:rolleyes::rolleyes:Serjão !!
:rolleyes:Segura que o filho é seu....:mrgreen::mrgreen:
Versão Imprimível
Para soldar com baterias tem que ligar em paralelo para aumentar a amperagem, porém a corrente baixará rápido e não conseguirá fazer uma solda por um tempo mais prolongado. Por isso é melhor ligado ao alternador pois consegue-se a amperagem mais constante com tempo indeterminado. Aprendi isso num trator de granja no meio de uma lavoura de arroz perto de Santa Vitória do Palmar. Se usar eletrodo mais fino sobrecarrega menos o conjunto pois necessita menos amperagem.
Há, o mecânico estava usando um arame de cerca para ligar o eletrodo.
Pessoal e o vídeo que o zoega linkou??? e ai funciona ou não??? o Joãoponeiz fez isso em uma das trilhas, se não me engano foi na do Camel, e olha, pra quem não conhece o Japonês João, não conhece de trilha...
O que to falando é nada mais do que o que se deve fazer com o que se tem...caso de emergência!!! Na realidade se você fizer isso com o alternador vai queimar seu carro, seus equipamentos e pode até botar fogo no bicho!!!
Pessoal, com dua baterias de 56h, ou seja pequena, pois na minha Hilux uso de 90h, você já tem âmperagem suficiente para criar o arco-voltaico e mesmo com a queda relativamente rápida da carga é possivel sim fazer a solda...mas pelo amor de Deus não façam isso com o Alternador...:discordo::discordo::discordo:
O Edintruder tá certo, já vi fazendo isso com gerador de motor estacionário, mas era um gerador e não alternador, tem uns componentes do alternador que não irão aguentar fazer uma pequena solda e sendo em um trator, ou seja, desprovido de muita eletrônica e equipamentos ligados, dá pra se fazer, mas vais fazer isso no teu carro!!!
Ai como diz uma amigo do meu pai, que é japonês: "fudeu u urêrê!!!" :mrgreen::mrgreen::mrgreen: a tradução é a seguinte: quando o amigo do meu pai foi acionar o motor do seu biplano o rêlê do magnéto queimou, ai ele disse "fudeu u urêrê"...
Grande Walter, acho que agora deu pra perceber que não tem nada pra consertar...na verdade o que você falou de usar o alternador até funciona, mas provavelmente vai destruir a elétrica do carro.
Em realação as baterias, acho que nem preciso falar do uso das baterias, as imagens mostram tudo...e tem outra opção que nosso amigo zoega postou, mas num pensa que aquele alternador é o mesmo que alimenta teu carro, é um extra para ligar ao equipamento e produzir a corrente necessária...
Em poucas palavras: Assunto Finalizado!!!
Acho eu!!!:concordo::concordo::concordo:
Sérgio Holanda
Soldar direto com a bateria não dá. Mesmo uma bateria de 56Ah consegue fornecer picos de 300A. Uma de 90Ah deve chegar aos 500A.
Com um alternador é bem mais fácil: http://www.perfectswitch.com/promotionalvideo.htm
Não adianta... estou no país errado!
O pior é que não consigo nem fazer o cadastro no e-bay!
Caramba,
nunca imaginei ser possível soldar utilizando baterias. Com alternador já tinha visto, pois nossos batalhões/companhias de engenharia possuem gerador com motor MWM 6 cil turbo, onde existe a opção no painel de controle de desligar a rede de usuários e usar para solda, sendo possível inclusive cortar trilhos de trem. Vivendo e aprendendo.... []`s
Pessoal, em defesa do Serjão:
Realmente , sempre que vou para trilhas em lugares distantes, levo na viatura no mínimo 1 dúzia de eletrodos k46,00 e 1 dúzia de eletrodos de aço inox 308L(para peças de aço ou FoFo). Não adianta levar k48.00 pois não derrete com bateria(acho).
Jamais precisei soldar uma viatura minha(o que não seria nenhum demérito para mim , ou para qq outra viatura, tendo em vista os lugares que trilhamos), mas , por pelo menos 4 oportunidades , esse artifício de poder fazer um reparo de emergencia em plena mata nos salvou de operações de resgate extremamente complicados e onerosos(tipo 4 a 5 dias, para sair com a peça quebrada, consertar , voltar , montar e sair).
No próximo quadro, vou dar algumas dicas.
Eliseu, tá aí o link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=17261
Vale a pena ler todo o tópico, muito bacana, foi através deles que conheci o pessoal da Gaia.
Abraços
Dicas de Solda em 24V e em 36V DC
Inicialmente , se na equipe não tiver um soldador experiente , Nada disto deve ser cogitado.
Para reparos pequenos ,onde não é submetido a grandes esforços , 2 baterias de 65 a 75 AH em SERIE , pode-se soldar com eletrodo de 2,00 a 2,50 mm k 46.00 e aço inox 308L.
Para reparos mais fortes , inclusive solda de Chassi(CJ5 é campeão de trinca) , usar 3 baterias EM SÉRIE , com eletrodos de 1/8” (3,25mm) de K46.00 ou Aço inox 308L.
Para esta montagem em série, utilizar terminais de bateria apropriados, visto que a amperagem através deles será elevada(cabos de chupeta não são indicados).
Em ambos os casos , pode-se soldar 30 a 40 min com paradas(de 2 a 3 min) para descanso das baterias (a cada 4 ou 5 min). Com certeza , com esse tempo não descarrega as baterias .
Recomenda-se manter as baterias em local ventilado e longe das faíscas, pois , principalmente em baterias velhas , ocorre liberação de H2 (hidrogênio) que é altamente inflamável.