Foltram, andei pouco pela praia, pois estava com pouco tempo, sozinho e não queria correr grandes riscos. Os trechos que fiz pela praia foram:
1. Camocin a Jericoacoara;
2. Jeri ao Prea;
3. Canoa Quebrada a Ponta Grossa.
Se for em mais de uma viatura, é possível andar quase todo o Ceará e RN pela praia, só fique atento às marés (no site https://www.mar.mil.br/dhn/chm/tabuas/ tem os horários de maré baixa e alta, basta obedece-las que não haverá problemas) e não ande na praia onde há cidades ou vilas (vendo que está chegando em lugares povoados, entre na cidade ou vila e siga até acabar, depois já pode voltar à praia).
Dá para fazer boa parte sem Guia, em Jeri mesmo é possível conhecer td sozinho, basta seguir as trilhas, buggy's, Band de linha, ou perguntando. Mas em Santo Amaro (lençois maranhenses) acho mt importante a contratação de um guia, pois ele te leva a lugares onde não há trilhas evidentes, sem vc se preocupar. Contrate um Guia credenciado também em Canoa Quebrada, pois somente com ele é possível andar nas dunas, e ele já te levará nas praias.
Não voltei pelo litoral, da praia do Frances em Alagoas, vim direto para SP, passando por Vitória da Conquista-BA e BH, pois as férias já tinha acabado e, depois de um mes viajando, estava cansado.
Tem muitos lugares bonitos para se conhecer, pena que o tempo é sempre curto. De qualquer forma, vale muito a pena, e se me perguntar se faria de novo, não tenho dúvida em dizer que sim.
Se tiver alguma dúvida, é só mandar que te respondo o mais rapido possível.
Abraço!