Powered by vBulletin

Estrada Real: Caminho dos Diamantes + Caminho Velho

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 37 de 41 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 272829303132333435363738394041 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 29/12/2010, 22:43
    Coruja-rj
    Recalculando a rota......
    Prezados,

Nao sei se estou so por aqui ou se ainda ha alguem mais....
    Gostaria de ter a opiniao de alguem (??) sobre um roteiro que fiz sobre a estrada Real.
    Tenho algumas duvidas, tais como: nao consegui encontrar em meus mapas as cidades de Tabuleiro, Sao Jose da Serra e ACM (ano sei o que siginifica) que constam da planilha do Gil.
    Preciso estar no Rio no maximo dia 21/01, entao gostaria de otimizar alguns trajetos, tais como: aumentar o trajeto do 13o. dia (caso seja conveniente), tyalve fazer o trajeto Tabuleiro - Sao Jose da Serra direto ao inves de parar em ACM.
    Assim teria um dia para parar em Cruzilha (caso seja interessante) ou entao faria o trajeto Carrancas-cruzilha-caxambu.

No 5o. dia faco o trajeto Caraca-BH-Caraca porque minha filha tem que estar no Rio no dia 11/01, assim ela pegaria um onibus de volta enquanto voltariamos para Caraca e continuariamos nosso trajeto.
    Se houver alguma outra alternativa mais interessante (outra cidade que ela possa pegar um onibus direto para o Rio) por favor e so me indicar que cnsiderarei com certeza.
    As grutas que vale a pena serem visitadas ente Ouro Preto e Diamantina estao em qual tracho ? Entre e Serro e Diamantina ou antes ??

Segue meu novo roteiro:

1º. Dia (06/01) - Rio de Janeiro – Ouro Preto (via Ouro Branco) ~402km

2º Dia (07/01) – Ouro Preto – Mariana – Ouro Preto ~ 30km

3º Dia – (08/01) – Ouro Preto – Caraça (Santa Bárbara) ~100km

4º Dia (09/01) – Caraça (visita ao parque Nacional)

5º Dia (10/01) – Caraça – BH – Caraça ~210km (minha filha precisa estar no Rio dia 11)

6º Dia (11/01) – Caraça – Lapinha da Serra ~206km

7º Dia (12/01) – Lapinha da Serra – Conceição do Mato Dentro ~119km

8º Dia (13/01) – Conceição do Mato Dentro – Serro ~54km

9º Dia (14/01) – Serro – Diamantina ~88km

10º Dia (15/01) – Diamantina

11º Dia (16/01) – Diamantina – Tabuleiro ~183km

12º Dia (17/01) – Tabuleiro – Serra do Cipó (ACM ??) ~88km

13º Dia (18/01) – ACM – Tiradentes ~183km

14º Dia (19/01) – Tiradentes – Carrancas (via balsa) ~131km

15º Dia (20/01) – Carranca – Cruzilha – Rio de Janeiro ~390km

Se alguem puder me ajudar, por favor fique a vontade.
    Abracos,

Carlos Riehl
  • 31/12/2010, 13:03
    Pedro H.
    Beleza, Coruja-rj.
    Não consegui responder a todas suas perguntas mas talvez te ajude.
    Recentemente fiz o caminho de Bom Jesus do Amparo até Diamantina, e de São Lourenço até Entre Rios de Minas.
    De Bom Jesus do Amparo até Morro do Pilar a estrada está sendo asfaltada, então tem muita máquina na pista, caminhão e se chover vira lama.
    Quanto a Tabuleiro, é um distrito de CMD e fica a +-18 KM de CMD. Latem inúmeras cachoeiras. Recomendo, além da Tabuleiro (tem que andar +- 1:30), a Rabo de Cavalo (+- 40 min) e a de Congonhas (+- 40 min).
    De CMD a Serro foi pela MG 10, que está sendo asfaltada. Muito caminhão de mineradora e se chover vira puro barro.
    De Serro até Diamantina tem os distritos de Milho Verde e Vau que valem a pena conhecer.
    Não identifiquei o ACM, mas vou dá uma olhada nos posts antigos.
    Quanto à pergunta anterior a balsa é de Caquende para Capela do saco e eu paguei R$ 4,00 para atravessar de carro.
    Cruzília é muito feia. Carrancas vale a pena pelas cachoeiras.
    A estrada de Tiradentes até Cruzília está boa.
    Abraços,
    Pedro H.
  • 03/01/2011, 18:36
    Coruja-rj
    Grande Pedro,

Obrigado por me dar uma ajuda...
    Pensava que estava sozinho neste Topico...
    Suas dicas sao importantes, vou considera-las todas..
    O ACM e de Associacao Croista de Mocos, nao melembro em qual cidade, mas o Gil me traduziu como isso....
    Espero que o tempo melhore, senao vai ser um grande rally nas estradas de Minas....
    Grande Abraco,

Carlos Riehl
  • 06/01/2011, 00:59
    Coruja-rj
    Indo....
    Amigos,

Finalmente chegou o dia de meter o pe na estrda e encarar a ER.
    Estou saindo rumo a Ouro Preto para iniciar meu trajeto na ER Hoje por volta das 9-10h da manha.
    Devo chegar a Ouro Preto por volta das 16h.
    Conforme for conseguindo conexao etendo causos vou postando e perguntando....
    Abs.,

Carlos Riehl
  • 18/01/2011, 00:57
    Marco Antonio Helio
    Pessoal,

Estou precisando urgente da ajuda dos mais experientes.

Pretendo fazer uma parte do Caminho Velho na semana que vem, de Ouro Preto até Tiradentes, pois vou ficar alguns dias por lá.

Penso em usar as planilhas do site da ER. eles são confiáveis?
    Serão dois Suzuki Grand Vitara. Então dá para encarar alguma lama. Alguma notícia recente sobre as condições das estradas?
    Este trajeto tem 225 km. É viável pensarmos em 1 dia de viagem?

Agradeço por qualquer informação.

[]s
    Marco.
  • 19/01/2011, 23:21
    Coruja-rj
    Citação:

Postado originalmente por Marco Antonio Helio Ver Post
    Pessoal,

Pretendo fazer uma parte do Caminho Velho na semana que vem, de Ouro Preto até Tiradentes, pois vou ficar alguns dias por lá.

Serão dois Suzuki Grand Vitara. Então dá para encarar alguma lama. Alguma notícia recente sobre as condições das estradas?

[]s
    Marco.

Prezado Marco,

Eu nao sou a pessoa mais experiente na ER, mas fiz o trajeto Ouro Preto - Diamantina e depois Diamantina - Tiradentes do dia 06 a 16/01/2011.
    Nao fiz o trecho que voce quer fazer pela ER, mas para chegar a Tiradentes, passei pela MG-383. Nela se passa por alguns trechos da ER e acho que voce tera dificuldade de cumpri-la por um todo.
    Vi um Totem da ER bem na porteira de uma fazenda, a qual estava fechada.
    Quem deve ter uma opiniao melhor, pois acho que se aventurou neste trecho de corpo e alma, e o Waldir, mas ele anda muito sumido daqui....
    Outro que talvez pudesse te ajudar seria o Gil, mas este ja nao mais faz parte deste forum, infelizmente.
    Com relacao as condicoes da ER, de Ouro Preto ate Diamantina eu nao peguei muita lama nao pois choveu pouco e com baixa intensidade naquela regiao, mas chegando a Tiradentes a informacao que eu tive (e vi um pouco) e que a chuva estava castigando aquela area desde a segunda dia 10/01. Isto me levou a abortar minha programacao em Tiradentes (depois colocarei um relato desta minha aventura aqui no forum) pois Sao Lourenco e adjacencias estavam com enchentes e ja em estado quase de calamidade.
    Se tiver duvidas, consulte o DER de Minas antes de entrar na ER em direcao a Tiradentes (procure o centro de informacoes turisticas de Ouro Preto que eles podem te ajudar nisso).
    Outra coisa que vale a pena te deixar ciente e que se vai ficar em Tiradentes, faca uma reserva o mais rapido possivel pois de 21 a 29/01 a cidade estara envolvida com um festival de cinema e sera dificil de se conseguir vaga em pousadas (opcao e pousar em Sao Joao Del Rei).
    Espero ter te ajudado em alguma coisa.

Waldir, tem algo a crescentar para nos ??!!!

Abs.,

Carlos Riehl
  • 19/01/2011, 23:26
    Coruja-rj
    Citação:

Pessoal,

[]s
    Marco.

Marco,

Esqueci de te avisar uma coisa, devido as condicoes da ER, pelo menos na parte de cima (Ouro Preto - Diamantina) a velocidade media e de 25km/h. Como no trecho que voce quer fazer tem muita parte de asfalto, voce devera ter uma velocidade media melhor.

Abs.,

Carlos Riehl
  • 20/01/2011, 00:31
    Marco Antonio Helio
    Carlos,

Muito obrigado pelas dicas, pois você acabou de passar por lá!

Vou procurar mais informações ao chegar em Ouro Preto.

Abraços,

Marco.

Citação:

Postado originalmente por Coruja-rj Ver Post
    Marco,

Esqueci de te avisar uma coisa, devido as condicoes da ER, pelo menos na parte de cima (Ouro Preto - Diamantina) a velocidade media e de 25km/h. Como no trecho que voce quer fazer tem muita parte de asfalto, voce devera ter uma velocidade media melhor.

Abs.,

Carlos Riehl

• 20/01/2011, 11:36
    Coruja-rj
    Citação:

Carlos,

Muito obrigado pelas dicas, pois você acabou de passar por lá!

Vou procurar mais informações ao chegar em Ouro Preto.

Abraços,

Marco.

Marco,

Nao se esqueca de postar as informacoes e experiencias neste trecho da ER.
    Abracos e boa viagem....

Carlos Riehl
  • 20/09/2011, 23:03
    jcnow444
    Caros, boa noite.
    Iniciei uma breve busca de informação para percorrer a ER de Diamantina até Paraty em janeiro/2012. Será uma expedição solitária, somente eu e a esposa durante as férias.

Alguém tem informações atualizadas de como está o caminho?

Forte abraço a todos.
  • 25/09/2011, 19:38
    ards76
    Acabei de percorrer o trecho entre Diamantina e Ouro Preto...
    Estrada boa sem maiores complicaçoes...90% em terra....percorrendo o tracklog do site do Instituto estrada Real...

A idéia era ir até Paraty também...
    Mas um imprevistou....não tornou possivel a conclusao do projeto...

Dou as dicas de :

1- Curtirem bem Diamantina e o Povoado do Biribiri...

2- Em Conceição do Mato deentro não deixem de ir a Ch do Tabuleiro....

3-Em Ipoema...parada obrigatoria no Museu do Tropeiro...

4- Em Catas Altas...(- A cidade que mais gostei), vale a pena reservar um dia para visitar o santuario do Caraça

5- O circuito Historico de Mariana e Ouro Preto é muito legal... e se puderem vale uma visita ao Pico do Itacolomi...

Abraços
  • 04/10/2011, 17:18
    Coruja-rj
    Prezado jcnow444 ,

Se voce olhar alguns posts antigos, vera uma grande discussao minha com alguns membros (acho que nao estao mais por aqui) que lhe ajudarao muito.
    Fiz o trajeto Ouro Preto - Diamantina em janeiro deste ano e concordo com as dicas do Alexandre, so acho que um dia para o Carça muito pouco, la vale (se tiver esse tempo) ficar dois ou tres dias.
    Nao consegui ir ao Tabuleiro por conta das condicoes climaticas, mas todos dizem que e simplesmente maravilhoso.
    Em Catas Altas, nao deixe de vitar a Igreja principal, ela esta inacabada e, na minha opiniao, e uma das mais lindas da regiao.
    Em Diamantina, indo ao Biribiri, nao deixe de visitar as caichoeras no caminha sao 3 no total) muito bonitas e vale bate ummpapo e desfrutar da boa comida do restaurante do Raimundo sem Braço.
    Outra cidade que na minha opiniao merece uma atenção maior é Serro.
    Para voce fazer o trajeto completo de Diamantina a Paraty curtindo o local, devera dispor de pelo menos uns 25 dias, caso contrario ira somente passar pelos lugares.
    Nao deixe de passar por Milho Verde, a Cidade em si não é lá essas coisas não, mas possui um visual show, tanto da cidade quanto da estrada.
    Pelo que me lembro, boa parte da estrada real neste trecho entre Ouro Preto e Diamantina esta sendo pavimentada, acredito que se as obras continuaram voce ja ira pegar umm bom trecho com asfalto.
    Se fizer o trajeto Ouro Preto - Tiradentes, por favor me diga como esta por la..... este trecho fiz pelo asfalto por questoes de disponibilidade de tempo.

Abs.,

Carlos Riehl

Citação:

Postado originalmente por ards76 Ver Post
    Acabei de percorrer o trecho entre Diamantina e Ouro Preto...
    Estrada boa sem maiores complicaçoes...90% em terra....percorrendo o tracklog do site do Instituto estrada Real...

A idéia era ir até Paraty também...
    Mas um imprevistou....não tornou possivel a conclusao do projeto...

Dou as dicas de :

1- Curtirem bem Diamantina e o Povoado do Biribiri...

2- Em Conceição do Mato deentro não deixem de ir a Ch do Tabuleiro....

3-Em Ipoema...parada obrigatoria no Museu do Tropeiro...

4- Em Catas Altas...(- A cidade que mais gostei), vale a pena reservar um dia para visitar o santuario do Caraça

5- O circuito Historico de Mariana e Ouro Preto é muito legal... e se puderem vale uma visita ao Pico do Itacolomi...

Abraços

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 37 de 41 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 272829303132333435363738394041 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 15:36.