrível e com relevo que ainda piora a situação). A Tiguan faz 5,5 km/l. Na estrada, CR-V chegou a 11,5, às vezes 12, e a Tiguan vai a 11.
É isso. Se quiser algum detalhe mais técnico, é só perguntar. Vá nos mantendo informados sobre suas escolhas. E boa sorte.
Abraço,
Miranda