Powered by vBulletin

Estrada Real: Caminho dos Diamantes + Caminho Velho

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 21 de 41 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 111213141516171819202122232425262728293031 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 30/12/2009, 17:42
    Waldir Carlos
    5 Anexo(s)
    Bloco 3c: 11/dez/09 [S. Bartolomeu => Glaura => Cachoeira do Campo => Sto Antônio do Leite => Eng. Correia => Miguel Burnier=> Lobo Leite => Congonhas => Alto Maranhão => Pequeri => São Brás do Suaçaí => Entre Rios de Minas => Casa Grande => Lagoa Dourada Prados => Bichinho => Tiradentes => SJdelR].

As imagens [do Vilarejo Glaura]:

Foto 1 [156]: Casa típica de fazenda simples, estrada [errada!] para Glaura;
    Foto 2 [164]: Propriedade particular - nos demos conta do erro [!!!];
    Foto 3 [167]: Milharal esbanjando beleza e vitalidade;
    Foto 4 [173]: Finalmente, "achamos" Glaura - foi apenas um susto;
    Foto 5 [182]: Igreja do Vilarejo Glaura.

:concordo::dance::D

[]s
  • 30/12/2009, 17:43
    Girti
    Citação:

Postado originalmente por Waldir Carlos Ver Post
    Mais algumas. Agora, saindo de Campo Redondo, rumo à Garganta do Registro, via Fragária. Um dia retornarei lá para me "isolar" na Pousada do Otávio. Tô certo, Gil? :palmas::concordo:.

Foto 1: Mãe Natureza deslumbrante, entre Campo Redondo e Fragária;
    Foto 2: Placa sinalizando um novo "paraíso";
    Foto 3: Subidinha "mêi difici", antes da Pousada Fragária;
    Foto 4: Saindo da Pousada Fragária, onde apenas visitamos;
    Foto 5: Já no "topo", Garganta do Registro [...neblina "fechou"!], retornando para Caxambu, via BR-RJ-354.

[]s

E aí, Waldir, não quer passar o ano lá na Fragária? :mrgreen: Estou indo amanhã cedo, ainda dá tempo de nos encontrarmos lá! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
  • 30/12/2009, 18:06
    Waldir Carlos
    5 Anexo(s)
    Ligação [opcional] entre o C. dos Diamantes e o C. Velho, via Caminho do Sabarabuçu!
    Aqui cabe uma observação. Em Glaura, tem-se a opção que interliga o Caminho Velho com o Caminho dos Diamantes, via o chamado Caminho do Sabarabuçu. O viajante que, por exemplo [... não foi o nosso caso], esteja "descendo" de Diamantina para Ouro Preto, chegando em Cocais, pode optar pelo trajeto Cocais => [35 quilômetros] Caeté [9] => Morro Vermelho [16] => Sabará [10] => Raposos [12] => Honório Bicalho [9] => Rio Acima [18]=> Acuri [24] => Glaura]. Vejam a indicação no totem, foto 201.

Bloco 3d: 11/dez/09 [S. Bartolomeu => Glaura => Cachoeira do Campo => Sto Antônio do Leite => Eng. Correia => Miguel Burnier=> Lobo Leite => Congonhas => Alto Maranhão => Pequeri => São Brás do Suaçaí => Entre Rios de Minas => Casa Grande => Lagoa Dourada Prados => Bichinho => Tiradentes => SJdelR].

Foto 1 [189]: Centro do Vilarejo Glaura, distrito de Ouro Preto;
    Foto 2 [194]: Totem, saída de Glaura para Cachoeira do Campo;
    Foto 3 [195]: Os super úteis "triângulos" fixados nos totens [...uma pena que vândalos os retiraram de parte deles!];
    Foto 4 [200]: A patroa, minha "zequinha" nota 10, "lendo" um totem;
    Foto 5 [201]: O totem que indica a ligação com o [opcional] Caminho do Sabarabuçu.

[]s
  • 30/12/2009, 18:24
    Girti
    Citação:

Aqui cabe uma observação. Em Glaura, tem-se a opção que interliga o Caminho Velho com o Caminho dos Diamantes, via o chamado Caminho do Sabarabuçu. O viajante que, por exemplo [... não foi o nosso caso], esteja "descendo" de Diamantina para Ouro Preto, chegando em Cocais, pode optar pelo trajeto Cocais => [35 quilômetros] Caeté [9] => Morro Vermelho [16] => Sabará [10] => Raposos [12] => Honório Bicalho [9] => Rio Acima [18]=> Acuri [24] => Glaura]. Vejam a indicação no totem, foto 201.

Bloco 3d: 11/dez/09 [S. Bartolomeu => Glaura => Cachoeira do Campo => Sto Antônio do Leite => Eng. Correia => Miguel Burnier=> Lobo Leite => Congonhas => Alto Maranhão => Pequeri => São Brás do Suaçaí => Entre Rios de Minas => Casa Grande => Lagoa Dourada Prados => Bichinho => Tiradentes => SJdelR].

Foto 1 [189]: Centro do Vilarejo Glaura, distrito de Ouro Preto;
    Foto 2 [194]: Totem, saída de Glaura para Cachoeira do Campo;
    Foto 3 [195]: Os super úteis "triângulos" fixados nos totens [...uma pena que vândalos os retiraram de parte deles!];
    Foto 4 [200]: A patroa, minha "zequinha" nota 10, "lendo" um totem;
    Foto 5 [201]: O totem que indica a ligação com o [opcional] Caminho do Sabarabuçu.

[]s

Apaixonado que sou por casas antigas, estou agora inconformado por não haver passado por Glaura! :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: Que casas lindas! Mais um lugar a visitar, em minha próxima incursão à ER...
  • 30/12/2009, 18:25
    Waldir Carlos
    Apenas cumprindo ordens do gurú das estradas :mrgreen::wink:.
    Citação:

Postado originalmente por Girti Ver Post
    Hehehe... foi só cutucar, que ele acordou!

Pois é, amigo Gil. Considere essa opção. Que Deus te possibilite fazê-lo em breve. Diria que estamos diante de uma oportunidade para retribuir as importantes dicas que você me passou :concordo::palmas:.
    Citação:

Eu jamais havia ouvido falar de São Bartolomeu, adorei o lugar, vou incluir em um próximo roteiro pela região (sabe Deus quando...)!

No geral, os totens estão postos e bem conservados. Diria que noventa por cento estão em bom estado. São centenas! Mas, lamentavelmente, vândalos retiram as partes metálicas [inox!] ou quebram outras partes desses utilíssimos e simpáticos recursos :parede::-(.
    Citação:

Quando eu passei pela ER, em 2006, os totens eram bem visíveis, imagino que haviam sido instalados havia pouco tempo. Pelo jeito, andam relaxando na manutenção, o que é uma lástima!

Conheço bem esta sensação angustiante de se ficar em dúvida se o caminho está correto... a estrada vai ficando estreita, vai piorando, e achamos que estamos indo pelo caminho errado. E às vezes estamos errados mesmo!

Rapá, o amigo achava que eu iria sair de Aracaju para essa aventura e deixar trechos para trás? Só não entramos onde estava "interditado" [... exemplo: Entre Alto Maranhão e Pequeri, caminho Velho] ou a chuva forte indicava "bronca" para um casal. :roll::lol:
    Citação:

Cara, você foi fundo na intenção de percorrer os caminhos de terra! Beleza, andou muito mais do que eu pelas quebradas da ER!

Estás me desafiando, mas qualquer dia desses eu "apronto" e apareço em Sampa para aquele bate-papo [... e o cafezinho? Mantido o convite?]... Hehehe. Gil, aproveito para lhes desejar um Feliz 2010.
    Citação:

E aí, Waldir, não quer passar o ano lá na Fragária? Estou indo amanhã cedo, ainda dá tempo de nos encontrarmos lá!

[]s
  • 30/12/2009, 18:53
    Girti
    Citação:

...Estás me desafiando, mas qualquer dia desses eu "apronto" e apareço em Sampa para aquele bate-papo [... e o cafezinho? Mantido o convite?]... Hehehe. Gil, aproveito para lhes desejar um Feliz 2010.

[]s

Waldir, você me decepcionou, eu achei que você ia topar, são apenas 4.000 Km, ida e volta, uma mixaria para um viajante como você! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
  • 30/12/2009, 19:48
    Waldir Carlos
    :pensativo::pensativo: Eis uma "boa" idéia :pensativo::pensativo:! Somando-se ao 6.302 quilômetros percorridos na recente viagem, não deixa de ser uma oportunidade para completar os DEZ mil quilômetros :razz::mrgreen:.

[]s

Citação:

Waldir, você me decepcionou, eu achei que você ia topar, são apenas 4.000 Km, ida e volta, uma mixaria para um viajante como você! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

• 30/12/2009, 20:23
    Waldir Carlos
    5 Anexo(s)
    Bloco 3e: 11/dez/09 [S. Bartolomeu =>Glaura => Cachoeira do Campo => Sto Antônio do Leite => Eng. Correia => Miguel Burnier=> Lobo Leite => Congonhas => Alto Maranhão => Pequeri => São Brás do Suaçaí => Entre Rios de Minas => Casa Grande => Lagoa Dourada Prados => Bichinho => Tiradentes => SJdelR].

As imagens [... de Glaura para Cachoeira do Campo é asfalto; nada interessante]:

Foto 1 [216]: Chegando em Cachoeira do Campo City;
    Foto 2 [225]: Hotel, na saída de C_Campo, em direção à Santo Antônio do Leite;
    Foto 3 [231]: Placa ER_Eng. Correa => Miguel Burnier [não recordo de placa SA_Leite];
    Foto 4 [236]: Verdes caminhos, entre SA_Leite e M_Burnier;
    Foto 5 [248]: Entrando em Eng. Correa.

:concordo::dance::-D

[]s
  • 30/12/2009, 20:33
    Waldir Carlos
    5 Anexo(s)
    Bloco 3f: 11/dez/09 [S. Bartolomeu =>Glaura=> Cachoeira do Campo => Sto Antônio do Leite => Eng. Correia => Miguel Burnier=> Lobo Leite => Congonhas => Alto Maranhão => Pequeri => São Brás do Suaçaí => Entre Rios de Minas => Casa Grande => Lagoa Dourada Prados => Bichinho => Tiradentes => SJdelR].

As imagens:

Foto 1 [257]: Mais um totem "disfarçado" de vegetação [entre Eng_Correa e M-Burnier];
    Foto 2 [270]: Miguel Burnier, vilarejo próximo à Gerdau Açominas;
    Foto 3 [275]: Ruínas Estação Ferroviária [M_Burnier];
    Foto 4 [277]: Idem;
    Foto 5 [287]: Lago [represa?], no caminho para Congonhas.

[]s
  • 30/12/2009, 22:26
    Waldir Carlos
    5 Anexo(s)
    Bloco 3f: 11/dez/09 [S. Bartolomeu =>Glaura=> Cachoeira do Campo => Sto Antônio do Leite => Eng. Correia => Miguel Burnier=> Lobo Leite => Congonhas => Alto Maranhão => Pequeri => São Brás do Suaçaí => Entre Rios de Minas => Casa Grande => Lagoa Dourada = Prados => Bichinho => Tiradentes => SJdelR].

As imagens:

Foto 1 [296]: Um dos "viadutos" [linha férrea] mais altos que já vi nas minhas andanças [região de Congonhas];
    Foto 2 [300]: Idem [os pilares são enormes - uma estupidez!];
    Foto 3 [310]: O totem mais parece uma miniatura;
    Foto 4 [317]: Chegamos em Lobo Leite junto com o trem;
    Foto 5 [321]: Igreja Vilarejo L_Leite [trem passando].

:concordo::dance::grin:

[]s
  • 30/12/2009, 22:42
    Waldir Carlos
    5 Anexo(s)
    Bloco 3g: 11/dez/09 [S. Bartolomeu =>Glaura=> Cachoeira do Campo => Sto Antônio do Leite =>Eng. Correia => Miguel Burnier=> Lobo Leite => Congonhas => Alto Maranhão => Pequeri => São Brás do Suaçaí => Entre Rios de Minas => Casa Grande => Lagoa Dourada Prados => Bichinho => Tiradentes => SJdelR].

As imagens:

Foto 1 [318]: Simples e simpáticas construções em L_Leite;
    Foto 2 [319]: Um dos dois acessos à L_Leite [saímos rumo a CGH por esse];
    Foto 3 [320]: Igreja do vilarejo L_Leite [Pajerinho marcando presença];
    Foto 4 [323]: Idem [...desculpem repetir];
    Foto 5 [327]: Placa ER [pequeno trecho pavimentado, rumo a Congonhas].

:concordo::dance::-D

[]s
  • 30/12/2009, 22:57
    Waldir Carlos
    5 Anexo(s)
    Bloco 3g: 11/dez/09 [S. Bartolomeu =>Glaura=> Cachoeira do Campo => Sto Antônio do Leite => Eng. Correia => Miguel Burnier=> Lobo Leite => Congonhas => Alto Maranhão => Pequeri => São Brás do Suaçaí => Entre Rios de Minas => Casa Grande => Lagoa Dourada Prados => Bichinho => Tiradentes => SJdelR].

As imagens [nossa "praia" eram estradas de chão, mas Congonhas mereceu nossa atenção]:

Foto 1 [340]: Basílica de CGH;
    Foto 2 [346]: Placa Santuário do Bom Jesus de Matosinhos;
    Foto 3 [348]: Overview CGH;
    Foto 4 [349]: Hotel [construção centenária] localizado na praça da Basílica;
    Foto 5 [353]: A minha "zequinha" admirando uma moto "vião".

[]s
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 21 de 41 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 111213141516171819202122232425262728293031 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 18:42.