Foi mal... aqui está o arquivo .gpx
http://www.everytrail.com/downloadGP...rip_id=1112748
Versão Imprimível
Foi mal... aqui está o arquivo .gpx
http://www.everytrail.com/downloadGP...rip_id=1112748
Galera, esse domingo fui levar meu irmão no Parque Nacional da Serra do Rola Moça para uma Corrida de Aventura.
E fui informado pelo pessoal do parque que muitos jipeiros e motoqueiros costumam fazer passeios por lá que começam na portaria do parque e saem lá no posto chefão ou vice-versa. Porém precisa de altorização para entrar com os veículos lá.
Alguém ai já rodou por aquelas bandas???
Achei o lugar bacana...
É parque ESTADUAL... hehe
Então, em pesquisa realizada na página oficial do parque, achei o seguinte:
Parque Estadual da Serra do Rola-Moça
O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é uma das mais importantes áreas verdes do Estado. Situado na região metropolitana de Belo Horizonte, é o terceiro maior parque em área urbana do país e abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital.
O nome do Parque foi contado em "causo" e imortalizado por Mário de Andrade em um poema que relata a história de um casal que, logo após a cerimônia de casamento, cruzou a Serra de volta para casa. No caminho, o cavalo da moça escorregou no cascalho e caiu no fundo do grotão. O marido, desesperado, esporou seu cavalo ribanceira abaixo e "a Serra do Rola-Moça, Rola-Moça se chamou".
A unidade de conservação está localizada nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho e foi criada em 27 de setembro de 1994, coma publicação do Decreto 36.071.
Patrimônio Natural
Os 3.941,09 hectares do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça são habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção como a onça parda, a jaguatirica, lobo-guará, o gato-do-mato, o macuco e o veado campeiro.
O Parque está situado numa zona de transição de Cerrado para Mata Atlântica, rico em campos ferruginosos e de altitude. A vegetação diversificada proporciona ao Parque um colorido especial e um relevo peculiar, sendo encontradas espécies como orquídeas, bromélias, candeias, jacarandá, cedro, jequitibá, arnica e a canela-de-ema, que se tornou o símbolo do Parque. Recentemente descrito pela geologia, o Campo Ferruginoso é muito raro, sendo encontrado apenas em Minas Gerais, no quadrilátero ferrífero, e em Carajás, no Estado do Pará.
O Parque abriga seis importantes mananciais de água - Taboões, Rola-Moça, Bálsamo, Barreiro, Mutuca e Catarina - declarados pelo Governo Estadual como Áreas de Proteção Especial. Eles garantem a qualidade dos recursos hídricos que abastecem parte da população da região metropolitana de Belo Horizonte. Para assegurar a proteção destes mananciais, esta área não está aberta à visitação pública.
Infra-estrutura
Na entrada de Nova Lima, o Parque possui um Centro de Visitantes com auditório, para 90 pessoas, salas para reuniões e para Polícia de Meio Ambiente. Na entrada pelo Barreiro, em Belo Horizonte, há outro Centro de Visitantes com auditório para 60 pessoas, salas da administração, além de residências para funcionários e casa do Grupamento de Polícia de Meio Ambiente.
Visitação:
O Parque não possui área de camping e a visitação deve ser feita no período diurno.
Horário de funcionamento: 7 às 17h
Telefone para contato: (31) 3581.3523
Como chegar:
Saindo de Belo Horizonte, pegar a BR- 040 no sentido Rio de Janeiro. Entrar à direita no Posto Chefão, segunda rua à direita (Montreal), no bairro Jardim Canadá. Prosseguir até a portaria principal do parque. A distância do Posto Chefão ao parque é de cerca de 3 km, em estrada de terra.
Distância de Belo Horizonte ao Parque: 25 km - do bairro Savassi
FONTE:
Instituto Estadual de Florestas - IEF - Parque Estadual da Serra do Rola-Moça
Dentro dos limites do parque??? Sei não hein!!!:pipoca::pipoca:
Uma vez estava indo pra Casa Branca seguindo por aquela estrada asfaltada e parei numa entrada de terra só pra tirar a agua do joelho. Passou um guardinha do parque, parou e me disse que não podia sair do asfalto de jeito nenhum.
inte...
Informações e lista do passeião a Lavras Novas, 11/06, sábado, cedinho:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/tr...ml#post1451349
Simbora lá, povo!!!!!!:dance:
Exatamente, foi os próprios guardas do parque que me informaram isso, enquanto meu irmão estava na corrida, eu fiquei conversando com eles, só que tem que pegar uma autorização para entrar no parque. Depois vou ligar lá para ver como funciona isso. E essa autorização é só para veículos motorizados, bicicletas não é necessário.
Se eu conseguir essa autorização acho que rolava de dar umas voltinhas por lá ein!???
Olás a todos!
Amanhã vou fazer 7 Rios!!!! Para quem animar.... saída às 9h30 da Igreja Matriz, no Centro Histórico de Santa Luzia/MG. De lá, ir por trilha pra Jaboticatubas e depois, São José da Serra, com parada estratégica no Restaurante da Cristina - vi as fotos e tô doida para conhecer!!! Depois, quem quiser volta pra BH, mas eu vou passar um frio lá em Lapinha da Serra, com direito a roda de samba a noite!!!! :euforico:
Obrigada pelos arquivos, Daniel.
Antonio Geo, Pedro Penido e Jyoti, se animarem..... Sejam bem vindos - assim como todo mundo!!!! Destaquei os 3 porque em tópicos passados manifestaram interesse.... Se alguém quiser entrar em contato: daniassis@gmail.com.
Abraços!!!! :bye:
Esqueci de mandar os links:
http://www.pigsoffroad.com/PIGS-planilha%207%20rios.pdf
Planeta Off-Road .:. Roteiros#
Restaurante da Cristina - So Jos da Serra - Jaboticatubas - Serra do Cip - MG - www.saojosedaserra.com.br
Parece que a planilha do Pigs é a mais atualizada, mas já começa em Jaboticatubas. A do Planeta Off Road mostra a primeira parte entre Santa Luzia e Jabó.