Powered by vBulletin

Estrada Real: Caminho dos Diamantes + Caminho Velho

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 25 de 41 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 151617181920212223242526272829303132333435 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 22/06/2010, 06:54
    Waldir Carlos
    Que bom que ressuscitaram o tópico! Amigos, queiram compreender, mas nos últimos meses tenho tido uma série de "problemas" de natureza pessoal para resolver. Razão pela qual fui obrigado a interromper os relatos.

Pretendo retomar os mesmos, afinal a "minha" ER não terminou em Tiradentes! Cadê Caquende, S. Lourenço, Pouso Alto, Itamonte, Itanhandu, Passa Quatro [vide quote abaixo, a partir do item 2.13!]]? Faltando "chegar" na Via Dutra, ontem encerrei porque precisava "descer" até Santos, onde tenho um imóvel e também pelo fato de já ter conhecido o trecho Cunha => Paraty eu outra oportunidade.

É isso. Luiz Castilho, Gil e Jioty. Êita négócio bão, viajar. Realmente, a Estrada Real é fantástica. Inesquecível. Parafrasenado o amigo Gil [... qualquer dia desses vou abraçá-lo e beber aquele cafezinho em Sampa!]: A ER precisa de muitas viagens.

Citação:

2. Caminho Velho:

2.1 Ouro Preto => [S. Bartolomeu, 18] Glaura, 28;
    2.2 Glaura => [Cachoeira do Campo, 8] Sto Antônio do Leite, 15;
    2.3 SAL => [Eng Correia, 109 e Miguel Burnier, 7] Lobo Leite, 137;
    2.4 LL => Congonhas, 7;
    2.5 Congonhas => Pequeri, 13;
    2.6 Pequeri => São Brás do Suaçaí, 9 [intransitável com veículo quatro rodas!];
    2.7 SBS => Entre Rios de Minas, 19;
    2.8 ERM => Casa Grande, 31 [cancela fechada a cadeado!];
    2.9 Casa Grande => Lagoa Dourada, 28;
    2.10 LD => Prados, 20;
    2.11 Prados => [Bichinho] Tiradentes, 18;
    2.12 Tiradentes => SJdelRei, 10;
    2.13 Tiradentes => [Rio das Mortes] S. Sebastião da Vitória, 24;
    2.14 SSV => Caquende, 23;
    2.15 Caquende => [... travessia via balsa; represa] Capela do Saco, ND;
    2.16 CS => Carrancas, 30;
    2.17 Carrancas => Traituba, 31 [abortamos; muita chuva!];
    2.18 Traituba => Cruzília, 37;
    2.19 Cruzília => Caxambu, 28;
    2.20 Caxambu => Aiuruoca, 166;
    2.21 Aiuruoca => Alagoa, 30;
    2.22 Alagoa => Itamonte, 35;
    2.23 Itamonte => Campo Redondo, via estrada Alagoa/Itamonte, 30;
    2.24 Campo Redondo => [ via Fragária] => Garganta do Registro, 25;
    2.25 Garganta do Registro => Itamonte [via BR-RJ-354], 19;
    2.26 Itamonte => Caxambu [retornando], 49;
    2.27 Caxambu => [Baependi] S. Lourenço, 25;
    2.28 SL => Pouso Alto, 14;
    2.29 PA => Itamonte, 25;
    2.30 Itamonte => Itanhandu, 11;
    2.31 Itanhandu => Passa Quatro, 13;
    2.32 PQ => Vila do Embaú, 32;
    2.33 VE => Guarátinguetá, 38;
    2.34 Guará => Cunha, 50;
    2.35 Cunha => Parati, 56 [trecho de terra interditado].

Um abração e queiram desculpar pelo "sumiço". Coisas da vida.

[]s
  • 22/06/2010, 16:10
    Girti
    Citação:

Postado originalmente por Waldir Carlos Ver Post
    Que bom que ressuscitaram o tópico! Amigos, queiram compreender, mas nos últimos meses tenho tido uma série de "problemas" de natureza pessoal para resolver. Razão pela qual fui obrigado a interromper os relatos.

Pretendo retomar os mesmos, afinal a "minha" ER não terminou em Tiradentes! Cadê Caquende, S. Lourenço, Pouso Alto, Itamonte, Itanhandu, Passa Quatro [vide quote abaixo, a partir do item 2.13!]]? Faltando "chegar" na Via Dutra, ontem encerrei porque precisava "descer" até Santos, onde tenho um imóvel e também pelo fato de já ter conhecido o trecho Cunha => Paraty eu outra oportunidade.

É isso. Luiz Castilho, Gil e Jioty. Êita négócio bão, viajar. Realmente, a Estrada Real é fantástica. Inesquecível. Parafrasenado o amigo Gil [... qualquer dia desses vou abraçá-lo e beber aquele cafezinho em Sampa!]: A ER precisa de muitas viagens.

Um abração e queiram desculpar pelo "sumiço". Coisas da vida.

[]s

Graaaaaande Waldir, você está fazendo falta, espero que seus problemas sejam logo resolvidos, permitindo que você volte à sua rotina!
  • 22/06/2010, 17:58
    Fernando César Ximenes
    Realmente, o Waldir está fazendo falta. Com certeza, ele resolverá logo logo as coisas da vida dele.[]s
  • 22/06/2010, 18:55
    Waldir Carlos
    Obrigado, amigos. Nada muito sério; situação sob controle. Vocês me cutucaram. Pois vão ter que me aturar. Logo vou "meter bala"; encher isso aqui de fotos e histórias da ER... Hehehe.

:dance::concordo::lol:

[]s
  • 10/07/2010, 18:31
    Luiz Castilho
    Amigos e principalmente Waldir

Finalmente estou de férias!:dance::dance::dance::dance:
    Devo estar saindo do Rio para Diamantina na terça de manhã, para começar a minha ER.
    Como já havia dito num post anterior, vou num "esquema Waldir", sem planejamento de hospedagem, sem cronograma... Sei onde começo (Diamantina) e onde pretendo chegar (Paraty). No mais, deixo a vida me levar, como diria Zeca.
    Acontece que vou ter um único compromisso nesse trajeto. Um dos filhos que vai comigo ainda tem aulas até o final da semana. Estou querendo que ele pegue um avião e vá para BH no sábado de manhã, onde eu o pegaria no aeroporto. Waldir, você que é um grande conhecedor da região, acha que é tranquilo de eu me deslocar no sábado até o aeroporto de Confins, sabendo que estarei em algum lugar entre Diamantina e Ouro Preto? Alguma dica nesse sentido? Devo tentar me programar para estar em algum ponto específico na sexta, de forma a facilitar o acesso a Confins no sábado de manhã?

Desde já muito obrigado.

Grande abraço a todos!
  • 10/07/2010, 22:39
    clebercipó
    Citação:

Postado originalmente por Luiz Castilho Ver Post

Devo estar saindo do Rio para Diamantina na terça de manhã, para começar a minha ER.
    Como já havia dito num post anterior, vou num "esquema Waldir", sem planejamento de hospedagem, sem cronograma... Sei onde começo (Diamantina) e onde pretendo chegar (Paraty). No mais, deixo a vida me levar, como diria Zeca.
    Acontece que vou ter um único compromisso nesse trajeto. Um dos filhos que vai comigo ainda tem aulas até o final da semana. Estou querendo que ele pegue um avião e vá para BH no sábado de manhã, onde eu o pegaria no aeroporto. Waldir, você que é um grande conhecedor da região, acha que é tranquilo de eu me deslocar no sábado até o aeroporto de Confins, sabendo que estarei em algum lugar entre Diamantina e Ouro Preto? Alguma dica nesse sentido? Devo tentar me programar para estar em algum ponto específico na sexta, de forma a facilitar o acesso a Confins no sábado de manhã?

Desde já muito obrigado.

Grande abraço a todos!

Olá Luiz Castilho,

Sugiro a Serra do Cipó que possui ótima estrutura(pousadas, restaurantes, etc) e está próximo ao Aeroporto de Confins. Aproximadamente 70 Km em um percurso de 1 hora.
    Se precisar de apoio, estou à disposição.

Tel 31-8469-3657

Boa viagem
    Cleber
  • 10/07/2010, 23:17
    Luiz Castilho
    Citação:

Postado originalmente por clebercipó Ver Post
    Olá Luiz Castilho,

Sugiro a Serra do Cipó que possui ótima estrutura(pousadas, restaurantes, etc) e está próximo ao Aeroporto de Confins. Aproximadamente 70 Km em um percurso de 1 hora.
    Se precisar de apoio, estou à disposição.

Tel 31-8469-3657

Boa viagem
    Cleber

Obrigado Cleber

A Serra do Cipó é sim um dos lugares que quero conhecer nessa viagem.
    Qual cidade você sugere como apoio/pernoite, sabendo que estou vindo de Diamantina pela ER, priorizando sempre estradas e caminhos não asfaltados.

Grande abraço.
  • 11/07/2010, 07:52
    clebercipó
    Olá Luiz,
    Saíndo de Diamantina pela ER voce poderá pernoitar em São Gonçalo do Rio das Pedras. Milho Verde, Serro ou Conceição do Mato Dentro. A distância entre as cidades é em média 60 km e cada lugar tem sua peculiaridade a conhecer. Veja neste tópico que o Waldir explicou muito bem estas cidades. Entre Conceição e a Serra do Cipó são 60 km de asfato.

Abraços

Cleber
  • 11/07/2010, 19:03
    Jyoti
    Citação:

Obrigado Cleber

A Serra do Cipó é sim um dos lugares que quero conhecer nessa viagem.
    Qual cidade você sugere como apoio/pernoite, sabendo que estou vindo de Diamantina pela ER, priorizando sempre estradas e caminhos não asfaltados.

Grande abraço.

Luiz,
    já metendo o bedelho...
    Acho q tudo depende de quantos dias vc tem para fazer de Diamantina a ?...visto q tudo na ER é muito bonito, curioso e interessante.
    Fiz há 30 dias o trecho de BHZ a Diamantina, em 4 dias ( dá pra fazer em 40 ou em 1) e houve deslocamentos q tive q correr, literalmente, para evitar chegar no pouso á noite. Acho este trecho o mais "agreste" e preservado, o Circuito do Diamante.
    Não deixe de fazer a sequencia Real da Estrada, (se este for seu interesse):
    Diamantina - Val - São Gonçalo do Rio das Pedras- Milho Verde- Capivari (nascente do Rio Jequitinhonha)- Tres Barras -Serro -Dep. Augusto Clementino- Itapanhoacanga - Sto. Antonio do Norte (Tapera) - Córregos - Tabuleiro ( 3ª cachoeira mais alta do BR)- Conceição do Mato Dentro- Morro do Pilar - Itambé do Mato Dentro - Senhora do Carmo - Ipoema - Bom Jesus do Amparo - Cocais - Barão de Cocais ( até aqui, +- 380 km de terra), ...etc...descendo...
    Veja q o roteiro não contempla a Serra do Cipó, que segue a esquerda e é outro circuito q não o do Diamante-ER), a partir de Conceição do M.D.
    Vc terá q optar !
    Qquer coisa, às ordens.
    Se tiver GPS, levante a rota pelo TRB-BR- mapsource.
    Abraço, e...sorte.
  • 12/07/2010, 01:31
    Girti
    Citação:

Desde já muito obrigado.

Grande abraço a todos!

Olá, Luiz!

Aproveitei o feriado paulista de 9 de Julho para viajar, razão pela qual só agora li a sua mensagem. Tenho uma sugestão que vai contra o seu programa original, mas que tem sua lógica, que é a seguinte: se você que levar o seu filho junto, não vai querer que ele perca justamente a parte mais interessante da viagem, que é o trecho mais agreste da ER, que inclui, entre outros, O seminário do Caraça, a Serra do Cipó, Lapinha da Serra, Conceição do Mato Dentro, Serro, Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras e Diamantina. Portanto, recomendo que você comece o roteiro em Paraty, seguindo depois rumo ao Norte, de modo a percorrer o trecho mais afastado de sua cidade já em companhia de seu filho. Por que? Porque, quanto mais longe do Rio de Janeiro for o lugar a ser visitado, menor será a chance de ele vir a conhecer este lugar em um futuro próximo. Traduzindo em miúdos, é muito mais fácil vocês percorrerem o trecho da ER mais próximo a Paraty em um feriado qualquer, partindo do RJ, do que visitarem o trecho mais afastado. Desta forma, você estaria percorrendo sozinho apenas o trecho de acesso mais provável no futuro, deixando o trecho mais distante (e com menores chances de ser visitado por ele) para ser percorrido junto com ele.

Caso você resolva manter a sua programação original, concordo com o Cleber, a Serra do Cipó é relativamente próxima aos Confins, o que facilitaria o seu acesso ao aeroporto. O mesmo vale para Ouro Preto e para o Caraça.
  • 12/07/2010, 08:19
    clebercipó
    Citação:

Postado originalmente por Girti Ver Post
    Olá, Luiz!

Aproveitei o feriado paulista de 9 de Julho para viajar, razão pela qual só agora li a sua mensagem. Tenho uma sugestão que vai contra o seu programa original, mas que tem sua lógica, que é a seguinte: se você que levar o seu filho junto, não vai querer que ele perca justamente a parte mais interessante da viagem, que é o trecho mais agreste da ER, que inclui, entre outros, O seminário do Caraça, a Serra do Cipó, Lapinha da Serra, Conceição do Mato Dentro, Serro, Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras e Diamantina. Portanto, recomendo que você comece o roteiro em Paraty, seguindo depois rumo ao Norte, de modo a percorrer o trecho mais afastado de sua cidade já em companhia de seu filho. Por que? Porque, quanto mais longe do Rio de Janeiro for o lugar a ser visitado, menor será a chance de ele vir a conhecer este lugar em um futuro próximo. Traduzindo em miúdos, é muito mais fácil vocês percorrerem o trecho da ER mais próximo a Paraty em um feriado qualquer, partindo do RJ, do que visitarem o trecho mais afastado. Desta forma, você estaria percorrendo sozinho apenas o trecho de acesso mais provável no futuro, deixando o trecho mais distante (e com menores chances de ser visitado por ele) para ser percorrido junto com ele.

Caso você resolva manter a sua programação original, concordo com o Cleber, a Serra do Cipó é relativamente próxima aos Confins, o que facilitaria o seu acesso ao aeroporto. O mesmo vale para Ouro Preto e para o Caraça.

Concordo com voce Girti, mas considerando que o Luiz irá sair de férias na terça, vai depender de quanto tempo pretende disponibilizar para cada lugar, pois vindo direto à Diamantina, a terça estará perdida com a viagem, restando a quarta, quinta e sexta para conhecer as maravilhas da ER "agrestina", pois deverá estar em Confins no sábado para pegar o filho.
  • 12/07/2010, 17:22
    Girti
    Citação:

Postado originalmente por clebercipó Ver Post
    Concordo com voce Girti, mas considerando que o Luiz irá sair de férias na terça, vai depender de quanto tempo pretende disponibilizar para cada lugar, pois vindo direto à Diamantina, a terça estará perdida com a viagem, restando a quarta, quinta e sexta para conhecer as maravilhas da ER "agrestina", pois deverá estar em Confins no sábado para pegar o filho.

Exatamente! Se ele começar "por cima", ou seja, por Diamantina, o filho dele irá perder justamente o que talvez seja o trecho mais interessante da viagem! Por isso é que estou recomendando que ele inicie "por baixo" (Paraty), precorrendo sem este filho o trecho mais próximo ao Rio de Janeiro, pois este poderá ser percorrido novamente, desta vez com o filho, em um feriadão, ou em outra viagem na qual haja menos tempo disponível.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 25 de 41 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 151617181920212223242526272829303132333435 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 19:26.