Postado originalmente por
Girti
Olá, Carlos!
Não sou "expert" no assunto "trilhas", muito pelo contrário. Mas sei que há tópicos tratando do assunto "o que levar na trilha", faça uma pesquisa, leia os tópicos e faça uma triagem, usando o bom senso, pois alguns itens desta lista certamente não serão necessários no seu caso, sendo mais indicados para quem vai fazer uma trilha pesada ou uma longa expedição (se bem que tenho observado que algumas viagens bastante triviais estão sendo denominadas, nos últimos tempos, de "expedições", talvez para lhes dar um aspecto aventureiro. :shock:). No meu caso particular, por estar viajando com um carro que tem 15 anos de uso, costumo exagerar um pouco. Uma lista feita agora, de memória (portanto, fora de ordem de importância), inclui:
- diversas ferramentas (chaves de vela, de fenda, phillips, allen, de boca, de catraca, inglesa, alicates (um de bico fino, um normal, um de pressão, etc...);
- diversas peças pequenas de reserva (tampa e rotor do distribuidor, velas, cabos de vela, etc...
- diversos pedaços de fios elétricos e terminais;
- cabo de reboque;
- cinta de reboque;
- bobina de reserva;
- macaco hidráulico (além do original);
- mini compressor para encher pneus;
- bomba manual para encher pneus (original do Niva);
- diversos parafusos, porcas e arruelas;
- durepoxi;
- fita isolante;
- pá e facão (em caso de encalhe);
- esteira de praia (para deitar sob o carro);
- água (de 3 a 5 litros);
- garrafa PET de 2 litros (caso falte combustível);
- óleo do motor (no mínimo 1 litro);
- fluido de freios;
- óleo em spray (tipo WD40);
- jornal velho (1001 utilidades);
- trapos;
- luvas de algodão (para tentar não sujar muito as mãos);
- lâmpadas (uma de cada das usadas no carro, no mínimo);
- sabão (para vedar furos no tanque de gasolina);
- graxa (um potinho bem fechado);
- uma câmara (embora meus pneus sejam sem câmara, é sempre bom ter uma);
- mangueiras, correias (ao menos as mais suscetíveis de problemas);
- cabo para "chupeta" de bateria;
- fusíveis diversos
E por aí vai... No seu caso, como seu carro é mais novo, parte destes itens provavelmente não precisa ser levado na viagem, faça uma triagem. Quanto ao cabo ou cinta (basta um deles) de reboque, você encontra em lojas de peças mais completas ou em lojas especializadas em 4x4.
Quanto a V de M, estive lá pela primeira vez, apenas de passagem, em 1978. A partir de 1986, passei a ser visitante muito freqüente da região, portanto conheço bastante a região, incluindo povoados mais distantes, como Mirantão, Santo Antonio, Franceses, Carvalhos, Alagoa, Nogeira, Aiuruoca (opa! Esta já fica meio longe! :mrgreen:), Fumaça, Passa Vinte, Santa Rita de Jacutinga, Capivara, Monte Belo, Fragária, Campo Redondo, e outras, a região tem muito a oferecer, ainda há muito a visitar!
Se você se interessar, posso indicar algumas pousadas na Maromba, no Vale do Pavão e em Maringá!
Um abraço!