LGVM,
estou juntando um grupo de amigos com vontade de enfrentar essa aventura, estaremos indo em Março ou Abril (da qui a ums 30 dias estará definida a data certa), por que não se junta a nós nessas empreitada???
Sérgio Holanda
Versão Imprimível
LGV,
em 2000 e 2001 continuava intansitável, só passando de balsa, descendo o Tapajós até o garimpo, mas depois dava para chegar na boa até Itaituba. Em 2003 foi um pessoal de Estrela/RS, e conseguiram passar tranquilo, no trecho Itaituba-Jacareacanga.Eles fizeram Marabá-Santarém, depois de balsa foram para Manaus, fizeram a BR 319 entre Manaus-P Velho, e depois vieram até Itaituba e desceram a BR 163 (Cuiabá-Santarém), com muitas dificuldades nesta ultima. []`s
A 319 (Manaus - Porto Velho) ainda está emocionante... he he...
Notícia de hoje, de um jornal daqui de Manaus:
http://www.acritica.com.br/content/n...eria_id=127952
(Necessita de cadastro/senha gratuítos)
A família esperava que a BR-319 estivesse em boas condições, mas o desconhecimento tornou a viagem um sofrimento
Júlio Pedrosa
Da equipe de A CRÍTICAA autônoma Ziliane Dutra, 33, não imaginava que a viagem de Itajaí (SC) para Manaus, por via terrestre, prevista para ser mais uma aventura vivida pela família, se tornaria um grande tormento, que colocou em risco a vida de todos. A família viveu o drama de passar nove dias perdida no meio da selva amazônica, ao tentar transpor os 900 quilômetros da BR-319, para chegar até Manaus. Já sem combustível e com os dois veículos - um caminhão-baú e uma Van - atolados na lama, o grupo foi resgatado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na última segunda-feira e chegou ontem a Manaus.
Ainda sob o impacto de permanecer perdido na selva, o grupo conta ter vivido momentos de terror enquanto esteve na "suposta" estrada. "No mapa, a BR-319 consta como uma rodovia, mas aquilo nunca pode ser chamado de rodovia porque não tem qualquer acessibilidade", afirma Ziliane, revoltada. Segundo ela, o grupo era formado por oito pessoas, sendo três crianças e uma grávida de cinco meses.
Viagem
A viagem teve início no dia 29 de agosto, quando o grupo saiu de Itajaí com destino a Manaus. No dia 4 de setembro, os veículos chegaram na divisa entre os estados de Rondônia e Amazonas, tendo o tormento iniciado na altura do Km 345, no município de Humaitá.
O motorista do caminhão baú - o catarinense Israel Edson de Souza - conta que não imaginava que enfrentaria essa situação em sua primeira viagem a região amazônica. "Ficamos sem alimento, sem combustível, sem água e ainda a mercê dos animais da floresta", conta ele, narrando a experiência de ter visto uma onça à noite cercando o grupo, que se fechou nos veículos para não ser atacado. "Somos sobreviventes", resumiu.
Segundo Ziliane, a intenção era a de transpor a BR-319 em pelo menos um dia. "Sabíamos que em alguns trechos não havia pavimentação, mas nunca imaginamos que seria abandonado daquele jeito", diz.
Amazonense, Ziliane conta que mora há 20 anos no município de Itajaí, onde trabalha com transporte de cargas. "Estamos acostumados a lidar com as estradas brasileiras e para mim, é lamentável que a região amazônica só disponha de uma estrada de fachada, que, se existisse de fato, poderia ser um excelente atrativo turístico", lamentou.
Eles sobreviveram à BR-319
O que para eles foi um drama, para nós é o paraíso...hehe! []`s
Agora, pegar uma estrada dessas sem um mínimo de informação e preparação (que foi o que pareceu) é pedir pra acontecer algo mesmo, ainda levaram crianças e uma mulher grávida.
Não é de admirar que deu no que deu.
Quando eu estava fazendo a BR 163, a uma certa altura encontramos um caminhão tentando subir uma elevação, só que era td chão vermelho, depois de 3 ou 4 dias de chuva ininterrupta e o veículo era 6x2.... O motorista tava enlouquecido, queria descarregar a carga de colchões naquele local e dar volta. Isto que ele não sabia que tinha mais uns 600KM de chão, puro barro, pela frente. São situações que se repetem td o ano, pois ninguém imagiana que ainda haja estradas deste tipo pelo Brasil afora, e muito menos com a denominação de BR's e com postos da PRF..... Infelizmente é assim! []`s
É muita ingenuidade, p/ não dizer burrice!!! Se marcar não levaram nem repelente....rsrssss!!!
coitada da onça achou que iria ter um jantar farto naquela noite,
esta br319 quando foi construida os votorantin deitaram e rolaram, eu acho que foi gasto mais cimento nela do que na ponte rio-niteroi, as carretas-tanques da camargo-correia chegavam carregadas de cimento e intornavam o cimento no meio da terra e os tratores misturavam a terra com o cimento quase na proporção de 1x1 e espalhava no sentido da estrada e assim foi construido centenas de km dessa famigerada Br, o problema é que com os desmatamentos o rio amazonas passou a sair centenas de kms fora do leito e minou uns 300km dessa estrada.
5 anos apos esta br ter sido 'terminado' eu com um grupo de amigos passamos nela de motos, eu numa xl250 [porto velho manaus] e tinha lugares que ate pra motos trail era dificil passar,
esse pessoal louco deram uma sorte danada de ter varado ilezo em manaus