Powered by vBulletin

Estrada Real: Caminho dos Diamantes + Caminho Velho

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 23 de 41 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 131415161718192021222324252627282930313233 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 08/02/2010, 01:09
    Girti
    Citação:

Postado originalmente por Fernando César Ximenes Ver Post
    Gil, estão nos meus planos deste ano, conhecer a famosa Estrada Real. Pelo visto vc. conhece bem a região. Qual é a melhor época de se ir lá ? Considerando q irei apenas com minha mulher, ñ quero me aventurar sòzinho pelos pastos de gado como fez o experiente Waldir Carlos e sim pegar um roteiro mais leve. Vc. tem alguma dica a considerar com referência à segurança, abastecimento de combustível (díesel), pousada, onde iniciar e terminar o roteiro? Grato pela atenção.

Olá, Fernando!

Conhecer bem seria pretensão minha. Percorri a região duas vezes, uma em 1997, quando nem sequer existia todo o auê em torno do nome "Estrada Real", e em 2006. Além disso, estive poucas vezes em Ouro Preto, algumas vezes em Tiradentes, várias vezes na Serra do Cipó.

Entretanto, como vai fazer 4 anos que estive na ER, algumas coisas podem ter mudado por lá. Minha sugestão inicial: leias as mensagens iniciais deste tópico, e também aquelas nas quais o Waldir traz informações sobre o roteiro. Isto vai dar um pouco de trabalho, e você vai ter que pular algumas mensagens (conversas não relacionadas ao tópico), mas você poderá coletar boas informações. Acesse também o site da ER (http://www.estradareal.org.br/), que tem muita coisa a respeito.

Quanto à minha ajuda: é claro que posso ajudá-lo, mas, para ser mais objetivo, gostaria de saber de quantos dias você vai dispor e o que mais o atrai na ER (cidades históricas, culinária, caminhadas na região, todas as alternativas citadas...).

Quanto à melhor época para ir, do jeito que anda o tempo, fica difícil dizer. Em princípio, a época de menos chuva deve ser entre Maio e Setembro, mas, como sabemos, o tempo anda meio doido...
    Só para lhe dar uma idéia, em Setembro de 1997 viajamos durante 17 dias, estava tudo muito seco e empoeirado, tivemos apenas 15 minutos de chuva, já quase no final da viagem, no trecho entre Bocaina de Minas e Santo Antonio do Rio Grande (estávamos indo de Tiradentes para Visconde de Mauá). Já em Novembro de 2006, tivemos tempo chuvoso ou nublado durante os primeiros 10 dias de viagem, para depois termos alternância entre tempo ensolarado e chuvas no final do dia.
    A vantagem do tempo ensolarado é óbvia, entretanto as cachoeiras e rios estarão mais secos, e as estradas empoeiradas. Com tempo chuvoso ganha-se nestes lugares um visual mais impressionante e uma laminha, para os que dela gostam.

Fico no aguardo de suas informações, se quiser envie uma MP para não encher demais o tópico.

• 09/02/2010, 17:49
    Fernando César Ximenes
    O que houve com o grande desbravador Waldir, q deixou de postar?
  • 09/02/2010, 17:51
    Fernando César Ximenes
    Citação:

Postado originalmente por Girti Ver Post
    Olá, Fernando!

Conhecer bem seria pretensão minha. Percorri a região duas vezes, uma em 1997, quando nem sequer existia todo o auê em torno do nome "Estrada Real", e em 2006. Além disso, estive poucas vezes em Ouro Preto, algumas vezes em Tiradentes, várias vezes na Serra do Cipó.

Entretanto, como vai fazer 4 anos que estive na ER, algumas coisas podem ter mudado por lá. Minha sugestão inicial: leias as mensagens iniciais deste tópico, e também aquelas nas quais o Waldir traz informações sobre o roteiro. Isto vai dar um pouco de trabalho, e você vai ter que pular algumas mensagens (conversas não relacionadas ao tópico), mas você poderá coletar boas informações. Acesse também o site da ER (http://www.estradareal.org.br/), que tem muita coisa a respeito.

Quanto à minha ajuda: é claro que posso ajudá-lo, mas, para ser mais objetivo, gostaria de saber de quantos dias você vai dispor e o que mais o atrai na ER (cidades históricas, culinária, caminhadas na região, todas as alternativas citadas...).

Quanto à melhor época para ir, do jeito que anda o tempo, fica difícil dizer. Em princípio, a época de menos chuva deve ser entre Maio e Setembro, mas, como sabemos, o tempo anda meio doido...
    Só para lhe dar uma idéia, em Setembro de 1997 viajamos durante 17 dias, estava tudo muito seco e empoeirado, tivemos apenas 15 minutos de chuva, já quase no final da viagem, no trecho entre Bocaina de Minas e Santo Antonio do Rio Grande (estávamos indo de Tiradentes para Visconde de Mauá). Já em Novembro de 2006, tivemos tempo chuvoso ou nublado durante os primeiros 10 dias de viagem, para depois termos alternância entre tempo ensolarado e chuvas no final do dia.
    A vantagem do tempo ensolarado é óbvia, entretanto as cachoeiras e rios estarão mais secos, e as estradas empoeiradas. Com tempo chuvoso ganha-se nestes lugares um visual mais impressionante e uma laminha, para os que dela gostam.

Fico no aguardo de suas informações, se quiser envie uma MP para não encher demais o tópico.

Enviei mp.
  • 09/02/2010, 19:24
    Girti
    Citação:

O Waldir tomou Doril e sumiu! Há algumas semanas, enviei uma mensagem a ele, perguntando se não ia postar mais fotos e informações, e a resposta foi que ele estava com excesso de trabalho, sem tempo para mais nada. Espero que ele apareça por aqui, uma hora dessas!
  • 09/02/2010, 19:29
    AKPG
    Ouví dizer que o véio tá enrolado até o pescoço...

:mrgreen:
    :mrgreen:
  • 10/02/2010, 01:52
    andre_tome
    Boa noite aos amigos do forum! :concordo:

Bem, primeiramente sou um novato no assunto 4x4, tendo feito apenas uma trilha, mas com razoável emoção (Trilha da Limeira, entre Salesópolis e São Sebastião, toda ela dentro da Serra do Mar) com uma turma muito bacana da minha cidade. Na época eu tinha a Band da foto. Hoje estou com uma L200 Outdoor HPE, ano 2009 toda original.

Bem, deu para perceber pelo tópico que tanto o Gil como o Waldir tem muito a passar sobre a ER. Já deu pra perceber também que a ER não é para se fazer correndo, até pela infinidade de locais bonitos para pausas e fotos.

Bem, vamos lá: na opinião dos colegas, quantos dias eu levaria para chegar até Ouro Preto, entrando pela ER à partir de Guaratinguetá? (já que moro em SJCampos)

O meu veículo atual teria algum problema para enfrentar o trajeto? Bem, como eu disse, sou principiante no assunto 4x4 e ví que o Waldir teve um contratempo em um dos trechos (travessia de um riacho), só não lembro agora em qual altura.

De qualquer forma, meu interesse, esclareço aqui, é porque irei para Ouro Preto nesse FDS (carnaval), mas já ví que a ER terá que ficar para uma próxima ocasião. Mas como fiquei muito interessado e ADORO Ouro Preto (será a 4 visita) e as construções antigas, essa será uma viagem que com certeza irei fazer...

Fica assim, aguardo as opiniões e orientações dos colegas.

Em tempo, parabéns ao Waldir pelas lindas fotos e pela bela viagem!!!

Grande abraço. :concordo:
  • 12/02/2010, 16:43
    Waldir Carlos
    Desculpem o tempo OFF...
    Obrigado, Fernando, mas a minha experiência sempre foi em BR. Essa aventura pela ER foi algo "novo", que sempre sonhei em fazer. Estávamos "sozinhos"; eu a patroa. É possível "fazer" a ER só com a mulher, a namorada ou algo do gênero. Basta tomar alguns cuidados. Claro que a gente está sujeito a imprevistos, algumas emoções, mas nada muito difícil de transpor :dance::concordo:

O segredo é PLANEJAR e PERGUNTAR bastante aos moradores da região. Não há GPS que os substitua. A propósito, eu não tenho esses brinquedo tecnológico. Como costuma afirmar o Gil: "Nada melhor do que conversar com os camponeses e ouvir causos". Concordo com ele... Hehehe.

Citação:

Gil, estão nos meus planos deste ano, conhecer a famosa Estrada Real. Pelo visto vc. conhece bem a região. Qual é a melhor época de se ir lá ? Considerando q irei apenas com minha mulher, ñ quero me aventurar sòzinho pelos pastos de gado como fez o experiente Waldir Carlos e sim pegar um roteiro mais leve. Vc. tem alguma dica a considerar com referência à segurança, abastecimento de combustível (díesel), pousada, onde iniciar e terminar o roteiro? Grato pela atenção.

Desbravador? Gostei... Hehehe. Pessoal, peço desculpas paor ter interrompido os relatos. As atividades profissionais não permitiram fazer algo que gosto bastante. Parafraseando o amigo Gil: "Os preparartivos e os relatos de uma viagem são tão emocionantes quanto a aventura". Em breve voltarei a escrever.

Citação:

Esse é o Gil. Fica cutucando... Hehehe. Amigo viajante, não esqueça que foi você o maior "culpado" pela minha aventura. :concordo::concordo:

Citação:

Postado originalmente por Girti Ver Post
    O Waldir tomou Doril e sumiu! Há algumas semanas, enviei uma mensagem a ele, perguntando se não ia postar mais fotos e informações, e a resposta foi que ele estava com excesso de trabalho, sem tempo para mais nada. Espero que ele apareça por aqui, uma hora dessas!

Alê, se esse "enrolado até o pescoço" quer dizer muito trabalho, acertou em cheio. Retorno de férias... atividades a mil :shock:.

Citação:

Postado originalmente por AKPG Ver Post
    Ouví dizer que o véio tá enrolado até o pescoço...

Brigadão, Andre! Aguarde que logo voltarei a postar :concordo::concordo:.

Citação:

Postado originalmente por andre_tome Ver Post
    .

Em tempo, parabéns ao Waldir pelas lindas fotos e pela bela viagem!!!

Grande abraço.

[]s
  • 18/02/2010, 14:31
    andre_tome
    Waldir, tudo bem!? :concordo:

O que vc disse é uma verdade: neste carnaval, como citei, estive em Ouro Preto e percorrí alguns trechos da Estrada Real, sendo que em um deles (Itutinga-Carrancas-Traituba) me guiei por informações dos locais. Apesar de não ter a precisão do GPS, tem a experiência de quem usa no dia a dia...

Quero um dia fazer a ER como vc fez...

Abraços. :concordo:
  • 19/02/2010, 16:01
    Waldir Carlos
    Atendendo o compromisso e incentivado pelas "cobranças", eis-me aqui! Mais relatos.
    Amigos, inicialmente peço-lhes desculpas por ter ficado sem escrever alguns dias. Aos poucos, voltaremos aos relatos. Por favor, compreendam que não basta postar fotos. A idéia é contribuir de maneira organizada para que sirva de orientação para as pessoas que pretendem "conhecer" a Estrada Real.

Observem que fiz questão de colocar a palavra entre aspas. Para conhecer bem um trajeto tão imenso e rico em belezas naturais e históricas, acredito ser necessário dedicar várias semanas, ou melhor, voltar lá mais vezes.

Vamos lá. Para facilitar a compreensão para os que não leram o tópico inteiro, vou relembrar, em quotes distintos, os "caminhos". Cabe ressaltar que as distâncias são aproximadas, uma vez que saímos diversas vezes do trajeto para conhecer outros locais da região:

Citação:

1. Caminho dos Diamantes:

1.1 Diamantina => [Vau] S. Gonçalo do Rio das Pedras, 32 quilômetros;
    1.2 SGRP => [até Milho Verde, 6 e de Milho Verde a Capivari, mais 15] Serro, 30 quilômetros;
    1.3 Serro => Alvorada de Minas, 18;
    1.4 Alvorada de Minas => Itapanhoacanga, 16;
    1.5 Itapanhoacanga => Sto Antônio do Norte [Tapera], 13;
    1.6 SAN => [CMD, 33] Córregos, 11 ;
    1.7 Córregos => Conceição do Mato Dentro, 23;
    1.8 CMD => Morro do Pilar, 27;
    1.9 Morro do Pilar => Serra do Cipó, 57 ;
    1.10 Serra do Cipó => Morro do Pilar, 57;
    1.11 Morro do Pilar => Itambé do Mato Dentro, 35;
    1.12 IMD => Ipoema, 31;
    1.13 Ipoema => Bom Jesus do Amparo, 13;
    1.14 BJA => Cocais, 25;
    1.15 Cocais => Barão de Cocais, 14;
    1.16 BC => [Pq do Caraça, 25] Sta Bárbara, 17;
    1.17 SB => Catas Altas, 20;
    1.18 CA => Sta Rita Durão, 18;
    1.19 SRD => [Bento Rodrigues, 10] Camargos, 17;
    1.20 Camargos => Mariana, 18;
    1.21 Mariana => Ouro Preto, 11.
    Citação:

2. Caminho Velho:

2.1 Ouro Preto => [S. Bartolomeu, 18] Glaura, 28;
    2.2 Glaura => [Cachoeira do Campo, 8] Sto Antônio do Leite, 15;
    2.3 SAL => [Eng Correia, 109 e Miguel Burnier, 7] Lobo Leite, 137;
    2.4 LL => Congonhas, 7;
    2.5 Congonhas => Pequeri, 13;
    2.6 Pequeri => São Brás do Suaçaí, 9 [intransitável com veículo quatro rodas!];
    2.7 SBS => Entre Rios de Minas, 19;
    2.8 ERM => Casa Grande, 31 [cancela fechada a cadeado!];
    2.9 Casa Grande => Lagoa Dourada, 28;
    2.10 LD => Prados, 20;
    2.11 Prados => [Bichinho] Tiradentes, 18;
    2.12 Tiradentes => SJdelRei, 10;
    2.13 Tiradentes => [Rio das Mortes] S. Sebastião da Vitória, 24;
    2.14 SSV => Caquende, 23;
    2.15 Caquende => [... travessia via balsa; represa] Capela do Saco, ND;
    2.16 CS => Carrancas, 30;
    2.17 Carrancas => Traituba, 31 [abortamos; muita chuva!];
    2.18 Traituba => Cruzília, 37;
    2.19 Cruzília => Caxambu, 28;
    2.20 Caxambu => Aiuruoca, 166;
    2.21 Aiuruoca => Alagoa, 30;
    2.22 Alagoa => Itamonte, 35;
    2.23 Itamonte => Campo Redondo, via estrada Alagoa/Itamonte, 30;
    2.24 Campo Redondo => [ via Fragária] => Garganta do Registro, 25;
    2.25 Garganta do Registro => Itamonte [via BR-RJ-354], 19;
    2.26 Itamonte => Caxambu [retornando], 49;
    2.27 Caxambu => [Baependi] S. Lourenço, 25;
    2.28 SL => Pouso Alto, 14;
    2.29 PA => Itamonte, 25;
    2.30 Itamonte => Itanhandu, 11;
    2.31 Itanhandu => Passa Quatro, 13;
    2.32 PQ => Vila do Embaú, 32;
    2.33 VE => Guarátinguetá, 38;
    2.34 Guará => Cunha, 50;
    2.35 Cunha => Parati, 56 [trecho de terra interditado].

A partir do próximo post, novos relatos e imagens. Um outro importante lembrete. Diamantina e Ouro Preto NÃO foram "esquecidas"! Merecem um capítulo especial - centenas de fotos. Aguardem.

:dance::lol::concordo:

[]s
  • 19/02/2010, 16:14
    Waldir Carlos
    5 Anexo(s)
    11/dez/09 [S. Bartolomeu =>Glaura=> Cachoeira do Campo => Sto Antônio do Leite =>Eng. Correia => Miguel Burnier=> Lobo Leite => Congonhas => Alto Maranhão => Pequeri => São Brás do Suaçaí => Entre Rios de Minas => Casa Grande => Lagoa Dourada => Prados => Bichinho => Tiradentes => SJdelR].

Depois da passagem pelas pastagens, seguimos em frente:

As imagens [... algumas foram tiradas com a câmera do celular; não me crucifiquem... Hehehe]:

Foto 1 [425]: Igreja São Brás do Suaçaí;
    Foto 2 [112_15_E71]: Cancela com cadeado, logo após SBSuaçaí, direção ERMinas;
    Foto 3 [112_9_E71]: Estradinha estreita, próximo à propriedade "privada", voltando à estrada principal ;
    Foto 4 [112_22_E71]: Não localizei mais fotos do trecho ERMinas - placa acesso Lagoa Dourada;
    Foto 5 [ [112_26_E71]: Igrejinha, Lagoa Dourada.

:dance::D:concordo:

[]s
  • 19/02/2010, 16:29
    Waldir Carlos
    5 Anexo(s)
    12/dez/09 [S. Bartolomeu => Glaura=> Cachoeira do Campo => Sto Antônio do Leite =>Eng. Correia => Miguel Burnier=> Lobo Leite => Congonhas => Alto Maranhão => Pequeri => São Brás do Suaçaí => Entre Rios de Minas => Casa Grande => Lagoa Dourada => Prados => Bichinho => Tiradentes => SJdelR].

Um esclarecimento:

A partir de Lagoa Dourada, estávamos cansados e o entardecer nos levou a "abortar", temporariamente, o trecho "Prados => Bichinho". Conhecemos esse locais, inclusive muito legais, nos dias seguintes, quando fizemos da bucólica e agradabilíssima Tiradentes, um dos nossos pontos de apoio.

Foto 1 [003]: Pousada Villa Real, onde ficamos três dias [Tiradentes];
    Foto 2 [039]: Igreja de Nossa Senhora das Mercês;
    Foto 3 [079]: Pequena capela, localizada na praça principal [vide placa a seguir];
    Foto 4 [080]: Placa da pequena capela "Passo";
    Foto 5 [008]: Solar da Imperatriz;

[]s
  • 19/02/2010, 16:35
    Waldir Carlos
    5 Anexo(s)
    12/dez/09 [S. Bartolomeu => Glaura=> Cachoeira do Campo => Sto Antônio do Leite =>Eng. Correia => Miguel Burnier=> Lobo Leite => Congonhas => Alto Maranhão => Pequeri => São Brás do Suaçaí => Entre Rios de Minas => Casa Grande => Lagoa Dourada => Prados => Bichinho => Tiradentes => SJdelR].

Foto 1 [081]: Construção centenária [Tiradentes];
    Foto 2 [087]: Contrastando com o "velho", uma novíssima TR4, estacionada na praça;
    Foto 3 [089]: Jipeiro não se conforma com uma foto - a TR4 de frente;
    Foto 4 [095]: Fachada de uma simpática pousada [... simples mas aconchegante];
    Foto 5 [114]: Pouso Vó Joaninha.

[]s
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 23 de 41 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 131415161718192021222324252627282930313233 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 12:04.