Postado originalmente por
Girti
Um roteiro é algo pessoal, vai do gosto de cada um, tem quem gosta de pousadas bacanas, outros querem as mais simples, tem quem gosta de boa comida, tem quem prefira rodar a caminhar, outros preferem o contrário (eu gosto dos dois! :mrgreen:). Feito o preâmbulo, vai a sugestão, presumindo que você esteja em forma para algumas caminhadas.
1o. dia: Campinas - Caraça - asfalto
2o. dia: Caraça - caminhadas no parque, visita noturna dos lobos-guará
3o. dia: Caraça - Tabuleiro - asfalto até Conceição do Mato Dentro, depois estrada de terra trafegável. A principal atração de lá é uma linda cachoeira, bastante alta. Fica dentro de um parque e há duas trilhas a serem percorridas. Uma desce até o rio, para depois cruzá-lo e seguir até o pé da cachoeira. Não recomendo fazer esta, é uma trilha algo difícil. A outra sai da portaria e segue à direita, subindo suavemente até chegar em um mirante natural, de onde se avista toda a cachoeira. Leva-se uns 45 a 50 minutos para subir.
Existem opções de hospedagem em Tabuleiro, mas são algo rústicas, informe-se antes de sair de Campinas. Se não forem do seu agrado, dá para ficar em Conceição do Mato Dentro, a uns 20 Km.
4o. dia: Tabuleiro - São Gonçalo do Rio das Pedras - terra trafegável até Serro, depois piora, mas um 4x4 passa tranqüilo. Li que esta estrada está sendo asfaltada. Rode com calma e, se possível, entre na cidade de Serro e dirija-se ao centro histórico. A secretaria de turismo local fornece um ótimo folheto turístico com informações sobre os principais edifícios. Em cerca de uma hora dá para visualizar todos.
São Gonçalo do Rio das Pedras é minúscula, mas encantadora, vale a pena ao menos chegar lá no meio da tarde, hospedar-se e depois caminhar um pouco por suas ruas. Há boas opções de hospedagem e de comida
5o. dia: SGRP - Diamantina: são cerca de 30 Km de estrada de terra. Quando estive lá em 1997, era razoável, mas em 2006 estava em péssimo estado (não havia perigo de encalhar, apenas tinha muitos buracos, obrigando-me a rodar devagar. Isto não era castigo, pois a estrada é muito bonita). Uma vez hospedado em Diamantina, é só sair para conhecer o centro histórico.
6o. dia: Diamantina: visite a cidade, passeie pela região. Não deixe de visitar o povoado de Biribiri, é imperdível!
7o. dia: Diamantina - Ouro Preto: dá para fazer boa parte por estradas asfaltadas, ganhando tempo, já que o estirão é longo
8o. dia: Ouro Preto - tem assunto para o dia todo. Também vale a pena visitar a vizinha cidade de Mariana, fica pertinho (atenção, há duas estradas para lá, uma é bem mais comprida!). Se interessar, visite a mina de ouro da Passagem, fica no trajeto.
9o. dia: Ouro Preto
10o. dia: Ouro Preto - Campinas
Você deve ter reparado que é um roteiro "enxuto", com pouco tempo para ficar morgando. Você não conseguiria aumentar o tempo de viagem em alguns dias?
Caso você ache que ficou puxado, sugiro suprimir Tabuleiro e, se preciso, o Caraça. Mas seria uma pena você não conhecer tanto um como o outro.
Estude esta sugestão, se tiver dúvidas pergunte. Se ela lhe agradar, passo as dicas de hospedagem e refeições (que, é claro, serão apenas sugestões).
[ ]s