Powered by vBulletin

Estrada Real: Caminho dos Diamantes + Caminho Velho

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 34 de 41 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 242526272829303132333435363738394041 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 20/10/2010, 21:54
    JOFRAN
    :-D. Salve Gil, Saude e Paz.

Amanhã estaremso partindo par mais uma jornada pelo Brasil.
    Vamos precorrer a ER.Saindo de Campinas,iremos pela D.Pedro Até Itatiba ond entraremos por Morungaba, Amparo, Serra Negra, Monte Sião, Ouro Fino, Inconfidentes seguindo até Pouso Alegre onde pegaremos a Fernão Dias até Lavras em direção a S.J. del Rei, Tiradentes,etc, até Diamantina,onde pretendemos ficar na Pousada dos Cristais,seguindo sua preciosa indicação.
    Mais uma vez, agradecemos suas "dicas" para a viagem.
    Abs. Jofran.:concordo:.
  • 20/10/2010, 23:52
    Girti
    Citação:

Postado originalmente por JOFRAN Ver Post
    :-D. Salve Gil, Saude e Paz.

Amanhã estaremso partindo par mais uma jornada pelo Brasil.
    Vamos precorrer a ER.Saindo de Campinas,iremos pela D.Pedro Até Itatiba ond entraremos por Morungaba, Amparo, Serra Negra, Monte Sião, Ouro Fino, Inconfidentes seguindo até Pouso Alegre onde pegaremos a Fernão Dias até Lavras em direção a S.J. del Rei, Tiradentes,etc, até Diamantina,onde pretendemos ficar na Pousada dos Cristais,seguindo sua preciosa indicação.
    Mais uma vez, agradecemos suas "dicas" para a viagem.
    Abs. Jofran.:concordo:.

Que beleza, já fiquei com inveja!

Passando em Ouro Fino, preste atenção na igreja Matriz, é muito bonita!

Em Tiradentes, posso recomendar a Pousada da Bia, relação custo-benefício muito boa, ótima localização, logo ao lado do Centro Histórico.

Boa viagem, não deixe de escrever!
  • 21/10/2010, 19:39
    Coruja-rj
    Citação:

Postado originalmente por Girti Ver Post
    Olá, Carlos!

Não sou "expert" no assunto "trilhas", muito pelo contrário. Mas sei que há tópicos tratando do assunto "o que levar na trilha", faça uma pesquisa, leia os tópicos e faça uma triagem, usando o bom senso, pois alguns itens desta lista certamente não serão necessários no seu caso, sendo mais indicados para quem vai fazer uma trilha pesada ou uma longa expedição (se bem que tenho observado que algumas viagens bastante triviais estão sendo denominadas, nos últimos tempos, de "expedições", talvez para lhes dar um aspecto aventureiro. :shock:). No meu caso particular, por estar viajando com um carro que tem 15 anos de uso, costumo exagerar um pouco. Uma lista feita agora, de memória (portanto, fora de ordem de importância), inclui:

- diversas ferramentas (chaves de vela, de fenda, phillips, allen, de boca, de catraca, inglesa, alicates (um de bico fino, um normal, um de pressão, etc...);
    - diversas peças pequenas de reserva (tampa e rotor do distribuidor, velas, cabos de vela, etc...
    - diversos pedaços de fios elétricos e terminais;
    - cabo de reboque;
    - cinta de reboque;
    - bobina de reserva;
    - macaco hidráulico (além do original);
    - mini compressor para encher pneus;
    - bomba manual para encher pneus (original do Niva);
    - diversos parafusos, porcas e arruelas;
    - durepoxi;
    - fita isolante;
    - pá e facão (em caso de encalhe);
    - esteira de praia (para deitar sob o carro);
    - água (de 3 a 5 litros);
    - garrafa PET de 2 litros (caso falte combustível);
    - óleo do motor (no mínimo 1 litro);
    - fluido de freios;
    - óleo em spray (tipo WD40);
    - jornal velho (1001 utilidades);
    - trapos;
    - luvas de algodão (para tentar não sujar muito as mãos);
    - lâmpadas (uma de cada das usadas no carro, no mínimo);
    - sabão (para vedar furos no tanque de gasolina);
    - graxa (um potinho bem fechado);
    - uma câmara (embora meus pneus sejam sem câmara, é sempre bom ter uma);
    - mangueiras, correias (ao menos as mais suscetíveis de problemas);
    - cabo para "chupeta" de bateria;
    - fusíveis diversos

E por aí vai... No seu caso, como seu carro é mais novo, parte destes itens provavelmente não precisa ser levado na viagem, faça uma triagem. Quanto ao cabo ou cinta (basta um deles) de reboque, você encontra em lojas de peças mais completas ou em lojas especializadas em 4x4.

Quanto a V de M, estive lá pela primeira vez, apenas de passagem, em 1978. A partir de 1986, passei a ser visitante muito freqüente da região, portanto conheço bastante a região, incluindo povoados mais distantes, como Mirantão, Santo Antonio, Franceses, Carvalhos, Alagoa, Nogeira, Aiuruoca (opa! Esta já fica meio longe! :mrgreen:), Fumaça, Passa Vinte, Santa Rita de Jacutinga, Capivara, Monte Belo, Fragária, Campo Redondo, e outras, a região tem muito a oferecer, ainda há muito a visitar!

Se você se interessar, posso indicar algumas pousadas na Maromba, no Vale do Pavão e em Maringá!

Um abraço!

Amigo Gil,

Veja so a minha prepotencia....
    Querendo ensinar Padre a Rezar missa.....
    Todas as suas dicas serao sempre muito bem voindas amigo Gil, ate porque, depois do que escreveu, vejo que nao conheco nada da regiao de Maua.... rsrsrsrs
    Abs,

Carlos Riehl
  • 21/10/2010, 23:24
    Girti
    Citação:

Postado originalmente por Coruja-rj Ver Post
    Amigo Gil,

Veja so a minha prepotencia....
    Querendo ensinar Padre a Rezar missa.....
    Todas as suas dicas serao sempre muito bem voindas amigo Gil, ate porque, depois do que escreveu, vejo que nao conheco nada da regiao de Maua.... rsrsrsrs
    Abs,

Carlos Riehl

Mais um bom motivo para passar um ou dois dias lá, no finzinho de sua viagem pela ER! :concordo: Mas, como escrevi, ainda não conheço tudo, ainda tem muita coisa para conhecer por lá!
  • 23/10/2010, 18:49
    JOFRAN
    :). Caro Gil,Saude e Paz,
    Já estamos na estrada com a nossa Tracker.
    Passamos por Tiradentes, que já conhecíamos e nos hospedamos na Pousada Chafariz, pois encontramos melhores tarifas e instalações comparados com a Pousada da Bia.
    Estamos agora em Diamantina, que é encantadora.
    A Pousada dos Cristais estava lotada, devido a Vesperata que acontece hoje,sábado.
    Nos hospedamos no Hotel da Montanha, por indicação do Pous.dos Cristais.
    Fomos hoje cedo à Biribiri, mas está tudo seco e calcinado pelas queimadas.
    Abs.
    Jofran

Ps-Daqui a pouco iremos a uma Seresta (Vesperata) no centro histórico.

• 27/10/2010, 17:16
    Ralphers
    Olá pessoal!

Não gostaria de fazer outro thread sobre a E.R., então resolvi aparecer aqui no meio e me intrometer. Sei que vocês já deve ter respondido essas coisas milhares de vezes, mas mesmo assim sempre aparece uma ou outra dúvida.

A questão é que eu quero fazer uma coisa meio sem nexo, acho até que alguns aqui vão chamar de loucura ou sacrilégio, mas é só o que eu posso fazer no momento ehehe

Seguinte: moro em Brasília e todo ano vou de carro para Curitiba, visitar meus pais. Resolvi trocar o rápido e plástico caminho BSB-SP330-CWB que sempre faço e, em vez disso seguir o roteiro Brasilia > Diamantina > Paraty > CWB.

Meu tempo é muito escasso, então eu teria no máximo 4 dias para a E.R.

O que eu vos pergunto é o seguinte: quais caminhos de terra na estrada real são os mais imperdiveis e especiais, para vocês? Sei que o caminho entre Cunha e Paraty é muito bonito, sei que tem uns caminhos interessantes logo na saída de Diamantina.

Como terei muito asfalto beirando a E.R. gostaria de pelo menos andar em alguns trechos de terra que fossem legais.

Ano que vem farei a E.R. com muita paciencia, tempo e calma. Mas nessa pernada doida, vai ter que ser uma correria só.

O que vocês sugerem?

(PS: desculpe chegar na botinada assim, mas é que o tópico é muito bom!)
  • 27/10/2010, 18:15
    JOFRAN
    Citação:

Postado originalmente por Ralphers Ver Post
    Olá pessoal!

Não gostaria de fazer outro thread sobre a E.R., então resolvi aparecer aqui no meio e me intrometer. Sei que vocês já deve ter respondido essas coisas milhares de vezes, mas mesmo assim sempre aparece uma ou outra dúvida.

A questão é que eu quero fazer uma coisa meio sem nexo, acho até que alguns aqui vão chamar de loucura ou sacrilégio, mas é só o que eu posso fazer no momento ehehe

Seguinte: moro em Brasília e todo ano vou de carro para Curitiba, visitar meus pais. Resolvi trocar o rápido e plástico caminho BSB-SP330-CWB que sempre faço e, em vez disso seguir o roteiro Brasilia > Diamantina > Paraty > CWB.

O que eu vos pergunto é o seguinte: quais caminhos de terra na estrada real são os mais imperdiveis e especiais, para vocês? Sei que o caminho entre Cunha e Paraty é muito bonito, sei que tem uns caminhos interessantes logo na saída de Diamantina.

Como terei muito asfalto beirando a E.R. gostaria de pelo menos andar em alguns trechos de terra que fossem legais.

Ano que vem farei a E.R. com muita paciencia, tempo e calma. Mas nessa pernada doida, vai ter que ser uma correria só.

O que vocês sugerem?

Ralphers,
    Se vc. procurar, neste mesmo tópico ,vai encontrar farto e detalhado material sobre a ER inclusive com fotos e todas as informações que vc. possa precisar para o planejamento da sua viagem. Relatos feitos pelo Girti,profundo conhecedor da região e documentarista altamente qualificado.
    Vale a pena.
    Abs. Jofran
  • 27/10/2010, 23:57
    Girti
    Citação:

Olá pessoal!

O que vocês sugerem?

Ralphers, desculpe-me por jogar um balde de água fria no seu projeto, mas não o recomendo, você apenas iria se desgastar, aproveitando muito pouco deste percurso. Aqui vai a minha contraproposta, acompanhada de argumentações:

Estando em Brasília, você vai estar relativamente próximo a Diamantina, São Gonçalo do Rio das Pedras, Serro e Conceição do Mato Dentro. Dentro deste perímetro, você vai encontrar muita coisa interessante, acessível em um feriado de 4 dias ou em uma emendada entre o Natal e o Ano Novo. Portanto, eu deixaria este trecho para uma próxima oportunidade.

Embora seja uma questão de opinião, não considero o trecho entre Cunha e Paraty tão especial. A estrada entre a Dutra e o início do trecho em terra é bonita, mas não é nada de fantástico. O trecho de terra pode valer pelo desafio, mas de bonito não tem muita coisa, está tudo detonado, pedras enormes espalhadas na beira da estrada, desbarrancamentos, está mais para terremoto do que para bucólico. Assim, a não ser que você tenha real necessidade de passar por Paraty, não recomendo este trajeto, que irá acarretar um grande desvio em seu percurso Brasília - Curitiba, que já é bastante longo.

O que eu posso sugerir é que você percorra, ao menos em parte, o trecho da ER mais distante de Brasília. Minha sugestão de um possível roteiro para 4 dias de ER é: Brasília - Tiradentes - Aiuruoca - Alagoa - Dutra - São Paulo - Curitiba. Se entendi bem, você tem 4 dias para dedicar à ER, ou seja, a viagem toda, incluindo o que não é ER, poderá levar mais do que 4 dias. Neste caso, de quantos dias será a viagem, no total? Se houver dias sobrando, você pode programar uma estadia de um dia em Tiradentes (se você gostar de cidades históricas, artesanato, comida mineira) ou na região de Aiuruoca (se você se interessar por cachoeiras, montanhas, caminhadas).

De quantos dias, no total, vai ser a viagem Brasília - Curitiba? Se você passar esta informação, dá para ajudá-lo a preparar um roteiro! :concordo:

• 03/11/2010, 12:34
    Ralphers
    Citação:

Postado originalmente por Girti Ver Post
    Ralphers, desculpe-me por jogar um balde de água fria no seu projeto, mas não o recomendo, você apenas iria se desgastar, aproveitando muito pouco deste percurso. Aqui vai a minha contraproposta, acompanhada de argumentações:

Estando em Brasília, você vai estar relativamente próximo a Diamantina, São Gonçalo do Rio das Pedras, Serro e Conceição do Mato Dentro. Dentro deste perímetro, você vai encontrar muita coisa interessante, acessível em um feriado de 4 dias ou em uma emendada entre o Natal e o Ano Novo. Portanto, eu deixaria este trecho para uma próxima oportunidade.

Embora seja uma questão de opinião, não considero o trecho entre Cunha e Paraty tão especial. A estrada entre a Dutra e o início do trecho em terra é bonita, mas não é nada de fantástico. O trecho de terra pode valer pelo desafio, mas de bonito não tem muita coisa, está tudo detonado, pedras enormes espalhadas na beira da estrada, desbarrancamentos, está mais para terremoto do que para bucólico. Assim, a não ser que você tenha real necessidade de passar por Paraty, não recomendo este trajeto, que irá acarretar um grande desvio em seu percurso Brasília - Curitiba, que já é bastante longo.

O que eu posso sugerir é que você percorra, ao menos em parte, o trecho da ER mais distante de Brasília. Minha sugestão de um possível roteiro para 4 dias de ER é: Brasília - Tiradentes - Aiuruoca - Alagoa - Dutra - São Paulo - Curitiba. Se entendi bem, você tem 4 dias para dedicar à ER, ou seja, a viagem toda, incluindo o que não é ER, poderá levar mais do que 4 dias. Neste caso, de quantos dias será a viagem, no total? Se houver dias sobrando, você pode programar uma estadia de um dia em Tiradentes (se você gostar de cidades históricas, artesanato, comida mineira) ou na região de Aiuruoca (se você se interessar por cachoeiras, montanhas, caminhadas).

De quantos dias, no total, vai ser a viagem Brasília - Curitiba? Se você passar esta informação, dá para ajudá-lo a preparar um roteiro! :concordo:

Gil,

Obrigado pela atenção! Eu saio de Brasilia dia 20/12 e tenho que estar em Curitiba dia 29/12. Minha idéia original era seguir até a região de Paraty e de lá pegar a Rio-Santos até Santos e de lá seguir até Peruibe pela beira do mar, subir a Régis e chegar em Curitiba.

Quando fui criar o mapa, vi muitas cidades da ER e pensei em anexá-la a viagem.

Eu tenho aquele guia da ER publicado pela Isto É e também li todos os tópicos aqui do fórum e posso te dizer que é muito difícil montar um roteiro, porque todo mundo fala que todos os lugares da ER são maravilhosos.

Então antes de fazer uma roleta e sortear as cidades, resolvi pedir uma ajuda aqui para os lugares realmente interessantes pelo visual e pelas estradas, já que eu prezo muito mais uma estradinha complicada que chegue em uma cidadela pitoresca do que uma highway pasteurizada para uma cidade turistica predatória.

Eu prefiro muito mais focar em um passeio como esse que você falou (Brasília - Tiradentes - Aiuruoca - Alagoa - Dutra - São Paulo - Curitiba) do que tentar percorrer tudo na correria.

Já me falaram que a descida da ER por São Paulo não chega aos pés da ER em Minas; agora tenho seu relato dizendo que cunha-paraty não é lá essas coisas.

Assim fica mais fácil desenhar a viagem!

Vou tentar desvendar um roteiro entre essa região que você falou de Tiradentes à Alagoa.

[]´s
    Ralph
  • 03/11/2010, 16:19
    Girti
    Citação:

Gil,

Obrigado pela atenção! Eu saio de Brasilia dia 20/12 e tenho que estar em Curitiba dia 29/12. Minha idéia original era seguir até a região de Paraty e de lá pegar a Rio-Santos até Santos e de lá seguir até Peruibe pela beira do mar, subir a Régis e chegar em Curitiba.

Quando fui criar o mapa, vi muitas cidades da ER e pensei em anexá-la a viagem.

Eu tenho aquele guia da ER publicado pela Isto É e também li todos os tópicos aqui do fórum e posso te dizer que é muito difícil montar um roteiro, porque todo mundo fala que todos os lugares da ER são maravilhosos.

Então antes de fazer uma roleta e sortear as cidades, resolvi pedir uma ajuda aqui para os lugares realmente interessantes pelo visual e pelas estradas, já que eu prezo muito mais uma estradinha complicada que chegue em uma cidadela pitoresca do que uma highway pasteurizada para uma cidade turistica predatória.

Eu prefiro muito mais focar em um passeio como esse que você falou (Brasília - Tiradentes - Aiuruoca - Alagoa - Dutra - São Paulo - Curitiba) do que tentar percorrer tudo na correria.

Já me falaram que a descida da ER por São Paulo não chega aos pés da ER em Minas; agora tenho seu relato dizendo que cunha-paraty não é lá essas coisas.

Assim fica mais fácil desenhar a viagem!

Vou tentar desvendar um roteiro entre essa região que você falou de Tiradentes à Alagoa.

[]´s
    Ralph

Olá, Ralph!

Vamos viajar um pouco na imaginação:

Antes de mais nada, coloque os sites a seguir em seus favoritos, eles poderão ser muito úteis no cálculo de distâncias e custos de combustível e pedágios, bem como na procura de pousadas:

http://mapas.viajeaqui.abril.com.br/...viajeaqui.aspx

http://www.hotelinsite.com.br/

Podemos pensar no seguinte roteiro:

Dia 20.12: Brasília - Belo Horizonte - 750 Km (distância aproximada);
    Dia 21.12: BH - Tiradentes - 250 Km (vocês vão chegar relativamente cedo, dá para passear um pouco, após instalados);
    Dia 22.12: Tiradentes - São João del Rey - Tiradentes;
    Dia 23.12: Tiradentes -Aiuruoca;
    Dia 24.12: Aiuruoca;
    Dia 25.12: Aiuruoca - Fragária;
    Dia 26.12: Fragária;
    Dia 27.12: Fragária OU Fragária - Passa Quatro;
    Dia 28.12: Fragária OU Passa Quatro - Embu;
    Dia 29.12: Embu - Curitiba

Considerações:

Acredito que passar o Natal em Aiuruoca talvez seja problemático, se você não achar uma pousada que ofereça todas as refeições (possivelmente alguma das pousadas do Vale do Matutu). Assim, considere a possibilidade de passar o dia 24 em Tiradentes, viajando para Aiuruoca no dia 25;

Alagoa é simpática, mas pouco tem a oferecer em termos de passeios e/ou caminhadas, portanto dá para passar direto por ela. Mas, caso haja interesse ou necessidade, existe lá ma pousada simples, mas limpa e simpática. Fica na rua principal e seu nome é "Pousada Pica-Pau";

Acho que vale a pena você desviar do percurso Alagoa - Itamonte para passar um ou dois dias na Fragária. A pousada é boa, o lugar é muito bonito, seria uma bom lugar para descansar um pouco;

Coloquei a opção Passa Quatro para o caso de você querer encurtar o trajeto no dia em que for passar por São Paulo. A cidade é simpática e oferece boas opções de hospedagem;

Embu ou "Embu das Artes", como eles gostam de ser chamados fica pouco depois de São Paulo e oferece algumas opções de hospedagem. Tem um pequeno Centro Histórico que vale uma visitinha e a vantagem de lhe permitir seguir para Curitiba de manhã cedo sem ter que enfrentar o trânsito matutino da São Paulo. Se voce quiser pernoitar em São Paulo, recomendo que procure ficar em algum lugar próximo à saída para a BR-116 (Régis Bittencourt), ou seja, em algum hotel em Pinheiros ou próximo (zona Oeste da cidade)

Se você se interessar, posso lhe passar alguns telefones de pousadas neste trajeto

[ ]s

• 04/11/2010, 12:32
    Fernando César Ximenes
    Grande Gil,
    Meados de novembro a começo de dezembro, em Minas, é tempo de estiagem ou período chuvoso? Grato.
  • 04/11/2010, 13:51
    Girti
    Citação:

Postado originalmente por Fernando César Ximenes Ver Post
    Grande Gil,
    Meados de novembro a começo de dezembro, em Minas, é tempo de estiagem ou período chuvoso? Grato.

Fernando, ao contrário do Nordeste, aqui no Sudeste a época de chuvas vai mais ou menos de Novembro até Março. Entretanto, esta não é uma "regra" fixa, a pode variar. Eu percorri por duas vezes a ER no trecho mais próximo a Diamantina, ambas em Setembro/Outubro. Em 1997 tivemos apenas 15 minutos de chuva, em 2006 foram mais de 10 dias de tempo encoberto ou chuvoso. Por outro lado, é mais comum ocorrerem chuvas fortes no meio ou no final da tarde, ao invés dos dias chuvosos típicos das frentes frias de Inverno. Ou seja, um dis típico desta época do ano começa com Sol, depois esquenta bastante, e à tarde chegam as nuvens e cai um temporal. No dia seguinte, a coisa se repete. Mas, como escrevi acima, isto não é uma regra, e pode acontecer de forma diferente, pois o tempo, como sabemos, é imprevisível.

Resumindo essa minha lengalenga :mrgreen: :Como regra geral, considere que esta é a época de chuvas, mas estas poderão não acontecer, e se acontecerem, é mais provável que sejam passageiras, em forma de temporais.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 34 de 41 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 242526272829303132333435363738394041 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 22:41.