x
Convex Datacenter
    Banido
    Entrada
    04/04/2011
    Local
    Em algum lugar.../
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Ok, vou reformular:

Não é possivel encontrar diesel que não tenha biodiesel e nem biodiesel puro.
    Por força de lei (desde janeiro de 2010) todo diesel brasileiro (exceto maritimo) tem 5% de biodiesel (nem mais, nem menos), denominado B5. Isso inclui o S-50.
    Quando for abastecer* nem precisa perguntar.

*abastecimento em postos de combustível
    Vou reformular também:
    Sei disso que você citou. Ocorre que já encontrei diesel com as especificações B-5 e B-10, bem como já encontrei um posto aqui na minha cidade que tinha biodiesel puro, segundo informações do próprio frentista. Se ele estava falando a verdade ou não, eu não sei, mas o mesmo me recomendou para não abastecer lá e procurar outro posto, ao ver o aviso na tampa do tanque da minha pickup.

Usuário
    Entrada
    02/10/2010
    Local
    Macaé/
    Ok, vou reformular:

Por força de lei (desde janeiro de 2010) todo diesel brasileiro (exceto maritimo) tem 5% de biodiesel (nem mais, nem menos), denominado B5. Isso inclui o S-50.

agora você me deixou uma duvida, tenho uma lancha com motor mwm sprint marinizado de 260 hp megatech mas abasteço com diesel de posto normal (tenho usado o S50 inclusive) pois a marina de buzios não tem posto, minha pergunta é, quando você diz que o diesel maritimo não contem biodiesel, isso é para os rebocadores/transatlânticos da vida né? ou para lanchas tipo a minha com motores de carro marinizados também??

Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por Flavio Nilo Ver Post
    Vou reformular também:
    Sei disso que você citou. Ocorre que já encontrei diesel com as especificações B-5 e B-10, bem como já encontrei um posto aqui na minha cidade que tinha biodiesel puro, segundo informações do próprio frentista. Se ele estava falando a verdade ou não, eu não sei, mas o mesmo me recomendou para não abastecer lá e procurar outro posto, ao ver o aviso na tampa do tanque da minha pickup.
    Nenhum motor automotivo esta preparado de fabrica para rodar com B-100 (biodiesel puro), como um posto vai vender isso?
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por vsmello Ver Post
    agora você me deixou uma duvida, tenho uma lancha com motor mwm sprint marinizado de 260 hp megatech mas abasteço com diesel de posto normal (tenho usado o S50 inclusive) pois a marina de buzios não tem posto, minha pergunta é, quando você diz que o diesel maritimo não contem biodiesel, isso é para os rebocadores/transatlânticos da vida né? ou para lanchas tipo a minha com motores de carro marinizados também??
    Diesel marítimo entende-se pelo vendido em postos náuticos, que inclusive ainda tem alto teor de enxofre e ponto de fulgor maior para diminuir a chance de incêndio a bordo.
    Eu continuaria com o S-50, apesar do risco maior de incêndio (ainda assim muito menor que a gasolina), em compensação o motor vai render e durar muito mais.

Grandes navios usam bunker! Óleo combustível diferente do diesel.
    Abraço,
    Thiago

Banido
    Entrada
    04/04/2011
    Local
    Em algum lugar.../
    Nenhum motor automotivo esta preparado de fabrica para rodar com B-100 (biodiesel puro), como um posto vai vender isso?
    Não sou químico, portanto, a única alternativa é acreditar no que diz o frentista e o gerente de posto. Entretanto, em outubro de 2009 foi publicada a resolução 6, de 16 de setembro de 2009, do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) estabelecendo o mínimo de 5% de adição de biodiesel ao óleo diesel comercializado ao consumidor final. O B5, que estava previsto em lei para começar a vigorar em 2013, passou a ser utilizado em todo o território brasileiro a partir de 1º de janeiro de 2010. Biodiesel refere-se ao combustível formado por ésteres de ácidos graxos, ésteres alquila (metila, etila ou propila) de ácidos carboxilicos de cadeia longa. É um combustível renovável e biodegradável, obtido comumente a partir da reação química de lipídeos, óleos ou gorduras, de origem animal (e.g., sebo) ou vegetal, com um álcool na presença de um catalisador (reação conhecida como transesterificação). Pode ser obtido também pelos processos de craqueamento e esterificação.O biodiesel é feito para ser usado em motores diesel padrão e, portanto, distinto dos óleos vegetais e resíduos usado para motores a combustível diesel convertidos e substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclo diesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções. O biodiesel pode ser usado sozinho ou misturado com o petrodiesel (combustível diesel derivado de petróleo). A meta é chegar a 2020 com 20% de adição do Biodiesel ao diesel comum. Entre os argumentos, está o da disponibilidade de matéria prima, necessidade do combustível porque o Brasil importa diesel e que o País tem capacidade industrial ociosa na ordem de 50% em função da limitação a apenas 5% de mistura.
    Mas é como eu disse, a alternativa é acreditar no que diz o frentista e arriscar, pois falta seriedade nesse país.

Usuário Avatar de Jera
    Entrada
    14/04/2006
    Local
    Brasilia/DF
    flávio, biodiesel puro nao existe nos postos. o litro de biodiesel é mais caro do que o diesel comum. ninguem venderia algo mais caro pelo preço do mais barato. hj em dia, muito mais caro....
    hj, todo diesel tem 5% de biodiesel. talvez a recomendaçao na amarok seja para europa, pois lá existe 100% biodiesel.

Usuário Avatar de pilotothiago
    Entrada
    27/07/2011
    Local
    Abadiânia/GO
    Pessoal quem tiver interesse em comprar uma Amarok Seminova, entrou uma na CSS aqui de Anapolis, ela esta com 1500 km, 2010/2011, praticamente zero km, é uma otima oportunidade.... R$103.000,00... Vi ela pessoalmente e realmente esta zero km, nao prossegui na intençao de comprar porque realmente decidi se for pegar uma sera AT...
    Band Curta 2000
    Frontier SV Attack 2015
    Ex: F-250 CS 11/11 4x4 / F-250 CS 10/10 4X2

Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Diesel marítimo entende-se pelo vendido em postos náuticos, que inclusive ainda tem alto teor de enxofre e ponto de fulgor maior para diminuir a chance de incêndio a bordo.
    Eu continuaria com o S-50, apesar do risco maior de incêndio (ainda assim muito menor que a gasolina), em compensação o motor vai render e durar muito mais.
    Sobre o risco de incêndio fiquei curioso sobre o ponto de fulgor do Diesel S50 em comparação com o diesel marítimo.
    Então encontrei na FISPQ disponibilizada pela BR sobre o S50 http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES
    E nela costa: Ponto de fulgor: 38 ºC Mín.; Método NBR 7974
    Enquanto o diesel marítimo deve ter o ponto de fulgor acima de 60ºC, para se evitar risco de incêndio.

Apenas curiosidades.

[]s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

Vou reformular também:
    É de escandalizar escutar de um frentista uma asneira dessa! Por isso que não deixo nenhum abrir o capô de nenhum carro meu.

Como já disseram, nao existem diesel no mercado brasileiro sem biodiesel (B5). Assim como não é permitido pela ANP e nem lógico do ponto de vista financeiro, um posto vender biodiesel puro pois sairia mais caro. Atualmente, são raros os motores no mundo que foram projetados para o B100 (100% biodiesel). No Brasil não existe nem previsão disso acontecer por uma série de fatores.

Das duas uma: Ou o frentista realmente é um asno e/ou ele salvou seu motor de alguma mistura tenebrosa de "aditivos" (adulteração) que ele tinha por lá...

Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Não sou químico, portanto, a única alternativa é acreditar no que diz o frentista e o gerente de posto. (...)
    Mas é como eu disse, a alternativa é acreditar no que diz o frentista e arriscar, pois falta seriedade nesse país.
    Vc achou a resolução, uma matéria sobre o assunto, leu, acho que entendeu, eu escrevi algo que tenho certeza e vc prefere acreditar no frentista...tudo bem então!
    Como eu disse anteriormente...o povo gosta de ser enganado.
    Abraço,
    Thiago

Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Jera Ver Post
    hj, todo diesel tem 5% de biodiesel. talvez a recomendaçao na amarok seja para europa, pois lá existe 100% biodiesel.
    Mesmo na Europa não é possível encontrar B-100 (biodiesel puro) em postos, procurei um pouco no Google e vi que quem quer B-100 tem que ir buscar na distribuidora, ou em algum produtor.

Já nos EUA vc encontra B-100 em alguns poucos postos, mas sempre identificado, com alerta de uso e mais caro.
    Nos mesmos postos tem outros blends de diesel (B-20, B-10) e etanol (E-10 e E-85).

Nesse link tem uma matéria que mostra que os motores novo não são preparados para rodar com B-100.
    Biodiesel Compatibility - Engine Biodiesel Fuel Compatibility - Popular Mechanics
    Abraço,
    Thiago

Usuário
    Entrada
    09/02/2012
    Local
    Paracatu/Belo Horizonte/MG
    Ok, vou reformular:

È bom ficar atento porque localmente Biodiesel puro é vendido e não se sabe se é corretamente identificado. No Sobradinho/DF ouvi uma queixa de uma fretista de caminhões que reclama que este Biodiesel eleva o custo de filtros.
    Realmente na saida de Brasilia para Formosa/GO tem varios lugares que vendem Biodiesel puro. Talvez seja o exesso de produção que não cabe no 5% oficiais. La tem fábricas de biodiesel.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 16 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 16 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem